Menu
Teatro e Dança

Espetáculo “João o Alfaiate – Um herói inusitado” acontece no Brasília Shopping

Com atuação do trio de cômicos cariocas do ETC E TAL e direção de Alvaro Assad, a nova e premiada montagem do grupo revisita de forma inventiva um clássico dos irmãos Grimm mesclando pantomimas e histrionismo verborrágico

Redação Jornal de Brasília

29/11/2019 15h52

Banco de Brasília apresenta o premiadíssimo espetáculo JOÃO O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO da companhia carioca ETC E TAL. Uma CURTA TEMPORADA no Teatro Brasília Shopping. Dias 07 e 08 de dezembro de 2019, sábado e domingo às 16h.


Com atuação do trio de cômicos cariocas do ETC E TAL e direção de Alvaro Assad, a nova e premiada montagem do grupo revisita de forma inventiva um clássico dos irmãos Grimm mesclando pantomimas e histrionismo verborrágico.


João o Alfaiate – Um herói Inusitado – é uma adaptação do Etc e Tal para o conto recolhido pelos irmãos Grimm no livro ´Contos para a Infância e o Lar´, em que os autores compilam clássicos da tradição oral ocidental para crianças e jovens.

Em cena, o trio de atores do Etc e Tal esmiúça esta história do pequeno Alfaiate que esbraveja para o mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a Vila Central. A notícia se espalha até chegar ao Rei; este, manda trazer o pequeno alfaiate, certo da existência de um grande herói, para a missão desafiadora de livrar o reinado dos diversos “temidos inesperados surpreendentes problemas reais”.

Sem ter tempo de saber do que se trata, o Alfaiate se vê diante da missão. Distraído pela própria interpretação dos fatos e pela astúcia do Monarca, costura soluções nas situações diante das tarefas designadas para ele.

Este clássico recolhido pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm ganha versão ágil na proposta de encenação para todas as idades do grupo carioca ETC E TAL. O mais novo trabalho para ampliar e aprofundar o repertório ativo da companhia. Desta vez, fazendo chegar ao público uma profusão de cenas cômicas mesclando pantomimas, cenas farsescas, truques de magia, uso de pinturas de arte com engenhocas cênicas, para levar adultos e crianças ao mundo da alfaiataria que nos costura o inusitado-herói.

ETC E TAL parte em uma pesquisa das telas de fundo teatrais, que foram tradição nos teatros da década de 40; fazem a releitura desse contexto, trazendo pra cena uma característica em que a mímica possibilita transformar em tridimensão os desenhos que estão bidimensionais propostos por esta estética de cenário.

Jogando mais uma vez com a desconstrução romântica dos estereotipados “mundo das fadas” muito popularizada pelas animações cinematográficas, e mesclando diversas versões das histórias perpetradas pela literatura e tradição oral, os atores desvelam de forma criativa o jogo entre a palavra, o gesto e a ludicidade temática do protagonista, convidando adultos e crianças a mergulhar num universo diferenciado da experiência teatral.


A peça é conduzida pelo trio de atuadores cômicos do ETC E TAL – Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. Conta com a direção e preparação mímica de Alvaro Assad (diretor de todos os espetáculos do carioca Etc e Tal, assim como dos paulistas “A Noite dos Palhaços Mudos”/LaMinima e Os MeQueTreFe/Parlapatões). A trilha original de Joaquim de Paula, pontua toda trama mesclando onomatopéias, efeitos sonoros, melodias compostas para o desenho de cena (como em desenhos animados), onde ricamente pontuam e coreografam a ação. Os figurinos de Flavio Souza desconstroem as figuras de cena do tradicional e mergulham no universo onírico de sobreposição de tons neutros que fazem os corpos dos atores saltarem das telas. O desenho de luz de Aurélio Oliosi ambienta a cena e abusa da metalinguagem, convidando o público a ficar atento ao jogo teatral.


Pela primeira vez os atuadores contam com o estudo de visagismo criado por Cleber de Oliveira e que ousa transformar as figuras através de recursos de maquiagem, cabelos e próteses. E finalmente o cenário de onde partiu a premissa de ambientação para o espetáculo, um trabalho de produção artística de Raquel Theo que coloriu e formatou desenhos de Tarcísio Zanon pensados e laborados exclusivamente para concepção do grupo dessa “caixa de costura” repleta de surpresas.

SERVIÇO

Espetáculo: João o Alfaiate – Um Herói Inusitado 

Data: 07 e 08 /11

Local: Teatro Brasília Shopping

Endereço : BL A – SCN Q5 – Asa Norte, Brasília – DF, 70715-900

Horários: Sábado às 16h e 18h , e Domingo às 16h

Ingressos: R$40 (Inteira) e R$20 (Meia)

À venda na bilheteria do teatro, sempre duas horas antes do espetáculo

Mais informações: (61) 2109-2122

Classificação: LIVRE

Duração: 50 minutos

Capacidade: 100 lugares

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado