fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Teatro e Dança

Espetáculo “Afeto” volta em curta temporada na Casa dos Quatro

A peça do Grupo Embaraça, que trata das afetividades em torno da mulher negra, tem sessões nos dias 13, 14 e 15 de dezembro

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Depois do sucesso das sessões nas unidades do Sesc e no Espaço Cultural Renato Russo, o espetáculo “Afeto” volta em curta temporada na Casa dos Quatro (708 Norte). De 13 a 15 de dezembro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo fazem uma reflexão sobre como o afeto construído a base de padrões embranquecidos molda a nossa sociedade.

“Vale a pena se fazer algumas perguntas como: Quantas(os) amigas(os) negras(os) você já tem ou teve? Quantas mulheres negras você namorou? Por quais você se apaixonou e assumiu relacionamentos? Como você trata mulheres negras que ocupam cargos de subserviência? Estas respostas dizem muito sobre como você manifesta suas afetividades para com estas mulheres, porque as construções do afeto permeiam nosso imaginário”, comenta Tuanny Araujo.

Para Fernanda Jacob, o espetáculo coloca no palco depoimentos pessoais, histórias esquecidas que precisam vir à tona. “Hoje, na nossa sociedade, falar sobre afeto, é despertar um sentimento de transformação e fortalecimento para que se encontre a luz dentro da sombra. Sabemos que nós, mulheres negras, vivemos em uma sociedade onde pouco se celebra nossas conquistas, imagina o que fazem com nossas dores?”, completa Fernanda.

Com provocações cênicas de Jonathan Andrade e vídeo mapping (projeções) de Mari Mira, “Afeto” conta com uma banda ao vivo em cena. Letícia Fialho (guitarra), Anne Caroline Vasconcelos, Larissa Umaytá e Yara Alvarenga (percussão) fazem a trilha sonora da peça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo Embaraça

O Grupo Embaraça surgiu em 2012, na Universidade de Brasília, quando atrizes negras se uniram para levar aos palcos questões étnico-raciais. Partindo de universos íntimos, o grupo constrói, de maneira autoral, sua dramaturgia. Dá voz às figuras e às histórias que são silenciadas e apagadas e traz à cena o reconhecimento e pertencimento da mulher negra na sociedade.

“Calamatraca”, “Pentes” e “Ramal 003” são os trabalhos anteriores do grupo que, atualmente, é formado por Fernanda Jacob e Tuanny Araujo.

Serviço

Espetáculo “Afeto” com o Grupo Embaraça

De 13 a 15 de dezembro. Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h, na Casa dos Quatro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

(708 Norte, Bl. F, Lj. 42; 3263-2167). Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). À venda no site https://www.sympla.com.br/afeto__722868 e pelos telefones 98127-8667 e 98269-8559. Informações: 98127-8667. Não recomendado para menores de 18 anos.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade