Siga o Jornal de Brasília

Concursos & Carreiras

Informações sobre o concurso IBGE 2019 são publicadas no Diário Oficial

Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 30 de abril (terça-feira), a portaria autorizando o lançamento de certame para o novo concurso público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

É fundamental salientar que o IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) já havia sido contratado para o edital de 2.459 vagas O certame de 400 vagas, por outro lado, diz respeito a um novo concurso, que exige formação em nível superior, e deverá preencher as necessidades de pessoal no cargo de Analista Censitário.

O Instituto, a partir de agora, deverá trabalhar para produzir um Projeto Básico para o concurso, além de abrir licitação para contratação de banca avaliadora. De maneira geral, o IBGE prevê a contratação de 2.859 funcionários até o próximo ano.

Confira trecho da portaria que autorizou a criação do certame:

“DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 30/04/2019 | Edição: 82 | Seção: 1 | Página: 26
Órgão: Ministério da Economia/Gabinete do Ministro
PORTARIA Nº 200, DE 29 DE ABRIL DE 2019

O MINISTRO DE ESTADO DA ECONOMIA, no uso de suas atribuições, e em conformidade com o disposto no art. 5° da Lei n° 8.745, de 9 de dezembro de 1993, resolve:

Art. 1º Autorizar a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, entidade vinculada ao Ministério da Economia, a contratar, por tempo determinado, nos termos desta Portaria, o quantitativo máximo de 400 (quatrocentos) analistas censitários, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso III, do art. 2º, da Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993.
Parágrafo único. Os analistas censitários de que trata o caput poderão ser contratados, a partir de setembro de 2019, para atuarem nas etapas de planejamento, acompanhamento e suporte especializado, relativas ao Censo Demográfico 2020.

Art. 2º As contratações de que trata o art. 1º somente serão formalizadas mediante disponibilidade de dotações orçamentárias específicas, observando-se os demais requisitos previstos na Lei nº 8.745, de 1993.

Art. 3º O IBGE definirá, em conformidade com o inciso II do art. 7° da Lei nº 8.745, de 1993, a remuneração dos profissionais a serem contratados.”

Outros Concursos IBGE – Primeiro Censo Experimental 2019

Antes mesmo de soltar a autorização para as 400 vagas de Analista Censitário, o Governo Federal já havia autorizado a contratação pelo IBGE de 209 funcionários temporários. Nesse sentido, os profissionais que forem aprovados serão contratados pelo Censo Experimental, que funciona como um tipo de avaliação e experiência para a pesquisa do Censo Demográfico, que será feita no ano que vem. Os cargos serão distribuídos da seguinte forma:

Cargo
Agente Censitário Municipal (Nível Médio) 4
Agente Censitário Supervisor (Nível Médio) 25
Recenseador (Nível Fundamental) 180
Total 209

Você pode gostar
Publicidade