Menu
Concursos & Carreiras

Plataforma de Brasília divulga 12 mil vagas no setor de criação e comunicação

Arquivo Geral

15/03/2017 18h56

Designer e empresária Janaína Coe ao lado do publicitário Fabiano Figueiredo, idealizador do projeto. Foto: Divulgação/Rayssa Coe

Um dos portais mais conhecidos quando se trata de vagas de emprego para profissionais de comunicação, design e ilustração, o Comoequetalá, começou em 2011, quando cerca de 10 oportunidades por mês eram divulgadas. Hoje, já são mais de 12 mil ofertas de trabalho veiculadas para seis estados (CE, GO, MG, PR, RJ e SP), além do Distrito Federal. No início deste ano, mudanças no site incluíram um novo serviço: a possibilidade de se contratar agências, ou seja, além das vagas de emprego, o serviço também auxilia empresas do ramo a conseguir clientes.

As empresas crescem e com isso podem precisar não só de um profissional, mas de uma equipe de comunicação inteira, para isso o Comoequetalá desenvolveu a opção de contratação de empresas e agências. Em um exemplo hipotético: caso uma construtora precise de um evento para lançar um novo empreendimento, é possível acessar o Comoequetalá e anunciar a necessidade para contratar duas empresas, uma de produção de eventos e outra de publicidade, ou se preferir uma só empresa com soluções integradas.

A mudança trouxe um crescimento acima do normal. Em relação aos mesmos períodos de 2016, houve aumento de 16% das vagas em janeiro, e para fevereiro o comparativo foi de 60% a mais em número de oportunidades. “Alcançamos atualmente cerca de 15 mil profissionais e estudantes por mês. Temos aproximadamente 2.500 contratantes cadastrados e muitas agências de publicidade, design e comunicação, alguns órgãos públicos e centenas de pequenas, médias e grandes empresas”, esclarece o publicitário Fabiano Figueiredo, idealizador do projeto ao lado da sócia, a designer e empresária Janaína Coe.

Dentre tudo que um(a) empresário(a) tem que gerenciar, promover produtos e/ou serviços ainda é um dos aspectos mais importantes. Hoje em dia, ações em redes sociais podem decidir rapidamente o futuro de uma empresa. A concorrência também é desafiadora. Produtos e serviços oferecidos pela internet a preços muito competitivos são um grande desafio para quem tem apenas estabelecimentos e produtos físicos.

“Para que uma empresa comece a ter vida própria, é importante ter alguns materiais de comunicação, como um bom site sendo obrigatoriamente responsivo, um bom gestor de redes sociais, estratégias integradas de marketing, material gráfico e contar com ações rápidas. Só isso já envolve vários profissionais diferentes. Sendo bem enxuto, consigo listar os prioritários: designer, web designer, desenvolvedor, redator e analista de marketing, além dos fornecedores, como gráficas e fotógrafos”, explica Figueiredo.

Tendo em vista a dificuldade que as agências e empresas têm para encontrar profissionais qualificados de forma rápida e no momento certo, o Comoequetalá criou o sistema web, que favorece empresas e cria novas possibilidades tanto para agências de publicidade e comunicação, quanto para empresas que necessitem de serviços de comunicação.

Cenário no país

Para Fabiano, o movimento de novos e criativos empreendedores empurra todo o comércio mundial para frente. “Nos últimos anos o Brasil tem sido observado por investidores para novos empreendimentos tecnológicos, as startups. O conhecimento das novas experiências se multiplica e entra nas empresas mais antigas, permitindo ou até mesmo forçando que conceitos internos sejam reconstruídos. Dessa malha de novas informações surgem inovações, que podem estar em produtos, serviços ou métodos, disruptivos ou não. Tanto para essas novas empresas quanto para novos direcionamentos, a comunicação é um fator primordial para o revelar o posicionamento da empresa ao consumidor”, define.

Sobe e desce do mercado

Com o constante crescimento de vagas e de contratações por meio do Comoequetalá, Figueiredo afirma que certos padrões de comportamento começaram a ser percebidos. Um deles é a definição de períodos de alta e baixa nas contratações. Segundo o publicitário, no início do ano sempre há um aumento considerável na quantidade de contratações, que se estabilizam com um leve crescimento até agosto e então segue em queda até dezembro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado