Menu
Economia

Bernanke diz que economia dos EUA está entrando em transição

Arquivo Geral

05/06/2006 0h00

Dezenas de homens armados invadiram uma estação de TV da Palestina hoje, information pills sick em uma demonstração de força contra o presidente Mahmoud Abbas.

A ação aconteceu nas horas que antecedem o final de um prazo dado para que o Hamas aceite uma proposta de paz que reconhece Israel implicitamente.

Funcionários da estação, buy localizada na cidade de Khan Younis (Faixa de Gaza), information pills disseram que os homens armados, identificados como membros do Hamas local, dispararam contra equipamentos, quebraram computadores e gritaram que a TV controlada por Abbas favorecia a facção Fatah, ligada ao presidente.

O Hamas, grupo islâmico que subiu ao poder depois de derrotar a Fatah em eleições realizadas em janeiro, negou ser o responsável pela invasão. Os homens armados acabaram saindo do local depois de bater em dois funcionários, contaram testemunhas. "Tudo está destruído", afirmou um empregado, por telefone.

A TV palestina anunciou que suspenderia suas transmissões durante 30 minutos, ainda hoje, para protestar contra a investida.

Abbas deu ao Hamas um prazo que se esgota às 12h de amanhã (6h em Brasília) para acatar o manifesto, elaborado por palestinos mantidos em presídios israelenses. O presidente ameaçou realizar um plebiscito em julho se o grupo militante não aceitar a proposta.

O Hamas defende a destruição do Estado judaico e rejeitou os apelos feitos por Abbas e por potências ocidentais para moderar sua postura. O manifesto inclui uma cláusula que prevê a criação de um Estado palestino convivendo pacificamente com o Estado israelense.

"O documento tem de ser acatado como ele é. Se começarmos a mudá-lo, não vamos chegar a lugar nenhum", afirmou Abbas em uma entrevista coletiva.

Em um cenário no qual tiroteios entre o Hamas e a Fatah tornaram-se comuns, muitos palestinos temem um aprofundamento da violência se Abbas marcar o plebiscito, algo que, segundo um porta-voz do grupo islâmico, seria semelhante a uma tentativa de golpe contra o governo eleito.

Horas antes, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, funcionários da Autoridade Palestina fizeram fila em bancos para receber o salário de um mês. A manobra realizada pelo governo visa aplacar a crise econômica na região e aumentar sua popularidade.

Sem receber nada desde março, cerca de 40 mil dos funcionários palestinos da faixa salarial mais baixa devem conseguir o pagamento referente a um mês de trabalho.

Países doadores e Israel rechaçaram selar acordos com o aparato administrativo liderado pelo Hamas, deixando os 165 mil empregados do governo sem salário.

Dos cerca de 20 bancos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, apenas um negou-se a usar seus fundos para realizar os pagamentos, que devem totalizar US$ 13 milhões. As instituições financeiras temem sofrer sanções se negociarem com o Hamas, considerado um grupo terrorista pelos EUA.

O Hamas prometeu pagar uma cota do salário da parte restante dos funcionários, mas não fixou uma data para realizar esses pagamentos.

Um novo mecanismo de ajuda vem sendo elaborado pela União Européia (UE) em nome do Quarteto de mediadores para o Oriente Médio – UE, EUA, Organização das Nações Unidas (ONU) e Rússia. Esse mecanismo deve aliviar um pouco a situação dos palestinos.

Depois de se reunir com Abbas em Ramallah, na Cisjordânia, o chefe da área de política externa do bloco europeu, Javier Solana, afirmou que a meta era criar um sistema capaz de canalizar ajuda humanitária para os palestinos.

Segundo assessores, o mecanismo deve incluir o pagamento de um "auxílio" para alguns dos funcionários. Mas diplomatas disseram que o benefício atingiria, inicialmente, apenas os que trabalham na área da saúde.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo teve em maio a maior queda desde fevereiro de 2002 devido a menores custos de alimentos e de álcool combustível.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avalia que os preços do álcool continuarão a cair em junho, no rx mas o comportamento do índice neste mês dependerá da variação dos alimentos, treatment que costumam apresentar bastante volatilidade, there levando o coordenador do IPC, Paulo Picchetti, a fazer apenas uma projeção inicial, de zero por cento.

Em maio, o IPC caiu 0,22%, seguindo a ligeira alta de 0,01% em abril, informou hoje a Fipe.

Economistas esperavam uma deflação de 0,10%. Segundo Picchetti, a surpresa veio dos alimentos, que caíram mais que o estimado. "A deflação de maio é alimentos e álcool… Essa inflação não está associada a uma queda de atividade econômica. Ela vem toda de oferta… Estamos vivendo um baita choque positivo de oferta", disse Picchetti.

Entre os grupos do IPC, os preços de alimentação caíram em ritmo maior, de 0,89% em maio, ante baixa de 0,64% em abril. Nesse grupo, as principais quedas vieram de arroz, laranja, feijão, alface e tomate.

Os preços de transportes também aceleraram a queda, apresentando recuo de 0,61% no mês passado, contra declínio de 0,04% em abril. Os custos do álcool combustível caíram 17,55%, sendo a maior contribuição de baixa para o IPC do mês, de 0,11 ponto percentual, devido à safra da cana-de-açúcar.

Os custos de saúde e de vestuário tiveram alta menor em maio, de 0,80% e 0,39%, respectivamente. O núcleo do índice subiu 0,12%, seguindo a alta de 0,15% em abril.

No ano, o IPC-Fipe acumula alta de 0,41% e nos últimos 12 meses, de 1,97%, a menor taxa desde julho de 1999.

Picchetti disse que a única pressão prevista para este mês advém de viagens, por conta das férias. Ele calcula um aumento de 2,5%, com contribuição para o IPC de apenas 0,02 ponto percentual. Para equilibrar essa alta, os preços do álcool devem continuar em queda.

Comoção entre os parentes, and amigos e fãs marca o velório do músico do Detonautas, more about assassinado durante um assalto no Rio de Janeiro ontem à noite.

O corpo do músico Rodrigo Netto chegou ao Cemitério São João Batista, remedy em Botafogo, por volta das 9h de hoje. No fim da manhã, mais de cem pessoas acompanhavam o velório. O enterro será às 16h.

Heliana de Andrade da Silva Netto, madrasta do guitarrista, compareceu ao velório, enquanto o pai de Rodrigo estava no Hospital São Lucas, em Copacabana, acompanhando a recuperação de Rafael da Silva Netto, 32 anos, irmão do músico, que estava no carro e levou dois tiros.

O primeiro colega de banda a chegar ao cemitério foi o DJ Cleston, visivelmente abalado.

Leia também:
Suspeito de matar Rodrigo Netto é morto pela polícia

O governo dos Estados Unidos pediu paciência para que Teerã avalie o pacote de incentivos que as grandes potências propuseram ao país para suspender seu programa nuclear. O aiatolá Ali Khamenei, story líder supremo do país, pill disse ontem que o fluxo de petróleo do Golfo poderia ser interrompido, there caso os EUA dessem um passo errado contra o Irã. Seus comentários provocaram uma subida nos preços do petróleo. O Irã é o quarto maior exportador de petróleo do mundo.

"Ele fez a ameaça em caso de uma invasão dos Estados Unidos, foi uma declaração teórica", disse o porta-voz da Casa Branca Tony Snow.

"Não vou dizer que passos alguém deve dar em uma situação dessas, isso seria não só irresponsável como inédito", afirmou Snow.

O porta-voz também pediu paciência para permitir que o Irã tenha tempo de avaliar a oferta acertada, na semana passada, pelos Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha, destinada a persuadir Teerã a suspender o enriquecimento de urânio.

"Vamos dar-lhes tempo, vamos deixar os iranianos darem uma olhada em quais são as ofertas, os incentivos e desincentivos. Pode-se esperar, possivelmente, que se trate de algumas réplicas rápidas. Aconselhamos paciência", disse Snow.

Nações ocidentais temem que o Irã esteja enriquecendo urânio para fabricar uma bomba atômica. O Irã insiste que seus objetivos são inteiramente pacíficos e que deseja produzir combustível apenas para geração de energia.

 

Mais de 600 mil estudantes do ensino médio paralisaram suas atividades hoje, more about depois de rejeitar a proposta do governo para encerrar o movimento, web que exige mais benefícios para os alunos e reformas na educação.

Grupos de manifestantes encapuzados incendiaram pneus na rua Alameda, capsule no centro de Santiago, e em uma estrada. O fogo foi apagado rapidamente. Em todo o país, estudantes realizaram manifestações pacíficas dentro das escolas.

Os dirigentes do movimento afirmaram que se trata de um dia de "reflexão" sobre a crise na educação, mas o grupo de extrema esquerda Frente Patriótico Manuel Rodríguez (FPMR) convocou os manifestantes para realizar uma passeata à tarde na capital.

Os universitários juntaram-se ao protesto, e os líderes estudantis estavam tentando conseguir uma reunião com a presidente Michelle Bachelet, que enfrenta o momento mais tenso de seu governo desde que tomou posse, no dia 11 de março.

A presidente anunciou na semana passada um amplo programa de melhorias na área da educação, ao custo de cerca de 135 milhões de dólares ao ano, mas não conseguiu contentar os estudantes, que exigem transporte público gratuito para todos.

As negociações com os estudantes estão sendo chefiadas pelo ministro da Educação, Martín Zilic. As manifestações começaram há quase um mês, em um pequeno grupo de escolas, mas foram ganhando força com o apoio de pais e professores.

"O ministro não apresentou uma solução concreta em torno desse tema, portanto faz sentido que continuemos nos mobilizando", disse María Jesús Sanhueza, uma das porta-vozes dos estudantes, ao Canal 13.

Bachelet disse na semana passada que os benefícios anunciados por ela constituíam o "máximo esforço que o governo pode fazer" e argumentou que o país tem outras prioridades, como nas áreas da saúde e da habitação, que também precisam ser atendidas.

Os cofres chilenos estão cheios devido à alta dos preços do cobre, principal produto de exportação do país, e os estudantes exigem que o governo gaste mais com a educação.

O Ministério da Fazenda insiste em dizer que o Chile manterá a austeridade fiscal para honrar seus gastos quando o preço do cobre baixar.

As autoridades de Santiago não autorizaram a realização de passeatas hoje, e os principais pontos do centro da capital estavam sendo fortemente protegidos pela polícia, que reprimiu as manifestações na semana passada.

"Tomamos todas as medidas para proteger a ordem pública e esperamos que o dia seja pacífico, que se cumpra o que os estudantes haviam pedido, que não haja violência", disse o ministro do Interior, Andrés Zaldívar.

"Vamos nos manifestar de forma pacífica", disse um assessor da FPMR, Jorge Gálvez. O grupo operou como guerrilha de esquerda durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).

Na semana passada, vários alunos e jornalistas ficaram feridos no confronto entre manifestantes e a polícia.

Bachelet, que não tinha suspendido a viagem a Washington programada para os próximos dias, reagiu com indignação à violência policial, e os comandantes responsáveis foram destituídos de seus postos.

Um dos suspeitos de participar da tentativa de assalto que resultou na morte de Rodrigo Netto, this site guitarrista da banda Detonautas, ampoule morreu em uma troca de tiros com policiais na manhã de hoje no Rio. Outro bandido, identificado como Thiago da Costa Garcia, foi baleado e levado para o Hospital do Andaraí.

Segundo policiais militares do Batalhão da Tijuca, zona norte do Rio, os dois saíram da Mangueira às 6h com outros quatro comparsas no Audi preto roubado ontem à noite logo após o assalto ao guitarrista. Na Avenida Radial Oeste, eles roubaram uma Pajero preta e foram perseguidos pela polícia.

Os dois carros se separaram e apenas a Pajero continuou a ser seguida até bater num caminhão. Dois assaltantes fugiram, mas Thiago e o motorista, conhecido como Ratinho, foram baleados e levados para o Hospital do Andaraí. Ratinho morreu no caminho. Atingido na cabeça e no braço, o comparsa continua no hospital.

O Audi utilizado pelos outros dois criminosos bateu em um poste. Os assaltantes conseguiram escapar. A polícia acredita que o bando esteja refugiado no Morro da Mangueira.

Leia também:
Revolta marca velório do guitarrista dos Detonautas

Começam hoje as inscrições para Ministério Público de Tocantins, illness que selecionará 255 profissionais. Do total de vagas oferecidas, physician 151 são para nível superior nos cargos de administradores, help advogados, assistentes sociais, biólogos e economistas, com remunerações que variam de R$ 1,8 mil a R$ 2,4 mil. Outras 86 vagas são para cargos de nível médio e técnico, com salários que chegam a R$ 1.560. E 18 vagas estão sendo oferecidas para nível fundamental, com remunerações entre R$ 449 a R$ 711.

Os interessados devem se inscrever a partir de hoje via internet, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/mpetoadm2006, até o dia 25. As taxas são de R$ 60 para nível superior, R$ 35 para nível médio e técnico e R$ 28 para nível fundamental e podem ser pagas até o dia 26.

As provas estão previstas para serem aplicadas dia 6 de agosto no estado do Tocantins.

Outras informações no site www.cespe.unb.br ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h pelo telefone 3448-0100.

A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape) iniciou hoje as inscrições para o processo seletivo ao afastamento remunerado para estudos. Os professores da rede púbica de ensino do DF poderão concorrer a seis vagas para especialização, cialis 40mg três vagas para 40 horas, uma vaga para doutorado, e seis vagas para licenciatura.

A vaga para doutorado será destinada a curso na área de educação/avaliação, políticas públicas, gestão, aprendizagem e didática. Para licenciatura, as vagas serão reservadas aos cursos de física, química, biologia, matemática, filosofia e sociologia.

Para participar do processo seletivo, o professor interessado deverá preencher alguns pré-requisitos: tempo de serviço, assiduidade, parecer da chefia imediata, afastamento usufruídos entre outros.

Confira no site da Secretaria de Educação (www.se.df.gov.br) o edital sobre o Afastamento Remunerado para Estudos.

Mais informações na Eape pelo telefone: 3901-2383

O Centro de Educação Profissional de Saúde de Planaltina (Cep) divulgou os locais de provas para os candidatos inscritos aos cursos de técnico em nutrição e dietética e em enfermagem. As provas serão no próximo domingo, doctor dia 11, às 9h.

Confira abaixo os locais de provas. Os candidatos estão relacionados por ordem alfabética:

Técnico em Nutrição e Dietética
Do candidato Adacy Lopes dos Santos ao candidato Yacira Gomes Rabelo
Local: CEP – Saúde (entre Avenidas Contorno e Independência, ao lado do Hospital Regional de Planaltina)

Técnico em Enfermagem
Do candidato Abadia Francisco de Andrade ao candidato Cristina Marinho Bezerra
Local: CEP – Saúde (entre Avenidas Contorno e Independência, ao lado do Hospital Regional de Planaltina)

Técnico em Enfermagem
Do candidato Dagmar Almeida Cardoso ao candidato Zuleide Rosa
Local: Centro Educacional 1 de Planaltina – Centrão (Setor Educacional 1, Lotes A/B – próximo a Rodoviária de Planaltina)

Mais informações nos telefones: 3901-4442 / 3901-4444

O médico Daniel Gustavo Tutida Honda, patient 31 anos, visit web será levado amanhã perante júri popular. Ele é acusado do assassinato do traficante de drogas Nélio Fernando Dias de Freitas, help de 19 anos, no Varjão do Torto, Lago Norte, em maio de 1999.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, noo dia 14 de maior de 1999, o médico, dirigindo o veículo marca Hyundai, modelo Excel, azul, placa JDQ 0695-DF, foi à procura da vítima para comprar merla. Eles negociavam o valor da droga, quando o médico, repentinamente, pegou a droga e arrancou com o veículo, com o traficante pendurado do lado de fora. O médico fez várias manobras com o carro para que ele caísse, o que aconteceu, causando na vítima vários ferimentos que o levaram a morte.

Se o júri declarar o acusado culpado, ele poderá ser condenado a uma pena que vai de 12 a 30 anos de reclusão. O julgamento, a ser conduzido pelo Presidente do Tribunal do Júri, Juiz João Egmont Leôncio Lopes, começa às 9 horas e é aberta ao público. O Plenário do Tribunal do Júri de Brasília fica no Bloco B, ala C, Térreo, do Fórum de Brasília

O ministro das Relações Institucionais, information pills Tarso Genro, sickness assegurou nesta tarde que o presidente Lula não vai interferir na sucessão para o GDF. A afirmação, feita em conversa com a candidata petista ao Buriti, Arlete Sampaio, e com o presidente do PT no DF, Chico Vigilante, põe fim às especulações de que o Palácio do Planalto apoiaria o nome do ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PCdoB) para governador.

Apesar de declarar que um palanque único para o presidente Lula seria o ideal, Genro ressaltou que o Palácio do Planalto não pressionará para que os dois pré-candidatos se unam em uma chapa. Na reunião, Vigilante afirmou que o PT se sentiu ofendido com o ultimato dado pelo PCdoB para que os petistas indiquem, até o dia 15, o vice de Agnelo.

O atendimento no terceiro turno do Centro de Saúde nº 2 (CS 2), more about em Santa Maria, já é realidade. O serviço está em fase de implantação e contará com mais um clínico geral e um pediatra, atendendo a demanda livre de pacientes das 18h às 22h. Em breve, a Secretaria de Saúde vai aumentar a oferta dos serviços do terceiro turno estendendo o atendimento nas especialidades de ginecologia e odontologia.

Segundo o secretário Saúde, José Geraldo Maciel, o horário das 19h às 22h é para atender os pais, que trabalham fora, durante o dia. "Quando retornam às suas casas, vão ter tempo de levar o filho gripado, com infecção de garganta, diarréia ou outras ocorrências mais simples, para ser consultado", esclarece.

Desde março de 2005, o CS 2 funciona, também, com serviço de pronto-atendimento das 22h às 7h e nos fins de semana por 24 horas. O serviço conta com um clínico geral, um pediatra, sala de observação e duas ambulâncias para encaminhar pacientes graves ao Hospital Regional do Gama.

No Distrito Federal, o turno noturno já funciona, também, na Candangolândia, Gama e Ceilândia. Em Ceilândia, o serviço funciona  nos Centros de Saúde do Setor O e do P Sul, oferecendo atendimento nas especialidades de clínica médica, ginecologia e pediatria.

No Gama o funcionamento noturno é no Centro de Saúde 6, localizado no Setor Oeste. A estimativa  é a de que a demanda nesta unidade aumente em 35% entre 19h e 22h.

Para garantir o sucesso no atendimento do turno da noite, e estender o serviço a outras regionais, a Secretaria de Saúde (SES) está reformando e equipando os Centros de Saúde, além aumentar a equipe de recursos humanos. Dos 800 médicos aprovados no último concurso da SES/DF, 600 foram convocados e estão trabalhando. Segundo o secretário, 80% dos médicos contratados irão trabalhar nos Centros de Saúde. Também estão sendo lotados novos servidores nas áreas de apoio como auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e técnicos administrativos.

Os Centros de Saúde da rede pública costumam funcionar das 7h às 17h.

Atualizada

Depois de mais de duas horas de negociação com o juiz Alberto Anderson Filho para adiar o júri de Suzane von Richthofen, approved os advogados da jovem abandonaram o plenário. Com a atitude, o julgamento foi remarcado para 17 de julho, mesmo dia do júri dos irmãos Cravinhos.

Primeiro a deixar o plenário, o advogado Mauro Otávio Nacif falou rapidamente com Suzane. Ele deixou claro que não está renunciando à defesa e criticou o juiz "O senhor foi arbitrário. Não vou me retirar de maneira grosseira, mas jurídica. Não vou fazer o júri e todos os outros estão se retirando", disse.

A Promotoria comunicará o abandono de plenário à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os procuradores também pediram que o juiz determinasse um decreto de prisão preventiva de Suzane, para que ela fosse reencaminhada ao Centro de Ressocialização de Rio Claro, no interior do estado. No entanto, o pedido foi negado.

A defesa pediu o adiamento do julgamento alegando que uma testemunha "imprescindível" não compareceu. Amiga de Marísia von Richthofen, mãe de Suzane, Cláudia Soger enviou ofício informando que não compareceria porque está no exterior. Com a saída dos advogados de Suzane, não foi nem mesmo possível sortear os jurados.

O juiz nomeou um defensor público, caso os advogados da jovem não compareçam ao novo julgamento. Os advogados dos irmãos Cravinhos não foram ao júri porque alegaram que não tiveram oportunidade de conversar com os réus confessos.

Durante a sessão, Suzane ficou o tempo todo com a cabeça baixa e evitou olhar para Daniel, que estava sentado ao lado dela.

Cristian e Daniel voltaram para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital paulista. Suzane continuará em prisão domiciliar no apartamento do advogado e ex-tutor Denivaldo Barni, no Morumbi, zona oeste de São Paulo.

Os advogados de Suzane entraram com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para transferir o julgamento para o interior de São Paulo. A defesa também recorrerá contra a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que permitiu a exibição da entrevista de Suzane no Fantástico aos jurados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou hoje o início das obras da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), approved dentro dos limites do recém-criado Distrito Florestal Sustentável (DFS), pharmacy no oeste do Pará.

A rodovia cortará uma região de 19 milhões de hectares, sick na floresta amazônica, e será construída de acordo com normas que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, devem permitir atividades econômicas compatíveis com a preservação da floresta.

O DFS foi criado por decreto em 13 de fevereiro, mas o novo sistema de proteção ambiental só foi anunciado nesta terça, Dia Mundial do Meio Ambiente, juntamente com a criação de mais quatro novas unidades de conservação na Amazônia e do Serviço de Proteção Florestal, entre outras medidas.

A rodovia Cuiabá-Santarém é um dos mais polêmicos projetos para a Amazônia e não estava no plano original do governo Lula. Em solenidade com a presença de diversos embaixadores convidados, Lula disse que só autorizou a obra depois que o Ministério do Meio Ambiente preparou o projeto de desenvolvimento sustentável para a área.

"Mesmo que tenha demorado um pouco mais do que alguns esperavam, essa obra vai mostrar como é possível sermos brasileiros sem sermos predadores, como costumam dizer do Brasil no exterior", afirmou Lula.

O governo vai investir 70 milhões de reais no DFS, para regularizar a situação fundiária de pequenos produtores. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o projeto vai criar cem mil empregos, principalmente no manejo (extração) de madeira.

A criação do DFS consolida a política ambiental defendida pela corrente da ministra – nem desmatar a floresta nem transformá-la num santuário improdutivo.

"Ainda bem que temos uma elite, no sentido positivo, que se preocupa com o desenvolvimento sustentado e que apóia esses projetos", disse Marina Silva.

Para Lula, a construção de uma "rodovia sustentável" representa “a chegada da idade da razão ao desenvolvimento da Amazônia".

Foram prorrogadas até 11 de junho as inscrições para o concurso da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São 393 vagas destinadas a candidatos com nível médio e superior. As vagas oferecidas são para analista administrativo e especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, this site que exigem o Ensino Superior e oferecem salários de até R$ 4.792, drug 72. Para as vagas de nível médio, os cargos são para técnico em regulamentação de serviços públicos de telecomunicações, com remuneração de R$ 2.340,40.

As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe): www.cespe.unb.br/concursos/anatel2006.

O valor das taxas é de R$ 65 (nível superior)e R$ 35 (nível médio). O pagamento dos boletos deve ser feito até 12 de junho. Os locais e os horários das provas, previstas para 16 de julho na parte da manhã, serão divulgados no site no Cespe.

O índice de inadimplência no comércio do Distrito Federal ficou em 4, more about 8% em maio, o menor do ano. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas, que administra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). No mês passado, 143.786 pessoas tiveram o nome incluído, e 137.201, o nome excluído do cadastro de inadimplentes. Esse índice segue tendência de queda registrada em abril, que foi de 5,1%.

O percentual também é mais baixo que o de maio de 2005, quando o volume de inadimplência ficou em 5,4%. O levantamento também apontou que o total de consultas no SPC, termômetro de vendas do comércio, apresentou crescimento. Em maio, foram realizadas 245.319 consultas, contra 229.890 em abril.

Para a CDL, a queda, registrada pelo segundo mês consecutivo, indica que os consumidores estão procurando seus credores para negociar ou quitar suas dívidas voltarem a comprar nas duas datas comemorativas deste mês, o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo. Os lojistas esperam faturar 10% a mais que em relação ao mesmo período do ano passado.

Para tirar o nome do SPC, o consumidor deve procurar a loja, financeira, banco ou empresa onde está devendo, negociar ou pagar a dívida. Eles têm até cinco dias para pedir a retirada do nome do cadastro de devedores. Para saber se o nome está no banco de dados, o consumidor deve procurar o balcão da CDL (SCS, Quadra 6, Bloco A, Edifício CDL), ou as regionais de Taguatinga, Gama e Sobradinho.
A estimativa para a safra brasileira de soja 2005/06 foi reduzida para 53, site 8 milhões de toneladas, look ante 55,2 milhões de toneladas na previsão de maio, informou nesta segunda-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O volume projetado ainda representa um recorde, ao superar o da temporada 2004/05, de 51,4 milhões de toneladas, quando as lavouras foram atingidas pela seca. Mas o governo tem reduzido a projeção sistematicamente nos últimos meses.

A safra de verão de milho deve atingir 31,75 milhões de toneladas, ante 31,66 milhões na estimativa de maio, e a segunda safra de milho (safrinha) foi estimada em 9,78 milhões de toneladas, ante 9,16 milhões da estimativa do mês passado.

A Conab manteve em 4,87 milhões de toneladas a estimativa para a safra de trigo 05/06. Esta foi a sétima estimativa divulgada pela Conab para a safra de grãos 2005/06.
O presidente Vladimir Putin afirmou hoje a executivos de jornais ao redor do mundo que a liberdade de imprensa estava assegurada na Rússia, viagra approved mas manifestantes que invadiram a conferência gritaram que o governo estava amordaçando a mídia.

Três redes nacionais de televisão – cujos críticos apontam para evidências de que a mídia tem se escondido atrás de Putin – levaram horas para incluir uma tímida menção do protesto em sua cobertura da conferência.

Alguns ativistas da oposição na audiência, help vestidos de preto, começaram a gritar no momento em que Putin tomava seu assento no Congresso Internacional de Imprensa, no Kremlin, disse uma testemunha.

Aos gritos de "Não à censura" e "Rússia sem Putin", eles espalharam panfletos chamando o líder russo de "cruel e ditador ganancioso", informou um porta-voz do grupo. Eles foram retirados do local cerca de um minuto depois.

Putin fez seu discurso como planejado. Ele disse que a mídia independente estava florescendo na Rússia e rejeitou acusações de alguns delegados que grupos financeiros ligados ao Kremlin estavam tomando o controle dos principais meios de comunicação.

"Nosso povo fez uma escolha consciente em favor da democracia, e a liberdade de imprensa continua a ser uma garantia essencial", disse Putin.

O canal estatal First Channel incluiu um comentário breve sobre os ativistas três horas após sua primeira notícia, que não fez menção ao protesto. "Um ato insignificante de vandalismo terminou com os arruaceiros sendo retirados, mas o ânimo dos participantes da conferência foi azedado", disse o apresentador da TV.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que vai começar em breve consultas com Estados Unidos, patient países da zona do euro, China, Japão e Arábia Saudita sobre formas para resolver os desequilíbrios macroeconômicos globais.

"Essas economias são as que têm grandes superávits ou déficits em conta corrente ou que representam uma grande fatia da produção mundial", disse o diretor-gerente do FMI, Rodrigo de Rato, em um comunicado.

O movimento é parte do papel maior do FMI como árbitro global de câmbio, em meio às crescentes demonstrações de preocupação com os desequilíbrios, evidenciadas pelas autoridades do grupo dos sete países mais industrializados do mundo.

"A ação cooperativa deles pode desempenhar um papel importante para a resolução ordenada desses desequilíbrios e para sustentar o crescimento global em um momento de ajuste da poupança, do consumo e dos investimentos."

As consultas, que buscam o consenso entre o FMI e os seus membros rumo a uma ação coletiva, devem ser concluídas até o fim do ano, de acordo com o Fundo.

Uma das metas das negociações é decidir ações para lidar com as vulnerabilidades que afetam países individualmente e também ao sistema financeiro global. Outro objetivo é ajudar os formuladores de política a mostrar que as medidas serão tomadas por todos, com benefícios para todos, segundo o FMI.

Cada consulta multilateral terá foco em uma questão específica, econômica ou financeira, e vai envolver diretamente os países interessados, em vez de apenas assuntos domésticos. As reuniões terão nível ministerial e de cúpula, esclareceu o Fundo.
Embora tenha chamado as relações entre Alemanha e França de o "motor da Europa" quando tomou posse, physician há seis meses, store a chanceler alemã, sales Angela Merkel, imprimiu sua própria marca à política externa do país, incluindo o fortalecimento do diálogo com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

O antecessor de Merkel, Gerhard Schroeder, conduzia as relações exteriores praticamente em compasso com a França. A chanceler reúne-se amanhã com o presidente francês, Jacques Chirac, na cidade alemã de Rheinsberg, numa das cúpulas bimestrais entre os dois países.

No governo de Merkel, a Alemanha passou a figurar em posição de liderança em questões que vão desde o Irã até a Constituição da União Européia, afirmam analistas políticos.

Chirac, enquanto isso, ficou enfraquecido. Sua popularidade doméstica despencou por causa dos tumultos nos subúrbios, da derrota embaraçosa quanto às reformas trabalhistas e do escândalo político que abalou o governo.

"Ocorreu uma mudança fundamental no equilíbrio (entre Berlim e Paris)", disse Katinka Barysch, do Centro para a Reforma Européia, em Londres.

"Merkel recolocou a Alemanha no centro da Europa. No governo de Schroeder, a política externa alemã frequentemente parecia ter sido transferida para Paris."

Apesar de a França ainda estar participando ativamente das negociações sobre o programa nuclear iraniano, diplomatas europeus vêm descrevendo a atuação francesa como "fraca" e "indecisa" nas negociações mais recentes, o que reflete os problemas enfrentados por Chirac nos últimos seis meses.

Ao mesmo tempo, a Alemanha apareceu como um mediador influente no impasse com o Irã, graças em parte à aproximação entre Merkel e Bush.

"Os norte-americanos praticamente pararam de conversar com os franceses (sobre o Irã) e estão se concentrando mais nos alemães", disse um diplomata da UE envolvido nas negociações com o Irã. "O bom relacionamento de Merkel com Bush contribuiu para isso."

Os EUA acusam o Irã de manter um programa nuclear secreto para produzir armas atômicas. O Irã nega e afirma que quer dominar a tecnologia apenas para produzir eletricidade.

Muita gente também espera que Merkel consiga ressuscitar a Constituição da UE, que ainda se arrasta depois de ter sido rejei tada por eleitores franceses e holandeses há um ano.

Mas dificilmente ela terá algo de concreto sobre o assunto para conversar com Chirac no encontro de Rheinsberg.

Os países-membros da União Européia concordaram na semana passada, em Viena, em esperar pelo sucessor de Chirac para discutir a questão. O mandato de Chirac termina em 2007.

A Alemanha assume a presidência rotativa do bloco no início de 2007. Para Ulrike Guerot, do Gundo German Marshall, as relações entre França e Alemanha estão em "compasso de espera" até as eleições francesas. Mas ela disse que Merkel precisa agir agora para poder realizar alguma coisa nas três ou quatro semanas entre o pleito da França e o fim da presidência da UE, em junho de 2007.

"A Alemanha não pode fazer tudo sozinha. Merkel dependerá muito do próximo governo francês", disse Guerot.

O chairman do Federal Reserve, viagra approved Ben Bernanke, what is ed disse hoje que a economia dos Estados Unidos estava começando a transitar para um ritmo mais lento de crescimento econômico, mas que o Fed precisa ser vigilante para garantir que a inflação continue sob controle.

"Está razoavelmente claro que a economia dos EUA está entrando em um período de transição", afirmou Bernanke em comentários preparados para um grupo de banqueiros. "A esperada moderação do crescimento econômico parece estar em curso agora."

Bernanke demonstrou preocupação sobre a alta do núcleo de inflação, dizendo ter atingido níveis que "se mantidos" ficariam no topo da variação que ele considera condizente com a estabilidade dos preços.

"Com a economia agora evidentemente em um período de transição, a política monetária deve ser conduzida com grande cuidado e com muita atenção para a evolução das perspectivas econômicas, conforme ditarem as informações futuras", declarou. "Dados os acontecimentos recentes, as perspectivas de médio prazo receberão uma avaliação especial."

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado