Menu
Concursos & Carreiras

Mais de 3 mil vagas temporárias devem ser disponibilizadas no comércio local

2019 deve oferecer mais vagas do que o ano passado, de acordo com pesquisa

Willian Matos

15/11/2019 10h45

Da redação
[email protected]

Como é de praxe nos comércios, algumas empresas oferecem vagas temporárias no fim de ano para atender a alta demanda da época. Em 2019, no Distrito Federal, mais de três mil cargos devem ser abertos à população.

O levantamento é do Instituto Fecomércio. A pesquisa diz que 22,6% dos empresários do DF farão contratações, o que implica em 3.094 vagas temporárias abertas no fim de ano.

Em 2018, 21,4% dos empresários abriram vagas, acarretando em 2.930 cargos. 

A pesquisa ouviu 456 lojistas de shopping e de rua, de 15 segmentos diferentes, entre os dias 16 e 18 de setembro.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, aponta que os empresários pretendem realizar a maioria das contratações ainda em novembro, para começar o último mês do ano já com o efetivo de funcionários maior. Este momento deverá concentrar 51,5% das contratações temporárias.

Efetivação

A pesquisa perguntou se existe a possibilidade do funcionário temporário ser efetivado após o Natal. 92,2% dos entrevistados disseram que sim. Apenas 5,8% responderam não e 1,9% não sabem. “A maioria dos empresários deve efetivar pelo menos um funcionário temporário após o Natal. Tradicionalmente, 20% das vagas geradas são efetivadas”, explica Francisco Maia. Os segmentos que mais declararam a possibilidade de efetivar os funcionários temporários foram os de livraria/papelaria, loja de brinquedos, material esportivo, óticas, eletroeletrônico e joalherias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado