Menu
Economia

China e Brasil negociam cooperação em minas e energia

Arquivo Geral

08/06/2006 0h00

Atualizada  

Motoristas de Sobradinho que precisaram ir ao Plano Piloto esta manhã encontraram o trânsito engarrafado na BR-020, drugs treatment na altura no KM 4, unhealthy check próximo a ponte.

Um carro perdeu o controle e capotou. O motorista, Paulo Henrique Gonçalves, 21 anos, morreu na hora. Havia outras três pessoas no automóvel, uma delas está ferida gravemente. Nenhum dos ocupantes do veículo usava cinto de segurança.

De acordo com testemunhas, o jovem dirigia em alta velocidade e de forma perigosa, fazendo ultrapassagens pelo acostamento. Gonçalves e os amigos voltavam para casa depois de uma noitada em um bar, no Flamingo Shopping.

O líder da Al Qaeda no Iraque, case Abu Musab al-Zarqawi, order foi assassinado em uma ação ao norte de Bagdá, side effects informou hoje o primeiro-ministro iraquiano. Zarqawi era culpado pela decapitação de reféns estrangeiros e pela morte de centenas de pessoas em ataques suicidas.

Nascido na Jordânia, Zarqawi, que jurou lealdade a Osama bin Laden, virou símbolo da insurgência radical islâmica contra a ocupação dos Estados Unidos. Sua campanha, na qual milhares de pessoas morreram, também é considerada um grande fator de incentivo na tensão entre sunitas e xiitas no país árabe.

Autoridades dos Estados Unidos no Iraque saudaram a morte de Zarqawi, mas advertiram que os seguidores do líder rebelde ainda representam uma ameaça à segurança no país.

O primeiro-ministro da Grã -Bretanha, Tony Blair, afirmou que a morte de Zarqawi é um golpe contra a Al Qaeda em todo o mundo. "Hoje Zarqawi foi eliminado", disse o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa transmitida pela televisão e com a presença do principal comandante norte-americano no Iraque, o general George Casey. "Todas as vezes que aparecer um Zarqawi, nós o mataremos".

A recompensa para quem matasse o líder da Al Qaeda era de US$ 25 milhões.

Casey disse que o corpo de Zarqawi foi identificado e que os detalhes serão divulgados ainda hoje.

Maliki, que precisava muito de um ato de sucesso para impulsionar sua autoridade, afirmou que sete assessores de Zarqawi também foram mortos na ação na cidade de Baquba, 65 quilômetros ao norte da capital.

O embaixador dos EUA no Iraque, Zalmay Khalilzad, disse que a morte do líder representa "um grande sucesso". Mas o embaixador e Casey manifestaram cautela e disseram que isso não vai acabar com a violência no país.
A China e o Brasil acertaram a criação de um painel para coordenar um acordo de desenvolvimento nas áreas de energia e de mineração, information pills informou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC, order na sigla em inglês).

Um vice-presidente da comissão, Zhang Guobao, e o ministro de Minas e Energia do Brasil, Silas Rondeau, em visita à China, assinaram um memorando de intenções na segunda-feira. O documento vai estabelecer um comitê que estimulará a cooperação em mineração e energia, informou a NDRC, um importante ator político.

A comissão promoverá o "intercâmbio de informações sobre políticas e regulações, estratégias de desenvolvimento e projetos importantes nas esferas de energia e mineração", e ainda estimulará a cooperação em petróleo, gás natural, energia renovável e energia elétrica, segundo a NDRC.

O gesto de cooperação ocorre no momento em que os dois países discutem o preço do ferro. A Companhia Vale do Rio Doce pressiona a China, maior importadora mundial de minério de ferro, a aceitar um aumentonos preços neste ano, depois de uma valorização de 71,5% no valor de referência em 2005 do produto.

As siderúrgicas chinesas continuarão a conversar sobre o assunto com as mineradoras internacionais em junho, mas rejeitam o aumento de 19% nos preços, informou a agência de notícias Xinhua no final de maio.

O novo comitê irá ainda trabalhar para "resolver problemas que surjam durante a cooperação e explorar novas direções e formas de cooperação", disse a NDRC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado