Menu
Concursos & Carreiras

5 principais equipamentos para engenheiros: Confira as ferramentas mais utilizadas

Juntamente com os principais equipamentos, os engenheiros verificam as compatibilidades da construção.

Redação Jornal de Brasília

25/09/2020 15h58

Atualizada 26/09/2020 12h52

5 principais equipamentos para engenheiros: Confira as ferramentas mais utilizadas

5 principais equipamentos para engenheiros: Confira as ferramentas mais utilizadas

O serviço de engenharia civil é fundamental para estruturação ideal de uma obra. Juntamente com os principais equipamentos, os engenheiros verificam as compatibilidades da construção.

Contar com profissionais qualificados é o mesmo que investir no sucesso da sua construção civil. Escolhendo engenheiros, arquitetos e construtores que possam proporcionar maior segurança, adequações de medida, avaliação de prazos, indicação de recursos necessários, orçamento certeiro e etc.

Assim como a importância da mão de obra, as ferramentas têm papel essencial para a realização do projeto de modo assertivo. Saiba mais sobre os 5 principais equipamentos para engenheiros: Confira as ferramentas mais utilizadas.

Este texto foi produzido em parceria com o site Portal da Construção.

Kit de EPIs

Conhecidos como EPIs, os equipamentos de proteção individual são responsáveis pela segurança dos profissionais na obra. Principalmente, quando determinada atividade envolve algum tipo de risco para os engenheiros. Como montagem de uma laje, utilização de instrumentos que emitem som alto, ou alguma tarefa realizada em altura considerável.

Diante de tamanha exposição, os EPIs aparecem entre as ferramentas mais utilizadas por engenheiros. Veja o que não pode faltar no kit de segurança para engenheiros:

  • Proteção auricular;
  • Óculos protetores;
  • Cinto de segurança para estruturas elevadas;
  • Capacete de proteção;
  • Luvas e máscaras protetoras.

Escalímetro

O escalímetro é um equipamento indispensável para projetar desenhos em escalas comprimidas ou ampliadas. As medidas compreendidas são determinadas pela ferramenta que possui formato semelhante a um prisma, com atribuição de seis réguas. Entre as principais funções, serve para a interpretação de plantas e transformação de escalas. Isso porque cada superfície do equipamento tem escalas diferenciadas.

Outro ponto importante a ressaltar é a praticidade em idealizar a proposta por dimensões variadas. Uma vez que as medidas reais não serão alteradas durante o planejamento.

Trena

Visando uma obra confiável e bem-sucedida, as ferramentas mais utilizadas pelos engenheiros são aquelas que identificam as grandezas físicas. Afinal, as medidas, tal como os cálculos, indicam os materiais que serão indispensáveis para o projeto. Sem falar na inspeção das conformidades da obra, ao analisar se condiz com os padrões de qualidade e segurança.

Por esse motivo, ter uma trena funcional torna o trabalho mais fácil. O equipamento é prático para a medição de áreas e elementos específicos. Aqui vai uma excelente recomendação: atualmente é possível comprar uma trena a laser. Equipamento perfeito para medir espaços maiores com ótima precisão.

A obtenção das medições sem a necessidade de outra pessoa para segurar a ponta do instrumento é outro benefício.

Esquadro

A utilização do esquadro nas etapas da construção civil consiste na elaboração de retas verticais. Isto é, com precisão para o ângulo de 90º. Em outras palavras, o objeto presta assistência aos engenheiros para conceber edificações, moldar áreas e examinar os ângulos.

Através das referências exibidas no esquadro, torna-se viável observar os alinhamentos em 90º. Incluindo a averiguação de retas adequadas entre piso e paredes, oferecendo assim melhores resultados para as construções. Fora a desenvoltura na fixação de possíveis elementos no ambiente, como janelas e teto de gesso, por exemplo.

Medidor de umidade

Quando há infiltrações no recinto ou aos arredores de uma obra, se faz necessário analisar as melhores soluções para o problema. Contudo, nem sempre isso é constatado sem os equipamentos devidos, não é mesmo? O medidor de umidade é essencial para avaliações específicas envolvendo vazamentos inadequados, entre outros aspectos relativos à umidade.

Muitas vezes esse tipo de contratempo não é visível a olho nu, o medidor de umidade então contribui para classificar alguns dados de modo preciso. O instrumento fornece análises respaldadas em imagens térmicas, evitando ações errôneas baseadas em suposições. Como quebrar uma parede para reparar algo que não era verdadeiramente um empecilho.

Vale destacar seu benefício de exibir o ponto exato onde há infiltração ou vazamento. Desse modo, a partir de um planejamento competente, fica mais simples solucionar o problema com custo pontual.

Além dos 5 principais equipamentos para engenheiros que você viu aqui, existem outras ferramentas importantes para conferir. Conheça quais são:

  • Prumo – auxilia no reconhecimento da verticalidade das paredes e demais superfícies.
  • Paquímetro – Colabora na hora de medir os materiais hidráulicos. Como canos, roscas, suportes e etc. É responsável ainda para os cálculos de profundidades e diâmetros.
  • Taqueômetro – possibilitam a medição das perspectivas lineares, verticais e horizontais em um canteiro de obras. Também ajuda no desenvolvimento da planta topográfica.

Quer saber mais sobre carreiras? Clique aqui

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado