Menu
Economia

BNDES pode financiar investimentos na Varig, mas não compra da empresa

Arquivo Geral

21/06/2006 0h00

Homens armados seqüestraram pelo menos 80 funcionários de uma fábrica de Bagdá hoje. De acordo com a polícia e fontes do Ministério do Interior, viagra sale price a ação ocorreu quando eles voltavam para casa em um ônibus da empresa.

Os funcionários, website like this check que lotavam cinco ônibus, cure trabalham na fábrica estatal Great Victory, em Taji.

Eles foram tirados à força dos veículos por dezenas de homens armados que ocupavam pelo menos cinco carros, disseram as autoridades.

Outra fonte informou que havia pelo menos 100 seqüestrados.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), visit this do Ministério da Educação, pilule divulgou hoje a relação dos estudantes em todo o País que receberão bolsas de estudo (parciais ou integrais) para cursar uma faculdade. Neste ano, seek 200 mil candidatos se inscreveram para 47 mil bolsas.

A relação está disponível na página do ProUni na internet ou pelo telefone 0800-616161. Para consultar o nome, o candidato teve informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o CPF. Os selecionados devem procurar as instituições onde foram aceitos entre 26 de junho e 14 de julho.

Neste ano, o Ministério da Educação ofereceu 47.059 bolsas em 843 instituições. Desse total, 22.010 negros e 43 indígenas foram contemplados.

Nesta etapa, 43,614 estudantes foram convocados. Quem não foi chamado agora deve aguardar a divulgação de nova lista, em 24 de julho. As quase 4 mil vagas remanescentes serão oferecidas em uma nova seleção.

Clique aqui para conferir os candidatos selecionados

O ministro da Defesa, malady Waldir Pires, click descartou a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) entrar com parte dos recursos necessários para a compra da Varig pelos funcionários da empresa.

"A possibilidade que o BNDES tem, clinic e que o governo quer que ele cumpra, é de operar com a nova empresa que vai tocar a Varig. Uma empresa que tenha um cadastro bom, um cadastro possível de não conflitar com os regulamentos do BNDES", explicou.

Segundo o ministro, caso o depósito de US$ 75 milhões seja feito, como determinou a Justiça do Rio de Janeiro, a empresa pode voltar a ter condições de receber o financiamento. Vencedor do leilão da Varig, o consórcio NV Participações, representante dos trabalhadores da companhia aérea, precisa pagar até amanhã os US$ 75 milhões referentes à primeira parcela da compra.

Ontem, o presidente do BNDES, Demian Fiocca, disse que a instituição foi procurada pela NV Participações, com o intuito de buscar financiamentos para a recuperação de aeronaves. Fiocca frisou que não houve solicitação para que o BNDES entrasse "diretamente" para financiar a compra. "Financiar novos investimentos é o trabalho cotidiano do BNDES", afirmou Fiocca, acrescentando que o banco se dispôs a estudar o pedido.

Ele deixou claro, entretanto, que a aprovação do plano de negócios a ser apresentado pela NV está sujeita a vários fatores, dentre os quais, a comprovação de sustentabilidade financeira e apresentação de garantias. Os trabalhadores terão, ainda, que revelar os nomes dos investidores parceiros no processo de reestruturação da Varig, dados que hoje estão em segredo, disse o executivo.

Fiocca explicou que a disposição do banco "é fazer essa operação rapidamente", sem, contudo, fixar um prazo. Segundo ele, muitas vezes, a análise de projetos tem prazo determinado pela precisão e pela qualidade das informações prestadas. No caso da TGV, o prazo vai depender do que o plano apresentar.

Ele lembrou que no financiamento concedido para a venda das subsidiárias da Varig (Varig Logística-VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção-VEM), o BNDES conseguiu realizar a operação em duas semanas. Neste caso, ele disse que havia a garantia bancária da compradora, a TAP, de Portugal, "o que facilitou muito a análise do risco de crédito". A TAP devolveu esses recursos ao BNDES.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado