Menu
Economia

Caixa libera auxílio emergencial para nascidos em maio; confira

A partir da próxima terça-feira (18), os cadastrados no Bolsa Família poderão sacar a quinta parcela do benefício (veja calendário)

Redação Jornal de Brasília

13/08/2020 7h40

A partir desta quinta-feira (12), os nascidos em maio poderão sacar a parcela do auxílio emergencial. O valor já havia sido liberado para as poupanças digitais do grupo de beneficiários no dia 5 de julho. Ao todo, são 3,9 milhões de brasileiros que serão contemplados e poderão receber a 4ª, a 3ª, a 2ª ou a 1ª parcela, de acordo com a data em que o cadastro foi aprovado.

1ª parcela: quem teve o cadastro aprovado em julho e não recebeu nenhum pagamento

2ª parcela: quem começou a receber o auxílio entre o final de junho e o começo de julho

3ª parcela: quem começou a receber o auxílio em maio

4ª parcela: quem começou a receber o auxílio em abril

Calendário geral para o pagamentos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª parcela

O calendário abaixo é destinado àqueles beneficiários que se inscreveram pelo aplicativo ou site, ou que já estavam no Cadastro Único mas não é beneficiário do Bolsa Família.

Mês de aniversário                       

Depósito       

Saque       

Janeiro22/jul25/jul
Fevereiro24/jul1º/ago
Março29/jul1º/ago
Abril31/jul8/ago
Maio5/ago13/ago
Junho7/ago22/ago
Julho12/ago27/ago
Agosto14/ago1º/set
Setembro17/ago5/set
Outubro19/ago12/set
Novembro21/ago12/set
Dezembro26/ago17/set

Em julho, o Governo Federal cancelou o calendário antigo, no qual cada grupo de aprovados possuía um cronograma próprio. Com esse novo calendário, todos os grupos recebem juntos, conforme o mês de aniversário.

Cada ciclo de pagamentos é dividido em duas etapas: a liberação do benefício em contas digitais e a liberação para saque. A primeira etapa do ciclo 1, para a liberação em contas digitais, ocorre entre os dias 22 de julho e 26 de agosto. Já a segunda etapa, para liberação do saque, ocorrerá entre os dias 25 de julho e 17 de setembro.

Alguns beneficiários podem ter uma nova parcela para a conta digital disponibilizada antes que ocorra a liberação do saque da parcela anterior. Isso ocorre devido ao antigo calendário, que foi cancelado.

Bolsa Família

A partir da próxima terça-feira (18), os cadastrados no Bolsa Família poderão sacar a quinta parcela do benefício (veja calendário abaixo). Desde o dia 31 de julho, todos os beneficiários do Bolsa família tiveram acesso ao saque da 4ª parcela do auxílio emergencial. Foi quando a Caixa liberou o benefício para os cadastrados com NIS (Número de Identificação Social) terminado em 0.

NIS terminado em 1   18 Agosto
NIS terminado em 2   19 Agosto
NIS terminado em 3   20 Agosto
NIS terminado em 4   21 Agosto
NIS terminado em 5   24 Agosto
NIS terminado em 6   25 Agosto
NIS terminado em 7   26 Agosto
NIS terminado em 8   27 Agosto
NIS terminado em 9   28 Agosto
NIS terminado em 0   31 Agosto

Para os inscritos no programa do Bolsa Família, o calendário de saque foi organizado de acordo com a terminação do NIS. Nesses casos, os benefícios não são cumulativos e o cadastrado irá receber somente aquele de maior valor. Os beneficiários do Bolsa Família podem sacar o valor do auxílio por meio do cartão do Programa Bolsa Família, Cartão Cidadão ou por crédito em conta da Caixa.

Calendário para desbloqueio

Quem foi bloqueado por inconsistências cadastrais poderá validar os dados por meio do app Caixa Tem. Já quem teve a poupança digital bloqueada por suspeita de fraude poderá regularizar a situação por meio do seguinte calendário.

Mês de aniversário:

Data de desbloqueio:

Janeiro, fevereiro ou março

até 24 de julho

Abril ou maio

27 a 31 de julho

Junho ou julho

3 a 7 de agosto

Agosto, setembro ou outubro

10 a 14 de agosto

Novembro ou dezembro

17 a 21 de agosto

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado