Menu
Teatro e Dança

Os Saltimbancos, de Hugo Rodas, faz quatro sessões em outubro

Espaço Cultural Renato Russo e Teatro Funarte recebem a releitura do musical

Redação Jornal de Brasília

08/10/2019 12h46

Em outubro, o musical “Os Saltimbancos”, com direção de Hugo Rodas, faz quatro apresentações em Brasília. O Teatro Galpão, do Espaço Cultural Renato Russo, recebe o espetáculo no dia 19, às 16 horas e no dia 20 às 16 e às 19h, com entrada gratuita. No dia 24 de outubro é a vez do Teatro Plínio Marcos, na Funarte, com sessão às 19h30, dentro da programação do Festival Motim.

 

A montagem recriada neste  ano pelo emblemático Hugo Rodas para “Os Saltimbancos” teve sua primeira versão  há 42 anos e se tornou um marco na história cultural de Brasília. Quatro décadas depois, o dramaturgo se desafiou a conquistar públicos de outras gerações, além de atender à nostalgia de quem foi impactado pela primeira versão do espetáculo. A releitura tem fórmula que mescla  elementos de teatro, dança, circo e música ao vivo. A peça conta a história de um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que decidem fugir de suas casas e do trabalho rural para formar uma banda musical. 

 

A montagem destaca sentimentos como união, fraternidade, empatia, sonhos e perseverança. Tudo isso, guiado por um fio condutor: o desejo de um mundo melhor e mais justo! No repertório preparado para a montagem, músicas como “ Bicharada”, “História de uma Gata”, “O Jumento”, “Um dia de cão” e “Guerreiros da Alegria : Hino d’Amacaca”, esta composta pela trupe da ATA. 

 

Manifesto e musicalidade

Definida como uma orquestra de atores regida pelo diretor uruguaio Hugo Rodas, a Agrupação Teatral Amacaca concentra-se na experimentação em dramaturgias do corpo e desenvolve seu trabalho no limiar do teatro-dança, linguagem que marca o trabalho do diretor. A linguagem experimental do grupo, desenvolvida desde 2009, é apresentada ao público com imagens poéticas, intenso trabalho corporal, coreografias, musicalidade, manifestos e narrativas.

 

No elenco da ATA estão os artistas Abaetê Queiroz, André Araújo, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Porangas, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Nobu Kahi, Pedro Tupã e Rosanna Viegas.

 

Criador incansável
Maestro da ATA, Hugo Rodas é radicado há 40 anos no Brasil e firmou-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de seu tempo. Ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro, sua trajetória inclui experiências com Antônio Abujamra, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), e com José Celso Martinez Corrêa, no Teatro Oficina, passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), nos anos 1990 e 2000, assim como pela Companhia dos Sonhos. Entre suas premiações estão o Prêmio do Serviço Nacional do Teatro (1977) de melhor espetáculo infantil para o antológico “Os Saltimbancos” e o Prêmio Shell (1997) pela direção do espetáculo Dorotéia, ao lado de Adriano e Fernando Guimarães.



 

SERVIÇO 

Os Saltimbancos, com direção de Hugo Rodas

19 de outubro (sábado), às 16 horas, 20 de outubro (domingo), às 16h e às 19h, no Teatro Galpão, no Espaço Cultural Renato Russo (Quadra 508 Sul)

24 de outubro (quinta-feira), 19h30, no Teatro Plínio Marcos, da Funarte (Setor de Divulgação Cultural)

Duração: 50 minutos

Classificação livre

Entrada gratuita para todas as sessões

Informações: (61) 99606-5615

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado