Siga o Jornal de Brasília

Economia

Alta no consumo das famílias no 3º tri ante 3º tri de 2018 é a 10ª seguida

Gasto dentro do PIB do terceiro trimestre avançou 1,9% em comparação com o mesmo período de 2018

Willian Matos

Publicado

em

PUBLICIDADE

O avanço de 1,9% no consumo das famílias dentro do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, na comparação com igual período de 2018, foi a décima alta seguida nessa base de comparação, informou nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A formação bruta de capital fixo (FBCF, conta dos investimentos no PIB) também manteve uma sequência de altas na série de comparações de um trimestre com igual período de anos anteriores

A alta de 2,9% ante o terceiro trimestre de 2018 foi a oitava seguida.

PIB agropecuário de 0,1% para 1,4%

O IBGE revisou o PIB da Agropecuária no ano de 2018, de uma ligeira alta de 0,1% para um avanço de 1,4%.

Foto: Agência Brasil


Segundo o instituto, a revisão tão acentuada foi motivada pela incorporação de dados mais detalhados dos levantamentos Produção Agrícola Municipal, Pesquisa Pecuária Municipal e da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura.

O PIB de 2018 saiu de um crescimento de 1,1% para aumento de 1,3%.

Também foram revistos os resultados do ano passado do PIB da Indústria, de 0,6% para 0,5%, e de Serviços, de 1,3% para 1,5%.

Sob a ótica da demanda, o Consumo das Famílias passou de elevação de 1,9% para 2,1% no ano, enquanto o Consumo do Governo saiu de 0,0% para 0,4%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos do PIB) foi revista de expansão de 4,1% para 3,9%. As exportações passaram de alta de 4,1% para 4,0%, enquanto as importações saíram de 8,5% para 8,3%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE, que anunciou nesta terça-feira, 3, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais do terceiro trimestre, com dados do PIB.

Estadão Conteúdo


Leia também
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *