Menu
Concursos & Carreiras

Fórum discute perspectivas para novos concursos

Arquivo Geral

05/09/2016 18h31

Divulgação

Em 31 de agosto, foi realizado em Brasília, no Distrito Federal, o 1° Fórum Nacional dos Concursos Públicos, organizado pela Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac). Durante o encontro, representantes de diversos sindicatos e de cursos preparatórios na área apresentaram a defasagem de pessoal e as perspectivas para novos certames, principalmente, em órgãos do âmbito federal.

Outro assunto tratado no evento foi a criação de uma lei que regulamente o setor de concursos em todo o país. A discussão trouxe à tona alguns pontos que precisam ser repensados.

Lei Geral dos Concursos

O professor Edgar Abreu, da Casa dos Concurseiros, destacou que deve ser elaborada, muito em breve, uma lei para a regulamentação dos concursos.

Edgar apontou que hoje há muitos problemas no setor devido à grande quantidade de bancas organizadoras que cometem erros. Para o especialista é preciso fiscalizar essas empresas; ele ainda salientou que no Brasil existem mais de 200 bancas, mas que apenas cinco ou seis são de credibilidade.

Concurso Polícia Federal

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Penapef), Luis Antônio de Araújo Boudens, divulgou dados alarmantes sobre a Polícia Federal (PF). Segundo ele, o órgão tem uma defasagem de nada menos que 13.300 servidores.

Durante a apresentação dos dados, Boudens destacou que o cargo com maior falta de profissionais é o de agente federal, que possui 6.400 postos em aberto.

No momento, a PF tem o intuito de abrir seleção para o preenchimento de 558 oportunidades para delegado e perito, porém esse número não é suficiente para atender a demanda da instituição.

Concurso Bacen

Representantes do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) destacaram que o Banco Central (Bacen) tem um déficit de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores. No fórum, foi apresentado que por conta da falta de funcionários o Bacen não consegue cumprir suas atribuições legais.

O órgão já solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorização para realizar certame com 990 vagas para os três cargos que pertencem ao quadro de pessoal.

Concurso ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como outros órgãos, também passa por uma defasagem de pessoal que atinge os serviços prestados à população.

Segundo informações dos representantes da Associação dos Servidores da ANTT (ASEANTT), 40% do quadro de pessoal da instituição não está ocupado. O pior é que a ANTT possui um alto índice de terceirizados ocupando posições de concursados.

Sem realizar processos seletivos desde 2013, a agência já solicitou ao Planejamento aval para 701 chances distribuídas entre as funções de técnico administrativo, analista administrativo, técnico em regulação de serviços de transportes terrestres e especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.

Outros concursos públicos

Ainda no 1° Fórum Nacional dos Concursos Públicos, estiveram presentes representantes dos seguintes sindicatos e associações: Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait); Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN); Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (ANERBRASIL); Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Asbin); e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional).

Todos os participantes enfatizaram melhorias na categoria, a alta defasagem de pessoal e a necessidade de abertura de concursos públicos. Eles disseram que se não recompor os quadros de pessoal dos órgãos, estes não conseguiram atender às demandas da sociedade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado