Menu
Concursos & Carreiras

Profissões do futuro | 7 que você precisa conhecer

Por isso, para te ajudar na sua escolha entenda algumas das profissões do futuro e veja se você se identifica com algum campo.

Redação Jornal de Brasília

29/09/2020 10h00

Profissões do futuro

Profissões do futuro | 7 que você precisa conhecer

O cientista Charles Darwin, em 1859, comprovou a teoria da evolução por meio da seleção natural.

Ligada a essa sabedoria, o cenário da revolução tecnológica e o mercado de trabalho sustentam estes estudos quando, na prática, evidenciam: os organismos melhores adaptados ao meio são aqueles que têm as maiores chances de sobrevivência.

Assim, uma das maneiras de persistir no mundo moderno é apostando nas profissões do futuro.

Escolher um caminho profissional para seguir é uma tarefa árdua. Isso porque, provavelmente, você terá que conviver com a sua escolha à médio ou longo prazo.

Sendo assim, essa questão assombra os jovens desde o momento de optar por uma área na graduação. Essa acentuada responsabilidade requer uma bagagem de informações e análises.

Segundo o Leia Já, uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) expôs que 36% dos adolescentes têm medo de descobrir que fizeram uma opção errada quando se diz respeito a escolha profissional.

Por isso, para te ajudar na sua escolha entenda algumas das profissões do futuro e veja se você se identifica com algum campo.

1- Gestor de mídias sociais – Uma profissão em alta

Este ano, a rede social Linkedin identificou algumas profissões emergentes, dentre elas, quem ganhou o título foi Gestor(a) de mídias sociais.

O mérito está associado ao grande fluxo de circulação nos ambientes virtuais. Como afirma Henry Jenkins – autor do referencial Cultura da Convergência – “aquilo que não se propaga, morre”. Em meio a teorias e práticas, para ter mais visibilidade, as empresas precisam fazer bom uso desses canais.

O serviço do Gestor de Mídias Sociais é organizar melhor o conteúdo das empresas neste ciberespaço. O profissional desta área irá conduzir as melhores estratégias para trazer mais engajamento à organização.

Além de saber manejar as ferramentas no ciberespaço, é preciso trabalhar a imagem e alimentar o relacionamento com os clientes. Normalmente esse ofício é voltado para pessoas da área da Comunicação Social.

Da mesma forma, estes profissionais precisam ter conhecimento de marketing digital, mídias sociais, além de dominar softwares como Adobe Photoshop e Illustrator.

Foto: Pixabay

2- Engenheiro de cibersegurança – Uma das profissões do futuro mais promissora

Com esse gancho de crescimento das empresas no mundo virtual, também aumenta os crimes cibernéticos. Por isso, outra profissão do futuro é daquele profissional que cuida da segurança nas redes, o engenheiro de cibersegurança.

Já que vivemos em um mundo digital, é indispensável o cuidado com este ambiente. Esse qualificado profissional irá planejar sistemas de garantam a segurança dos dados da empresa.

Por isso, a segurança virtual é outra demanda intensa. Se você tem interesse por essa área, o momento é agora. Para trabalhar nesse ramo é preciso ter formação em Engenharia da Computação, Análises de Sistema ou Ciência da Computação.

3- Especialista em Inteligência Artificial (IA)

O especialista em Machine Learning ou, em português, Inteligência Artificial é capacitado para desenvolver novos algoritmos a fim de criar sistemas inteligentes. Em suma, é preciso programar conceitos de estatística e ter conhecimentos sobre o pré-processamento de bases de dados.

O resultado disso são computadores que analisam e aprendem para tomarem decisões. A tendência é que a procura por esse profissional cresça de modo frenético nos próximos anos. Vária áreas, com habilidades técnicas diferentes podem servir para este cargo, como Ciência da Computação e algumas Engenharias.

4- Motorista – Nunca se fez tão urgente

Outra ocupação emergente será a de motorista. Esse ofício também está ligado às modernidades da tecnologia e dos serviços da internet. Para melhorar o atendimento ao cliente, tanto em entregas quanto aplicativos de transporte de passageiros.

Essas demandas irão aumentar, mas será indispensável habilidades requisitadas como o melhor atendimento ao público. Por isso, não basta saber dirigir, haverá exigências de qualificações para manter-se nesta atividade.

5- Vendedor – Uma das profissões do futuro, presente e passado

Em tempos de sistemas robotizados, a comunicação física com um vendedor é necessária e valorizada. Assim, essa profissão ligada ao relacionamento humano continua em destaque para qualquer empresa.

Entretanto, o vendedor do futuro precisa ter noções de negócios. Tanto fisicamente quanto virtualmente, pois será primordial criar estratégias, ter entendimento de marketing e saber mapear as necessidades do cliente mais adequado antes de abordá-lo.

Foto: Pixabay

6- Content Creator – Uma das profissões do futuro

Somos consumidores nas redes sociais, mas quem está por trás desses conteúdos? O Content Creator, outra oportunidade do futuro. Também conhecidos como influencers, eles possuem domínio das redes sociais e, desse modo, produzem conteúdo digital.

Tempos atrás as empresas perceberam que as pessoas se conectam com outras pessoas e não com marcas. Por isso, muitas marcas investem em influenciadores digitais.

Com a alta procura, nasceram as especializações de nichos. Mas esse profissional precisa de muito estudo e planejamento para destacar seu conteúdo em meio a tantos outros.

Normalmente esses profissionais possuem familiaridade com a fotografia, o jornalismo, o Youtube e as ferramentas de criação de conteúdo.

Foto: Pixabay

7 – Professor EAD – Uma grande demanda emergente

Com a pandemia do novo coronavírus, a tutoria à distância ganhou reconhecimento e destaque. Formou-se um extenso mercado de criação de cursos on-line. Há benefícios na sala de aula virtual como aula gravada para ver posteriormente, a possibilidade de maior alcance de alunos e o custo zero com logística.

No entanto, esse profissional precisa ter domínio do uso da internet e de alguns dispositivos eletrônicos, como programas para produzir e expor de maneira mais lúdica o seu conteúdo.

Para melhor comunicação, o professor EAD precisa ter um bom entendimento de quem é o seu público. É preciso saber criar estratégias para identificação, assim, conseguirá deixará a aula mais atrativa.

Diferente de uma sala de aula física, é indispensável inovar constantemente para manter os alunos conectados sem abandonar o curso.

Foto: Pixabay

Competências e profissões do futuro

E aí, se identificou com alguma das profissões do futuro? Porém, não basta ter um diploma ou especialização na área, é preciso apresentar as competências necessárias para mergulhar nos ramos da modernidade.

Segundo o Jornal 140, uma pesquisa realizada este ano ressalta 12 competências para ingressar nas profissões do futuro, são elas:

  • capacidade de resolver problemas;
  • pensamento crítico;
  • inteligência emocional;
  • flexibilidade cognitiva;
  • criatividade;
  • negociação;
  • gestão de pessoas;
  • orientação para servir;
  • trabalho em equipe;
  • capacidade de julgamento;
  • comunicação expandida
  • e intraempreendedorismo.

Você está preparado para essas mudanças?

Com as plataformas da internet veio a democratização do conteúdo e também os setores da tecnologia da informação. Por isso, as carreiras promissoras giram em torno desses segmentos. Além de fazerem parte do mundo moderno, são atrativos para quem já nasceu nesse universo.

Devido à experiência súbita da pandemia, já percebemos essa metamorfose como, por exemplo, o reconhecimento do trabalho home office.

Contudo, essas investigações sobre carreiras promissoras no futuro apontam uma expansão de algumas áreas e a desvalorização de outras, que até podem ser extintas.

A transformação digital ou também conhecida como 4° Revolução Industrial já faz parte dos nosso dia a dia. Na maioria das vezes, não percebemos, mas já carregamos essa inteligência artificial no bolso, no nosso smartphone.

Por fim, com a velocidade que evolui o mercado de trabalho, estamos passando por uma fase de transformação profunda, portanto, mudar é essencial. E então, você está preparado para essas mudanças?

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado