Menu
Concursos & Carreiras

Feira trata sobre oportunidades de estudos, trabalhos e imigração para o Canadá

Em dezembro de 2018, o governo canadense contabilizou 13.835 brasileiros com visto de estudante no país, que conta com 135 escolas técnicas públicas

Aline Rocha

10/09/2019 14h14

Aline Rocha
[email protected]

A porta de acesso para que brasileiros consigam trabalhar e imigrar para o Canadá é através dos estudos. Em dezembro de 2018, o governo canadense contabilizou 13.835 brasileiros com visto de estudante no país, que conta com 135 escolas técnicas públicas. 

De acordo com o Council of Ministers of Education, a empregabilidade dessas escolas pode chegar a 95%, e a maioria dos brasileiros no país estão cursando as escolas técnicas, chamadas de college. 

Ainda em 2019, o Canadá pretende admitir 176 mil residentes permanentes, uma chance para os brasileiros que tem o sonho de morar fora. Mesmo com o alto número de admissão, a parcela de brasileiros participantes do processo imigratório é baixa. Em 2018, 1.840 pessoas nascidas no Brasil conseguiram Residência Permanente (RP) no país. 

Mercado de trabalho, imigração, imigrantes que fazem carreira de sucesso no país e estudos profissionlizantes serão tratados na ExpoCanada, feira que acontece no dia 16 de setembro, no Grand Mercure Brasília, das 19h às 21h. A feira, com inscrições gratuitas, vai trazer palestras diversas sobre os temas acima. 

O evento é ideal para quem quer estudar, morar, trabalhar, imigrar ou apenas passar um tempo no país e voltar com o currículo turbinado. Ed Santos, consultor de imigração credenciado pelo ICCRC (Consultores de Imigração do Conselho Regular do Canadá), membro do CAPIC (Associação Canadense dos Consultores de Imigração Profissional) e cofundador da Canada Intercâmbio vai palestrar sobre imigração e oportunidades de estudo e trabalho. É a única parte paga do evento, e valores podem ser acessados por meio da plataforma de inscrição. 

Os principais assuntos que serão discutidos nas palestras são: Os desafios e oportunidades no país; cases de sucesso (imigração de formas distintas); como se qualificar no Canadá através de estudo (high school, college, entre outros); a volta do profissional qualificado ao Brasil; imigração através de estudos – processos imigratórios (passo a passo da imigração, processos, prazos e custos)

Segundo os últimos dados divulgados, em 2018, pela Statistics Canada (o censo canadense), o país tem mais de 37 milhões de habitantes, sendo que quase 50% deles são imigrantes. De acordo com o Relatório Anual do Parlamento Canadense sobre Imigração de 2018 (Annual Report Parliament on Immigration), 93% dos imigrantes falam inglês ou francês. De outubro de 2017 a junho de 2018, o número de pessoas que aplicou para imigração aumentou mais de 130%. Em 2018, o Canadá admitiu 159,262 mil novos residentes permanentes pelo programa Classe Econômica, através do aplicativo de sistema de gestão Express Entry. Ainda este ano, o governo planeja admitir 176 mil residentes permanentes pela via de classe econômica. Entre 2016 e 2017, estudantes e visitantes contribuíram com mais de CAD 31 bilhões para economia canadense.

Conforme o relatório, o objetivo é crescer gradativamente o número de imigrantes no país, tendo como expectativa aumentar a concessão do Permanent Residency (PR) em 2020 para 341 mil pessoas e em 2021 para 350 mil.

“Vale a pena lembrar que o processo de imigração exige muita coragem, competência e ação. O Canadá, hoje, é a melhor oportunidade para o brasileiro, desde que atenda todos os requisitos exigidos pelo país”, alerta o consultor de imigração credenciado pelo ICCRC (Consultores de Imigração do Conselho Regular do Canadá) e membro do CAPIC (Associação Canadense dos Consultores de Imigração Profissional), Ed Santos.

A maior dificuldade do brasileiro para se candidatar à imigração está no idioma. Muitos acham que se souber falar “the book is on the table” pode ser virar facilmente em qualquer situação no país. Ledo engano. Saber falar o idioma, comprovado através de testes oficiais, é a porta de entrada para iniciar seu processo de imigração.

Ed explica que o processo funciona como uma triagem e quanto maior os pontos obtidos em cada categoria (idade, formação, nível de conhecimento da língua, experiência profissional, adaptabilidade, entre outros), maiores são as chances de ter sucesso na solicitação. “O candidato que tem conhecimento da língua francesa e experiência profissional ou educacional terá ainda mais oportunidades no Canadá”, completa.

As opções de cursos disponíveis no Canadá são muitas. Eles vão desde inglês, no período de férias, até cursos profissionalizantes que te preparam para o mercado local. Por isso, se você está interessado em iniciar o processo de imigração, é bom já ir pesquisando e se preparando.

ExpoCanadá
Local: Grand Mercure Brasília 
Horário: 19h às 21h 
Inscrições: www.expocanada.com.br

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado