Menu
Concursos & Carreiras

Concurso Marinha Mercante: últimos dias para 180 vagas de oficiais

As chances do concurso da Marinha Mercante são destinadas a jovens que concluíram o nível médio e têm idade entre 17 e 23 anos, para ingresso nas escolas de formação de oficiais

Aline Rocha

11/06/2019 17h15

Foto: Divulgação

Encontram-se abertas as inscrições do concurso para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). A seleção visa o preenchimento de 180 vagas, sendo que 100 são reservadas ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro/RJ, e as outras 80 são para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém/PA.

Oportunidades são destinadas a jovens, de ambos os sexos, que possuem diploma de conclusão de curso de ensino médio até o dia 27 de janeiro de 2020 e idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020.

As inscrições serão recebidas até o dia 16 de junho de 2019, através do site www.marinha.mil.br/ciaga. O CIAGA é o órgão coordenador e executor do processo de seleção. O valor da taxa de participação é de R$ 68 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 17 de junho.

Provas para oficiais da Marinha Mercante

O concurso para oficiais da Marinha Mercante será constituído de quatro etapas: exame de conhecimentos; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e período de adaptação e verificação de documentos.

O exame de conhecimentos será realizado em dois dias: no sábado, dia 17 de agosto, serão aplicadas as provas de português, redação e inglês; e no domingo, dia 18 de agosto, os candidatos realizarão as provas de matemática e física. A relação dos inscritos e os locais das avaliações serão divulgados a partir do dia 5 de agosto.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 19 de agosto e os candidatos poderão interpor recurso entre os dias 20 e 22 de agosto. A publicação dos gabaritos definitivos ocorrerá em 6 de setembro.

Mais informações sobre a EFOMM

A EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) é uma Universidade do Mar, onde são formados oficiais em duas opções de curso: náutica e máquinas. Os alunos irão estudar na escola em regime de internato, durante três anos, iniciando no dia 27 de janeiro de 2020.

O oficial de máquinas é responsável pela operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os diversos sistemas do navio. Já o oficial de náutica opera e gerencia os equipamentos de convés, de navegação e de comunicações.

As atividades de ensino são desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e compreendem: atividades acadêmicas, militares e extraclasse.

Após o término do terceiro ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o estágio de praticante, a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos centros de instrução.

Ao terminar o curso, o aluno será declarado bacharel em ciências náuticas, curso de nível superior, e passará a integrar o quadro de oficiais da reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º tenente.

Material de estudo para o concurso

Candidatos que buscam se preparar para o concurso da Marinha Mercante podem estudar através de apostilas especializadas para o cargo de oficial, além de cursos online e presenciais ou assinaturas para acesso ilimitado.

Primeiramente, o participante deve verificar se o conteúdo programático está de acordo com o novo edital ou, caso ele ainda não tenha sido divulgado, se está elaborado com base no conteúdo programático do último edital publicado pela Marinha Mercante, desde que a banca organizadora seja a mesma do novo concurso.

Conhecer o estilo da organizadora é importante, já que elas aplicam diferentes critérios de avaliações, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. A atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Fique atento aos diferenciais oferecidos, a quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados.

Segundo os professores especializados em concursos públicos, estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o perfil de prova da organizadora.

Prova anterior Marinha Mercante

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores do órgão, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar a organizadora do novo concurso da Marinha Mercante, direcionando a preparação para o estilo da banca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado