Menu
Concursos & Carreiras

Aulão beneficente preparatório para exame da OAB ocorre no dia 5 de outubro

As aulas serão ministradas aos sábados, em sua maioria, por professores da disciplina de Estágio Real do curso de Direito

Redação Jornal de Brasília

30/09/2019 16h39

Prova da OAB: resultado preliminar da 1ª fase é divulgado

Prova da OAB: resultado preliminar da 1ª fase é divulgado

Da Redação
[email protected]

A data para a próxima prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já foi anunciada. A primeira fase da avaliação ocorrerá no dia 20 de outubro. Esta etapa é imprescindível para quem quer trabalhar como advogado no país. Por isso, o Centro Universitário IESB preparou o I Aulão Beneficente para o XXX Exame da OAB. A ação ocorrerá no próximo sábado, dia 5/10, das 8h20 às 12h40, nos Campi Norte e Ceilândia, concomitantemente.

As aulas serão ministradas aos sábados, em sua maioria, por professores da disciplina de Estágio Real do curso de Direito. Os temas abordados serão direcionados às disciplinas que costumam ocorrer com mais incidência na prova: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Estatuto da OAB.

De acordo com o professor de Direito, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do IESB, Marcelo José Rodrigues Holando, o aulão é uma oportunidade dinâmica, que foge dos padrões normais de estudo. Segundo ele, isso contribui para que o aluno “relaxe” um pouco antes da prova. “É uma aula que prepara para enfrentar a primeira fase, que é a mais importante. É a partir dela que se abre o espaço para ir para a etapa discursiva”, afirma.

O aulão será aberto ao público e a participação é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para ajudar instituições carentes de Ceilândia, atendidas pelo projeto social do IESB em Ação, Programa de Responsabilidade Social da Instituição.

A primeira fase da prova compreende 80 questões de múltipla escolha em que poderá ser cobrado todo o conteúdo previsto pelo Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Direito. Para aprovação e convocação para a segunda etapa do Exame, o candidato deve acertar no mínimo 50% da prova.

A segunda fase pode ser dividida em duas partes. Na primeira, é cobrado a redação de uma peça profissional (5 pontos), acerca do tema da área jurídica escolhida pelo candidato antes da prova. A segunda parte é composta por quatro questões discursivas, sob a forma de situação-problema. Cada questão vale, no máximo, 1,25 ponto cada. As áreas que podem ser escolhidas para a segunda prova são: Penal, Civil, Tributário, Administrativo, Constitucional, Empresarial e Direito do Trabalho.

Dicas

  1. Resolver questões de certames anteriores;
  2. Na segunda etapa, utilizar bom material de consulta para produzir a peça jurídica;
  3. Dedicação de pelo menos 1h de estudo diário sobre os temas que são cobrados no exame;
  4. Plataformas como a EduQC podem ajudar os alunos a acessarem conteúdos de forma didática e facillitada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado