Menu
Concursos & Carreiras

Carreiras policiais ganham folego para a pós-pandemia

“Não é hora de desanimar, é hora de estudar”, diz especialista

Redação Jornal de Brasília

06/05/2020 20h09

Atualizada 07/05/2020 10h29

O lançamento do edital para o concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a assinatura do contrato com a banca organizadora do concurso de agente da Polícia Civil do Distrito Federal (Cebraspe – UNB) fez com que candidatos a uma vaga no serviço público ganhassem um estímulo a mais para permanecer com foco e dedicação. Desde o início do isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus, a dificuldade em estabelecer novos métodos de estudo e maior disciplina tem causado impactos nos estudantes. 

Período de adaptação pelo qual também precisou passar Wesley Nunes, que tem as carreiras policiais como meta. “Esse vírus transformou a rotina das pessoas em todos os sentidos. Antes, eu estudava na biblioteca pública, hoje, estou em um canto no meu quarto. Meu maior problema é com o barulho na rua, conversas paralelas da família, essas coisas tiram a concentração. Para manter meu pensamento positivo e o foco no conteúdo foi preciso inserir a música clássica nesse novo processo”, conta. 

Situação semelhante à de Karina Cunha. A candidata tem trabalhado também questões de ansiedade para não perder o foco no concurso público. “Boa parte das provas das carreiras policiais deve acontecer no segundo semestre. Precisamos estar preparados com ou sem pandemia. As adversidades estão aí, mas nosso sonho é maior”, diz. 

Na avaliação do especialista em concurso público da Elitte Consultoria, Victor Rosa, o momento pede estratégia. “Há um déficit de pessoal nas mais diversas carreiras, inclusive nas que são essenciais ao Estado, como a segurança pública. Aqui no Distrito Federal, também temos em andamento o concurso para a Polícia Civil, tanto o de escrivão como o de agente, ambos previstos para o segundo semestre. Não é hora de desanimar, é hora de estudar com técnicas que otimizem o tempo e ampliem o rendimento sem um desgaste demasiado dos candidatos”. 

O consultor reforça que, apesar da queda no rendimento de tempo líquido de estudos, os candidatos têm cumprido com os cronogramas estipulados. “Nas primeiras semanas as dificuldades foram maiores, no entanto, começamos a desenvolver com nossos alunos uma produtividade consciente, sustentável, tanto técnica quanto emocional, para manter a sanidade e os rendimentos. 

Serviço 

Departamento Penitenciário Nacional (Depen) 

Banca: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) 

Vagas: 294 (Agentes Federais de Execução Penal e para Especialistas Federais em Assistência à Execução Penal)  

Inscrições: de 15 de maio ao dia 06 de junho 

Prova: prova objetiva (primeira etapa) tem previsão de acontecer do dia 6 de setembro. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado