Menu
Economia

Bolsas da Ásia têm queda generalizada com avanço do coronavírus fora da China

Na Europa, as Bolsas também têm queda: a de Londres caía 1,02%, a de Frankfurt recuava 1,80% e a de Paris cedia 1,23% no início da manhã

Redação Jornal de Brasília

26/02/2020 9h06

As Bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta quarta-feira, 26, influenciadas pela preocupações com o avanço do coronavírus fora da China.

Principal índice acionário da China, o índice Xangai Composto recuou 0,83% e o Shenzhen Composto, que reúne empresas chinesas com menor valor de mercado, teve queda de 2,71%.

Na Europa, as Bolsas também têm queda: a de Londres caía 1,02%, a de Frankfurt recuava 1,80% e a de Paris cedia 1,23% no início da manhã. As de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,27%, 1,19% e 1,74%, respectivamente.

A China concentra a maior parte dos casos de coronavírus, que ultrapassam 78 mil, mas nos últimos dias a doença se alastrou de forma expressiva em outros países, como Coreia do Sul, Itália e Irã. O Brasil confirmou um caso da doença, o primeiro da América Latina.

Apenas na Itália, há mais de 300 casos confirmados de coronavírus e foram registradas 11 mortes.

Na terça-feira, 25, o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) avaliou que o coronavírus está se espalhando de forma rápida pelo mundo e que há provável risco de pandemia, o que derrubou as Bolsas de Nova York, que sofreram a maior queda da história em dois dias, entre segunda e terça.

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei caiu 0,79% em Tóquio, atingindo o menor patamar em mais de quatro meses, enquanto o sul-coreano Kospi cedeu 1,28% em Seul, o Hang Seng se desvalorizou 0,73% em Hong Kong e o Taiex recuou 0,92% em Taiwan.

A Bolsa australiana ficou no vermelho pelo quarto pregão consecutivo, o que não acontecia desde agosto do ano passado – o índice S&P/ASX 200 caiu 2,31% em Sydney.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado