Menu
Entretenimento

UnB lança inventário sobre o teatro brasiliense com reportagens do JBr.

Arquivo Geral

14/05/2018 8h00

Reprodução

Da Redação
[email protected]

A Universidade de Brasília (UnB) lançará, nesta segunda (14), às 15h, levantamento inédito sobre fontes de informação acerca de Teatro no Distrito Federal – o livro – e a base de dados “Inventários de cenas: mapeamento de fontes sobre o Teatro-DF”. Ambos trazem os resumos das matérias do Jornal de Brasília publicadas no período entre o início da década de 70 e o fim da década de 90, abarcando três décadas de arquivos.

O Inventário foi viabilizado por meio de edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), sob coordenação da professora Ana Lúcia de Abreu Gomes e supervisão da professora Elizângela Carrijo, ambas da UnB.

Durante a produção do livro e da base de dados, atuaram cerca de 30 pessoas entre estudantes, pesquisadores e especialistas. A equipe trabalhou durante 4 anos e, por fim, inventariou, organizou e sistematizou por temas/assuntos/grupos teatrais/etc as informações sobre o teatro-DF que foram veiculadas no JBr., agora disponibilizadas em livro e na base de dados. O catálogo impresso será distribuído gratuitamente para arquivos, bibliotecas e institutos culturais a versão eletrônica (em PDF) poderá ser baixada no mesmo site da base de dados www.necoim.com.br.

Para a professora Elizângela Carrijo, o inventário é importante pois “otimiza o tempo de quem pesquisa sobre teatro da cidade e democratiza o acesso”. Também destaca que a “a base permite que as pessoas acessem do celular ou de qualquer computador, de modo fácil, rápido e gratuito cada um dos registros sobre o tema”. Além disso, acrescenta que “ todos esses resumos de notícias juntos podem construir uma cartografia da atividade cênica do DF, ao longo de parte do século 20”.

A professora Ana Abreu, finaliza afirmando que o grande diferencial do inédito trabalho é “promover o acesso à informação de maneira mais precisa e que o Inventário deve despertar o interesse de toda a sociedade brasileira, mais especificamente, de todos os pesquisadores do tema”.

Serviço

Teatro no Distrito Federal
Data do lançamento: 14 de maio de 2018 (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito da UnB, Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte)
Entrada franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado