Menu
Concursos & Carreiras

Confira: Gabaritos e cadernos de questões do Enem 2020 são disponibilizados

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas da versão impressa. Questões das videoprovas em Libras também estão disponíveis no site do Inep

Marcus Eduardo Pereira

27/01/2021 20h44

Já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os participantes que fizeram videoprovas em Libras também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Nesses casos, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.

O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de fevereiro. Nesse sentido, estão disponíveis os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os inscritos resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Os resultados do Enem 2020 serão publicados no dia 29 de março. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos -, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame, de acordo com o edital.

Anuladas – Duas questões das provas do segundo dia foram anuladas: uma de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e uma questão de Matemática e Suas Tecnologias. A anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

O número correspondente das questões anuladas varia em função do tipo de caderno, assim:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Caderno 5 – Amarelo – Questão 114

Caderno 6 – Cinza – Questão 129

Caderno 7 – Azul – Questão 135

Caderno 8 – Rosa – Questão 94

Caderno 11 – Laranja – Questão 94

Caderno 12 – Verde – Questão 94

Matemática e suas Tecnologias:

Caderno 5 – Amarelo – Questão 141

Caderno 6 – Cinza – Questão 156

Caderno 7 – Azul – Questão 157

Caderno 8 – Azul – Questão 143

Caderno 11 – Laranja – Questão 143

Caderno 12 – Verde – Questão 94

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além da versão impressa, o Inep aplicará também o Enem Digital 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Acesse os gabaritos e cadernos de questões do Enem 2020 no portal do Inep

As informações são do Ministério da Educação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado