Menu
Entretenimento

Visite templos e tumbas do Egito Antigo sem sair de casa

Realidade virtual faz você viajar para conhecer os museus mais incríveis do mundo

Redação Jornal de Brasília

02/07/2020 11h19

Imagina visitar, sem sair de casa, lugares incríveis. Isso agora é possível graças a um trabalho incrível do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito e da American Research Center in Egypt (ARCE), que criou um tour em realidade virtual (VR) por tumbas, templos, museus e outros patrimônios históricos do Egito Antigo. Irado né? 

Esse trabalho começou no início da pandemia para que todo mundo pudesse continuar tenod acesso a arte e cultura. Para embarcar nessa viagem, do sofá da sua sala, basta acessar o site de visitação

Além dessas visitas em 360º e alta definição, o site disponibiliza em inglês um material bem completo com fotos e informações sobre os museus, as várias dinastias e eras, os sítios arqueológicos, as pirâmides e vários outros temas desse vasto universo do Egito Antigo. Dá até para virar especialista!

Você tem a chance de conhecer, por exemplo, a tumba do faraó Ramsés VI, que governou o país entre 1143 e 1136 a.C. Este é considerado um dos túmulos mais bonitos da região conhecida como Vale dos Reis, na cidade de Luxor.

 
Tour virtual Egito Antigo
Crédito: Tim Adams – Wikimedia CommonsNão se esqueça de olhar para as imagens no teto da câmara funerária na tumba de Ramsés VI

Ao passar por um extenso corredor, você contempla belas imagens e hieróglifos estampados nas paredes. E, ao chegar à câmara funerária, onde é possível ver parte da tampa do sarcófago do monarca, não se esqueça de olhar para cima e admirar as lindas pinturas que retratam o mundo pós-morte no teto dessa sala.

 
Tumba da rainha Meresankh
Crédito: Reprodução – tour do do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoA rainha Meresankh III foi esposa do faraó Quéfren, que construiu uma das maiores pirâmides de Gizé

Outro monumento magnífico é a tumba da rainha Meresankh III, que foi neta de Quéops e esposa de Quéfren, importantes faraós responsáveis por encomendar as duas maiores pirâmides de Gizé.

Esse sítio arqueológico com mais de 4 mil anos está localizado aos pés da pirâmide de Quéops e só foi descoberto em 1927. Lá é possível encontrar imagens, hieróglifos e figuras impressionantes de pedra esculpidas nas paredes.

 
tumba de Menna
Crédito: Reprodução – tour do do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoA tumba de Menna é um dos túmulos melhor preservados do Egito Antigo

Já a tumba de Menna, localizada na Necrópole de Tebas, é um dos túmulos mais preservados. É possível ver nitidamente boa parte das imagens super coloridas que estampam as paredes do local.

Pouco se sabe sobre o dono desse túmulo, mas os historiadores descobriram que Menna foi um funcionário do alto escalão real, que auxiliava o faraó na administração dos campos e do templo de Amon-Rá, o “deus Sol”.

Egito Antigo
Crédito: Reprodução – tour do do Ministério do Turismo e Antiguidades do EgitoOlha só a famosa máscara de ouro do faraó Tutancâmon

Outro destaque bacana desse acervo digital do Egito Antigo é uma visita ao Tut Hall no Museu Egípcio, no Cairo, onde é possível ver a icônica máscara de ouro do faraó Tutancâmon. A sala exibe boa parte dos 5 mil objetos que foram encontrados em 1922 na tumba desse importante monarca.

No site, ainda é possível conhecer o templo de Amada, o Museu de Arte Islâmica, o Museu Copta, o complexo funerário do faraó Unasum complexo na pirâmide de Djoser, as tumbas dos irmãos Niankhkhnum e Khnumhotep e de Mehu, entre vários outros roteiros.

Com informações do site Catraca Livre. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado