Menu
Economia

Acidentes de trabalho diminuem 17% no mercado formal do DF

Arquivo Geral

19/10/2018 20h09

Fábrica de cimento na Fercal. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Da Redação
[email protected]

Em todos os setores do mercado formal do Distrito Federal, foram registrados até nove acidentes a cada mil contratos trabalhistas ativos entre 2016 e 2017, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2017, publicado pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. O número representa queda de 17% nas ocorrências em comparação com o levantamento de 2014, quando mais de 11 acidentes de trabalho foram registrados na mesma amostragem.

A indústria foi o setor que mais se destacou entre 2015 e 2017. No período, as ocorrências tiveram queda de 42% nas indústrias de fabricação de móveis, 47% nas fabricantes de cimento e 77% nas indústrias de produtos de metais. No setor de infraestrutura do DF, nas atividades de construção de tirantes, obras de contenção e terraplanagem, o número de acidentes de trabalho caiu pela metade.

‘Promoção da segurança’
Para coordenadora de Segurança e Saúde na Indústria do Serviço Social da Indústria (SESI-DF), Fabiana Soares, o esforço das indústrias para prevenir acidentes e promover a segurança e a saúde do trabalhador beneficia toda a cadeia produtiva. O Estado ganha com a redução de pagamentos de benefícios e o trabalhador com aumento de qualidade de vida.

“Os empresários têm custos muito altos com o afastamento dos trabalhadores e, quando investem na promoção da saúde, visam a diminuir esse afastamento e aumentar a produtividade. Com certeza, investir em saúde e segurança no trabalho tem resultado”, pontua.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado