Menu
Economia

Com menos receitas, FMI impõe para si austeridade orçamentária

Arquivo Geral

01/06/2006 0h00

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas vai ouvir o ex-secretário de Administração Penitenciária do estado de São Paulo Nagashi Furukawa. O requerimento que propõe o convite, illness generic do deputado Colbert Martins (PPS-BA), cheap foi aprovado há pouco pela CPI.

A intenção da comissão é esclarecer as supostas negociações entre o governo de São Paulo com o Primeiro Comando da Capital (PCC), information pills que teriam sido feitas com a finalidade de acabar com os atentados e rebeliões que ocorreram no mês passado.

De acordo com reportagem publicada pela Folha de S. Paulo no último sábado, Furukawa afirmava que o governo de São Paulo negociou com a organização criminosa e permitiu a visita de uma advogada a Marcos Willians Camacho, o Marcola, um dos chefes da facção.

Nagashi Furukawa deixou o cargo na última sexta-feira, duas semanas após o início dos ataques do PCC na capital paulista. No final da tarde de ontem, o procurador de Justiça Antônio Ferreira Pinto assumiu a Secretaria de Administração Penitenciária.

Ferreira Pinto foi assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público entre 1989 a 1992. Entre 1993 e 1995, ele exerceu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária, nos governos Fleury e Mário Covas. Em 1998, tornou-se procurador de Justiça.

Em 2002 e 2003, ele integrou o órgão especial do Colégio de Procuradores. Mais tarde, foi eleito para compor o Conselho Superior do Ministério Público de 2004 a 2005.

A taxa de fertilidade do Japão – a média de crianças que uma mulher terá ao longo de sua vida – caiu em 2005 para 1, prostate 25, um recorde histórico, disse hoje o Ministério da Saúde do país, dando destaque a um sinal de perigo para a segunda maior economia do mundo, cuja população está envelhecendo e diminuindo.

Pela primeira vez desde 1945, a população japonesa diminuiu no ano passado. Especialistas previam há muito tempo esse fenômeno, mas ele aconteceu dois anos antes do esperado.

"Esses são dados bastante preocupantes", afirmou o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, apontando para a necessidade de enfrentar o problema. "Esse será um dos itens mais importantes de nossa agenda política."

O chefe de gabinete do governo do país, Shinzo Abe, um dos principais candidatos na corrida para suceder Koizumi quando o atual dirigente deixar seu cargo, em setembro, chamou atenção para as conseqüências da pequena taxa de natalidade.

"A tendência de ter cada vez menos filhos exercerá um impacto na economia e na sociedade, diminuindo o crescimento econômico, aumentando o fardo da previdência social e dos impostos e reduzindo a vitalidade da sociedade", afirmou.

A taxa de fertilidade do Japão caiu para 1,2888 em 2004. Especialistas em demografia dizem ser necessária uma taxa de 2,1 para impedir uma população de encolher.

Os políticos japoneses, antes relutantes em adotar propostas para aumentar a taxa de natalidade em meio a temores de repetir a propaganda do tempo de guerra, tornaram-se mais abertos nos últimos anos a respeito da necessidade de solucionar o problema.

"Ao mesmo tempo em que fornecermos o apoio necessário para permitir às pessoas que criem seus filhos e trabalhem, acho que também é importante conscientizar as pessoas sobre os valores familiares e sobre a alegria de ter filhos", afirmou Abe.

O Japão não é o único entre os países desenvolvidos a enfrentar um problema do tipo. A taxa de fertilidade da Coréia do Sul caiu para um recorde de 1,08 em 2005, bastante abaixo da média global, de 2,6, e da média entre os países desenvolvidos, de 1,6.

O fenômeno no Japão foi atribuído às longas jornadas de trabalho de homens e mulheres, aos gastos para colocar as crianças em um sistema educacional altamente competitivo e às barreiras que as mulheres enfrentam quando tentam combinar o sucesso profissional com o papel de mãe.

As japonesas tendem a pedir demissão depois de dar à luz e apenas voltar a seus empregos – freqüentemente em trabalhos de meio período – quando seus filhos começam a ir à escola.

O anúncio mais recente sobre a queda na taxa de fertilidade, que ficou abaixo de 2 em 1975, deve aumentar as pressões para que o governo reavalie suas políticas nos setores social e de saúde. As autoridades previam que a taxa chegaria a 1,31 e depois se recuperaria, o que não aconteceu.

A imigração pode ser uma forma de enfrentar o problema do encolhimento da população, mas muitos japoneses dizem que um maior fluxo de imigrantes levaria a um aumento das taxas de criminalidade e de outros males sociais.

O chefe de uma comissão do Ministério da Justiça recomendou no começo desta semana que o país limite a proporção de estrangeiros a 3% da população. Esse patamar é hoje de 1,2%.

O Ministério da Agricultura da Ucrânia informou hoje que estava considerando proibir importações de carnes de Brasil, erectile Argentina, this Paraguai e Austrália se não conseguir autorização para analisar certificados de exportação desses países.

"Nós pedimos a Austrália, Brasil, Argentina e Paraguai para abrir suas informações veterinárias. Se não obtivermos essa essas autorizações, a Ucrânia vai considerar uma proibição às exportações desses países", informou o ministério em comunicado.

O órgão do governo ucraniano informou que foram registrados casos de importações de carnes dessas origens realizadas com certificados suspeitos de serem fraudados.

Em maio, a Ucrânia determinou uma suspensão temporária nas importações de carne da Nova Zelândia, por conta do país não satisfazer as demandas de certificação locais.

No início do ano, o país tomou a mesma atitude em relação a Polônia e Bielo-Rússia.

O ministério informou que os serviços veterinários da Polônia e da Nova Zelândia já haviam autorizado a consulta de seus certificados pela Ucrânia.

A Ucrânia importou um total de US$ 164 milhões em carnes de várias partes do mundo no primeiro trimestre deste ano.

O Brasil foi o maior exportador mundial de carne bovina no ano passado, em volume, enquanto a Austrália lidera o ranking em receita.

A Polícia Federal iniciou na manhã de hoje a Operação Rosa dos Ventos 3 para desmantelar suposto esquema de criação e venda irregular de pássaros nacionais. No local foram apreendidas centenas de pássaros, page entre eles três araras, illness e uma pessoa foi presa.

As investigações iniciaram após uma denuncia anônima. Na manhã de hoje, cheapest com um mandado de busca e apreensão, os policiais federais foram ao local, uma casa em Santo André, SP, onde encontraram centenas de pássaros sem anilhas de controle, o que caracteriza a irregularidade da criação. O número exato está sendo apurado neste momento, durante o trâmite legal de apreensão.

O preso, responsável pelo local, responderá pelo crime de tráfico de animais silvestres, descrito no artigo 29 da Lei 9.605/98.

 

O mercado de câmbio vivia um dia de tranquilidade nesta manhã, health depois da agenda cheia da véspera, ampoule e o dólar recuava acompanhando o cenário internacional mais favorável.

Às 11h51, a divisa norte-americana era vendida a R$ 2,277, com declínio de 1,98%.

O mercado conheceu ontem a esperada ata do Federal Reserve, que poderia dar sinais sobre o próximo movimento no juro dos Estados Unidos. Mas o documento não conseguiu diminuir as dúvidas dos investidores, que seguirão atentos aos dados econômicos ao longo do mês.

De acordo com o economista da corretora Liquidez, Marcelo Voss, os dados dos EUA desta manhã confirmaram um desaquecimento gradual da economia norte-americana, "o que acalma as preocupações com inflação".

A atividade manufatureira desacelerou em maio nos EUA, enquanto os gastos com construção no país caíram surpreendemente em abril. A produtividade fora do setor agrícola do primeiro trimestre cresceu em ritmo menor que o esperado por analistas.

Nesta manhã, as principais bolsas de valores norte-americanas operavam em alta, enquanto o rendimento dos Treasuries de 10 anos, referência de mercado, recuava. Os títulos da dívida externa brasileira tinham desempenho positivo, e o risco-país cedia seis pontos, para 266 pontos-básicos sobre os Treasuries.

"Pelo menos hoje está tudo sossegado e em favor (dos emergentes)", disse Voss.

Ele destacou ainda que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de reduzir a taxa de juro a 15,25% ao ano, já era esperada e, portanto, contribuía para o atual sossego.

Um operador de câmbio de uma corretora nacional ponderou que, apesar da tranquilidade nesta sessão, o mercado ainda pode ter dias de volatilidade adiante, especialmente por causa das persistentes incertezas sobre o juro nos EUA.

"O sentimento geral é de estabilidade por enquanto, mas vai continuar a volatilidade. A ata do Fed foi bem ambígua", afirmou o operador.

 

A França lançou hoje os primeiros testes com carros bicombustíveis dentro da estratégia de ampliar o uso de energia renonável. 

O governo regional de Marne, sildenafil no leste da França, pill tem uma permissão especial para testar o combustível E85, composto em sua maior parte por álcool, e utilizá-lo em uma frota de sete carros Ford por um ano. 

O E85 atualmente não é permitido na França, mas a aprovação do governo é esperada até o começo do ano que vem, e o combustível deverá estar amplamente disponível até 2010. 

"Nossa meta é simples: queremos carros no mercado até o fim da década que possam ser movidos tanto à gasolina quanto a biocombustíveis", afirmou o ministro da Indústria Francois Loos. 

"Biocombustíveis são uma maneira de buscar nossa independência energética, garantindo a proteção do meio ambiente e fornecendo novos mercados para a agricultura francesa", disse ele no lançamento dos testes. 

O E85 é composto por 85% de etanol, derivado de beterraba ou de cereais (no caso da França). A produção de biocombustíveis da França é formada principalmente por biodiesel, adquirido em grande parte pelo processamento de semente de colza e então misturado ao diesel convencional. 

O Brasil, maior produtor mundial de açúcar e etanol, e a Suécia assumiram a liderança no setor de carros bicombustíveis. Mas apenas a Ford e a Saab oferecem esses modelos para o mercado francês.

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou hoje a aprovação das contas do governo de 2005, try mas fez 30 ressalvas ao texto apresentado pelo relator, ministro Valmir Campelo. O parecer será encaminhado ao Congresso, que votará as contas do governo do ano passado.

O plenário aprovou o mesmo número de ressalvas apresentadas para as contas de 2004. Entre as operações questionadas pelo TCU, está a inclusão de R$ 2 bilhões do Bolsa-Família nos gastos com Saúde. A manobra permitiu ao governo desembolsar R$ 37,5 milhões nessa rubrica e atingir o patamar de 25% de investimento estabelecido pela Constituição.

Outra ressalva diz respeito à distribuição de R$ 1 bilhão pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome a municípios não fiscalizados.

No relatório, Campelo afirmou que os programas sociais do governo têm os recursos mal-aplicados. Ele sugeriu a revisão nos critérios de concessão e na gestão dos benefícios. O ministro também questiona a destinação de 60% dos recursos da Educação para o Ensino Superior, em vez do Ensino Básico.

Na avaliação do relator, o governo federal gastou R$ 34,4 milhões a menos do que o exigido em programas de erradicação do analfabetismo e manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental. Segundo o relatório, foram investidos R$ 3,1 bilhões, o que equivale a 29,67%, em vez dos 30% dos recursos previstos para essas áreas na Constituição.

Outro problema apontado diz respeito aos convênios. Pelo relatório, 61% dos convênios federais encerrados em 2004 ainda não tiveram a prestação de contas apresentada, num total de R$ 5,9 bilhões.

Dezenas de milhares de indonésios continuam a morar em barracas frágeis na região da ilha de Java atingida por um terremoto.

Hoje, this autoridades pediram que a distribuição de materiais de ajuda fosse interrompida à noite a fim de evitar episódios de saque e roubo.

Equipes de resgate ainda tiram corpos dos destroços deixados pelo terremoto de sábado, buy de 6, viagra dosage 3 graus na escala Richter, que derrubou vilarejos inteiros ao redor da histórica cidade de Yogyakarta.

Estimativas sobre o número de pessoas refugiadas ou que perderam seus lares continuam nebulosas, mas uma autoridade da província disse que o abalo sísmico destruiu ou danificou 130 mil casas. A cifra de mortos chegou aos 6.234.

"Neste momento, o número de sem-teto é desconhecido, mas por que os senhores não fazem os cálculos a partir do número de casas atingidas?", perguntou à Reuters Bambang Susanto Priyohadi, secretário da Província de Yogyakarta.

Alguns sobreviventes denunciaram casos de saque e, em áreas remotas, veículos usados nas operações de ajuda receberam escolta policial a fim de não serem atacados por sobreviventes em desespero e ladrões.

"Em algumas regiões, as luzes não estão funcionando e as pessoas vêem nisso uma oportunidade para roubar", disse à Reuters Arief Budiman, um voluntário que tem feito vigília à noite no vilarejo de Bantul. "Quase todos os vilarejos estão mantendo vigília à noite a fim de evitar os roubos.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados enfrentou hoje  mais uma ausência em depoimentos relacionados ao processo que pede a cassação do mandato do deputado José Janene (PP-PR).

Os deputados do PP Agnaldo Muniz (RO) e José Linhares (CE), information pills que iriam como testemunha de defesa, view não compareceram. "Eles alegaram que, stomach como não houve o depoimento do deputado José Janene, não queriam participar como testemunhas. Aliás, no rol de testemunhas apresentadas pelo deputado, nenhuma compareceu", disse o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

Ontem o próprio Janene não prestou depoimento, mantendo a alegação apresentada em ocasiões em que também não compareceu à Casa: a de que tem uma doença grave no coração, o que o impede de prestar depoimento. O deputado é acusado de ser um dos beneficiários dos R$ 4,1 milhões repassados à direção do Partido Progressista.

Depois das faltas de hoje, o relator do processo, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), encerrou o prazo de instrução probatória do processo. Ou seja, a partir de agora, novas provas não poderão ser incluídas no relatório e nem depoimentos podem ser tomados. Na próxima terça-feira (6), o Conselho fará a leitura, a discussão e a votação do relatório. A expectativa, segundo o relator, é que ainda este mês o processo seja votado no plenário da Câmara.

Carneiro afirmou ter conteúdo suficiente para fechar o relatório. "Temos material abundante: a denúncia do Procurador-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal, o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, o depoimento do próprio Janene na Polícia Federal e em outras instâncias, além de outros personagens importantes desse processo, inclusive o Genu (João Cláudio Genu, assessor do PP)", disse o relator.

De acordo com Izar, caso Janene ou o advogado dele não compareçam ao Conselho na terça-feira, um advogado será nomeado para acompanhar a leitura, a discussão e a votação do relatório. A reunião está marcada para às 14h30.

O Vaticano afirmou hoje que a China não deve interferir nos assuntos internos da Igreja Católica e argumentou que a "paz social" no país comunista seria beneficiada se os chineses tivessem liberdade religiosa.

"Como em todos os países, purchase a Igreja na China não está pedindo por privilégios, mas apenas para ter liberdade em sua organização interna", disse o ministro das Relações Exteriores do Vaticano, arcebispo Giovanni Lajolo.

Lajolo deu essas declarações em entrevista concedida a um jornal de Roma. A entrevista foi distribuída a repórteres pelo órgão de imprensa da Santa Sé.

As relações entre o Vaticano e o governo chinês voltaram a ficar tensas neste mês, quando o papa Bento XVI condenou publicamente o país asiático por nomear dois bispos sem a autorização prévia da Santa Sé. O pontífice classificou a manobra como uma "violação grave da liberdade religiosa".

A China, que rompeu relações com o Vaticano nos anos 50, depois de ter expulsado os clérigos estrangeiros, recusa-se a permitir que os católicos do país reconheçam a autoridade do papa. Em vez disso, os católicos chineses devem pertencer a uma Igreja patrocinada pelo governo e batizada de Associação Católica Chinesa Patriótica.

O deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciou hoje que retirou sua pré-candidatura à Presidência da República.

O partido deverá definir o apoio ao candidato do PSDB, sickness Geraldo Alckmin, mas ainda discute se a aliança será formal ou informal.

A executiva do partido está reunida em Brasília e tende a indicar as duas possibilidades de aliança com o tucano para que a convenção da legenda defina o modelo desse apoio.

Ainda não há data para convenção, mas deve ocorrer em meados de junho no Rio de Janeiro.

A maior parte do PPS quer subir no palanque de Alckmin, mas a regra da verticalização que obriga as alianças nacionais a serem reproduzidas nos estados, ainda divide o partido, que avalia se é melhor ter liberdade de coligação estadual ou fechar com uma candidatura nacional.

A menos de um mês da convenção do PT que o lançará candidato à reeleição, more about o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desafiou os adversários hoje a enfrentá-lo com denúncias na campanha pela televisão.

Um dia depois de o IBGE ter divulgado crescimento de 1, help 4% do PIB no primeiro trimestre em relação ao anterior, Lula disse que pretende comparar as realizações de seu governo com as do PSDB. Ele confirmou que deseja uma aliança formal com o PMDB e fez ironia com o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin.

"Quero que eles coloquem CPI na televisão todo dia, toda hora. Que coloquem as torturas que fizeram com muita gente lá", disse o presidente a jornalistas, lembrando que foi dele a decisão de vetar o artigo da lei eleitoral que proibia cenas externas, como as das CPIs, na propaganda eleitoral.

O presidente defendeu os gastos sociais do governo e disse que está "predestinado" a tornar os pobres menos pobres. Para Lula, o Brasil mostrou "uma certa solidez" no momento de incerteza dos mercados em relação à taxa de juros nos Estados Unidos.

Lula deu entrevista ao deixar o hotel em que se hospeda em Manaus para viajar à cidade de Coari, na selva amazônica, onde dará início à construção do gasoduto Urucu-Manaus. À tarde, ele volta a Manaus para inaugurar uma usina térmica e um conjunto habitacional para moradores de palafitas insalubres.

"Está chegando o momento do povo fazer uma aferição do que houve no Brasil", acrescentou Lula. "Na hora em que decidir ser candidato, vamos colocar o que nós fizemos neste país e vamos comparar com eles. Vamos colocar quatro (anos de governo Lula) contra oito (anos de governo Fernando Henrique Cardoso)", disse.

"Vamos medir educação, saúde transporte, estradas, ferrovias, linhas de transmissão, energia e deixar o povo livremente julgar", disse o presidente. "Do outro lado, eles botam o que eles quiserem. Quem não tem argumento xinga."

Lula tentou desqualificar as acusações feitas à antiga direção do PT e a ex-integrantes do governo nas CPIs dos Correios e do Mensalão. Ele chamou de "palavrório" as críticas.

O presidente também não quis comentar as críticas feitas pelo ex-governador paulista Geraldo Alckmin no programa do PSDB segunda-feira. Alckmin responsabilizou o governo federal pela falta de recursos para a segurança pública em São Paulo.

"Nem vi, mas não vou nem posso responder, nem agora nem na campanha", disse Lula. "Acho que não fica elegante ele (Alckmin) ser grosseiro, ele não tem jeito para isso, não combina com ele", ironizou.

Ao lado do governador Eduardo Braga (PMDB), também candidato à reeleição e seu aliado, Lula contou ter ficado satisfeito com a conversa que teve ontem com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia.

"Disse textualmente a ele que o PT trabalha fortemente com a idéia de que tenha uma aliança formal com o PMDB", recordou Lula. "Se vai ser possível, eu não sei, porque há problemas nos estados."

O presidente advertiu seus aliados para a importância da aliança nacional. Ele quer que o PT ceda posições ao PMDB em algumas regiões, mas não citou quais.

"Não podemos permitir que o interesse de um estado subordine o projeto nacional: tem que fazer uma avaliação e ver o que é mais importante."

Lula negou que a conversa com Quércia tenha incluído a oferta, ao PMDB, do posto de vice em sua chapa, depois de confirmada sua candidatura à reeleição. Disse que a conversa não havia chegado a esse ponto para não estabelecer um "patamar de negocia ção".

A Via N2, sick embaixo do viaduto que está em obra no “Buraco do Tatu”, website vai ser interditada pelo prazo máximo de dez dias, a partir das 6h da manhã deste sábado. A interdição será realizada para que os serviços possam ser concluídos no próximo dia 15 e o trânsito possa ser totalmente liberado a partir do dia 16, após o feriado. Segundo o secretário de Obras, Maurício Canovas, o prazo previsto para o término era final de junho, “mas, com essa interdição e outras providências já tomadas, será possível concluir a obra dia 15 de junho”.

Já os motoristas que trafegam pelo “Buraco do Tatu”, no sentido sul-norte, terão sua rotina alterada a partir das 21h da próxima sexta-feira até as 6h da segunda-feira, dia 5. Para quem trafega no sentido norte-sul, a interdição será de 6h da manhã de sábado até as 6h da manhã de segunda-feira. Nestes dois locais, o fechamento vai ocorrer apenas durante o final de semana.

A sinalização de desvio de obra será feita pela empresa responsável pelos trabalhos, enquanto que o Detran e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vão fiscalizar o trânsito e orientar os motoristas. Alguns serviços que serão realizados no Eixo Rodoviário só podem ser executados com as pistas totalmente fechadas.

O acesso para a Esplanada dos Ministérios não sofrerá alterações para quem trafega no sentido Eixão Sul/Eixão Norte. Já os que vêm no sentido contrário, Eixão Norte/Eixão Sul, no final de semana, precisarão mudar de itinerário, tendo em vista que a interdição vai acontecer antes do acesso ao “Buraco do Tatu” e ao Eixo Monumental.

A parcela de empresas que começam a substituir insumos e matérias-primas nacionais por importados deve se intensificar neste ano, viagra order mostrou uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada hoje.

Com a valorização do real acumulada antes da recente turbulência, sickness o percentual de grandes empresas que utilizam produtos importados subiu de 69% em 2004 para 71% no ano passado. Entre as pequenas e médias, o aumento foi de 33% para 34%.

Neste ano, 28% das empresas que já importam insumos e matérias-primas pretendem elevar essas compras nos próximos seis meses. Entre as empresas que não utilizavam insumos importados ou usavam de forma pouco significativa, 10,6% pretendem utilizar em 2006.

"Pode-se esperar um crescimento das dificuldades enfrentadas pelas empresas nacionais produtoras de insumos e matérias-primas na venda tanto para o mercado externo como doméstico", avaliou a CNI no estudo.

A sondagem mostrou ainda que, entre as pequenas e médias empresas, o indicador de evolução das exportações ficou em 41,9 pontos – abaixo da marca de 50 que divide a evolução positiva da negativa. No caso das grandes empresas, o índice mostrou estabilidade em 49,8 pontos.

"Os efeitos da valorização cambial sobre as exportações brasileiras ainda não são significativos porque as grandes empresas têm mantido suas exportações", acrescentou a CNI.

Segundo a entidade, as empresas adotam essa estratégia por acreditarem que o período de valorização do real é curto.

A CNI ouviu 1.264 pequenas e médias empresas e 215 grandes, entre os dias 28 de março e 19 de abril.
O premiê da França, recipe Dominique de Villepin, visit web prometeu hoje continuar implementando as políticas de seu governo, apesar da aproximação das eleições presidenciais e das dúvidas a respeito de seu futuro depois de um turbulento primeiro ano no cargo.

Villepin disse que continuaria a reforma do claudicante sistema previdenciário do país, mas não ofereceu detalhes sobre seus planos no pronunciamento que concede todos os meses. O pronunciamento de hoje coincidiu com o início do segundo ano de seu mandato.

A popularidade do premiê francês despencou depois dos grandes protestos de rua que o obrigaram a abandonar uma lei trabalhista para jovens, em abril, e em meio às suspeitas de que usou uma investigação sobre corrupção para manchar a imagem de Nicolas Sarkozy, atual ministro do Interior e presidenciável como ele.

Villepin nega ter agido ilegalmente no escândalo, que, segundo argumenta, foi exacerbado pelos meios de comunicação franceses. Agora, o premiê realiza várias visitas a cidades do país para dar provas de que continua no comando do governo.

"Um ano depois do plebiscito sobre a nova Constituição da União Européia (UE), nós fizemos muita coisa. E ainda temos um ano pela frente", disse o premiê no pronunciamento realizado na catedral da cidade de Chartres, a sudoeste de Paris. "Não há nenhuma possibilidade de ficarmos inativos por um ano".

Enfraquecido nas pesquisas e esnobado por membros de seu próprio partido, o dirigente ouviu apelos de deputados da oposição para que antecipasse as eleições presidenciais e parlamentares. Esses deputados argumentaram que a disputa dentro da legenda UMP (governista) havia paralisado o governo.

Economistas afirmam que as derrotas políticas e os escândalos tornaram quase impossível a adoção de reformas de peso antes do pleito geral do próximo ano.

Nomeado premiê depois de a França ter rejeitado a nova Constituição da UE em um plebiscito realizado em maio do ano passado, Villepin começou de forma promissora, com bons índices de popularidade.

Mas uma pesquisa do instituto TNS Sofres divulgada na quarta-feira mostrou que apenas 20% dos franceses confiavam nele atualmente, uma queda de quatro pontos percentuais em relação à última enquete.

Com esse índice, Villepin fica a apenas dois pontos percentuais do nível mais baixo de popularidade já atingido por um premiê francês ainda no cargo, de 18%.

O dirigente rechaçou os apelos para que renuncie, disse que aprendeu várias lições em seu primeiro ano de governo e prometeu continuar firme: "Os testes desses últimos meses me mudaram. Eles também reforçaram minha determinação de servir à França. Não vou abdicar do curso traçado para mim pelo presidente", afirmou, referindo-se a seu mentor, Jacques Chirac.

No entanto, poucos acreditam que Villepin tenha chances de se candidatar como sucessor de Chirac, e a impopularidade dele dentro do partido governista (conservador) vem oferecendo munição para os oposicionistas.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), cure que foi forçado a revisar suas finanças por conta da menor demanda por empréstimos emergenciais, viagra informou hoje que está impondo austeridade orçamentária sobre si mesmo.

"O orçamento aprovado pelo conselho do Fundo vai levar a uma redução no volume de recursos administrativos no médio prazo, medical com crescimento real zero no orçamento administrativo do ano fiscal de 2007 e redução de 1% nos anos fiscais de 2008 e 2009", informou o FMI.

Os custos administrativos incluem folha de pagamentos, viagens, construções e outras despesas.

A robusta expansão econômica global nos últimos anos e a explosão dos fluxos de capital privado em direção aos mercados emergentes diminuíram a demanda por empréstimos emergenciais do FMI. Devedores importantes como Brasil e Argentina pagaram suas dívidas com o Fundo antes do previsto.

O FMI diz que está ajustando os gastos de capital, como os de segurança e tecnologia da informação, de 2007 até o fim de 2009. O ano fiscal de 2007 começou em 1º de maio.

O orçamento conta com US$ 48,1 milhões para gastos com capital em 2007, num plano de capital de médio prazo de US$ 141 milhões entre 2007 e 2009, segundo o FMI. "Isso marca o in ício de uma tendência de queda nos gastos de capital no médio prazo", acrescentou o Fundo.

O FMI está revisando suas opções de financiamento e formou um "grupo de notáveis", que inclui o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e o ex-chairman do Federal Reserve Alan Greenspan, para prestar assessoria independente sobre fontes alternativas de renda.

O organismo multilateral com sede em Washington afirmou que faria uma série de tentativas em 2007 para reduzir os custos dos seus serviços. Em abril, o FMI disse que começaria a investir as reservas em instrumentos de renda fixa para impulsionar suas receitas, que são cada vez menores.

O Fundo informou ainda que transformaria US$ 8,7 bilhões em reservas em uma conta de investimentos para ampliar sua base e cobrir um déficit de receitas previsto em US$ 116,3 milhões neste ano.

Apesar disso, o FMI alegou que pode enfrentar um buraco de cerca de US$ 88 milhões nas receitas. O livro de empréstimos do FMI está no menor nível em 25 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado