Menu
Economia

BC dos EUA aborda desvalorização do real e turbulência política no Brasil em reunião

O real teve o segundo pior desempenho do mundo na sessão, atrás apenas do escudo de Cabo Verde

Redação Jornal de Brasília

19/08/2020 17h32

dinheiro

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

São Paulo, SP

A ata da última reunião de política monetária do Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) divulgada nesta quarta-feira (19) trouxe uma referência ao Brasil, citando que o real desvalorizou ante o dólar entre as reuniões de junho e julho do Fed em meio à “turbulência política” e a “crescentes” casos de Covid-19 no país.

No texto, o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed) citou que o índice do dólar acompanhado pela equipe do BC dos EUA teve leve queda no período entre as reuniões de junho e julho, com o euro em alta de cerca de 3% nesse intervalo.

“Em contraste, o real brasileiro desvalorizou cerca de 5% em relação ao dólar, em meio a continuação dos cortes nas taxas de juros pelo Banco Central do Brasil, casos crescentes de coronavírus e turbulência política no Brasil”, disse o Fed no documento.

O dólar, que já vinha em alta ante o real no pregão desta quarta, acelerou os ganhos após a divulgação da ata do Fomc e fechou a R$ 5,5350, alta de 1,16%.

O real teve o segundo pior desempenho do mundo na sessão, atrás apenas do escudo de Cabo Verde. Em 2020, a moeda brasileira se desvaloriza 27,3%, a maior queda entre as principais divisas.

O Ibovespa fechou em queda de 1%, a 100 mil pontos.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado