Menu
Concursos & Carreiras

AGU: novo pedido de concurso é para 1.310 vagas

Arquivo Geral

14/03/2017 19h12

Foto: Divulgação/AGU

A Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no último dia 23 de fevereiro, solicitação para que seja autorizada a realização de novo concurso público do órgão. O pedido já tramita internamente na pasta, onde já foi distribuído por vários departamentos para análise.

Em reunião realizada no último dia 6 de março, na sede da AGU, com representantes sindicais, a secretária-geral de administração do órgão, Maria Aparecida Araújo de Siqueira, confirmou o envio da solicitação, que se destina ao preenchimento de nada menos do que 1.310 vagas, sendo 728 para cargos com exigência de ensino médio e 582 para carreiras com necessidade de nível superior. De acordo com a secretária-geral, o pedido encaminhado ao MPOG apresenta um estudo detalhado, apresentando as condições de trabalho, diante da urgente necessidade de pessoal. A distribuição das vagas pelos cargos, com respectivos salários e exigências, ainda será anunciada pelo órgão.

A solicitação do concurso já passou, no dia 23 de fevereiro, pela Coordenação de Documentação e Informação, assessoria técnica administrativa e secretaria executiva do MPOG, sendo encaminhada, já no dia seguinte, para o gabinete da secretaria geral do MPOG, de onde foi distribuída para a Coordenação Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas, onde se encontra atualmente.

Último Concurso

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

O Órgão

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado