Menu
Teatro e Dança

Espaço Cultural Renato Russo recebe espetáculo “Cidade Sem Palavras”

Peça da “Trupe Trabalhe Essa Ideia” apresenta diferencial por ser traduzida simultaneamente para a língua dos sinais pelos próprios atores

Redação Jornal de Brasília

26/08/2019 13h32

Foto: Fernanda Resende

Em seu último final de semana, a peça Cidade Sem Palavras chega ao Espaço Cultural Renato Russo, na 508 sul. As apresentações acontecem no sábado (31/08) às 20h e no domingo (1/9) às 19h. Os ingressos custarão R$ 10 a meia entrada. Durante o mês de agosto as apresentações percorreram cidades do DF, passando pelo Plano Piloto, Taguatinga e Gama.

O espetáculo Cidade Sem Palavras é um convite a refletir sobre como nos comunicamos com quem está ao nosso lado na correria do dia a dia. A peça será exibida também na língua brasileira dos sinais, trazendo à tona a questão da inclusão e das dificuldades de adaptação de pessoas surdas a ambientes majoritariamente oralizados.

O dramaturgo do espetáculo, Gabriel Neves, comenta que uma das intenções do enredo é justamente provocar a reflexão aos espectadores de como eles andam se comunicando com amigos, parentes e colegas no seu dia a dia. “A vida das pessoas está cada dia mais corrida. A maior parte da população está sempre com pressa, sem tempo de olhar para os lados, olhar para o outro, escutar quem está ao lado. A peça convida a refletir sobre quais mensagem estamos passando para aqueles que amamos e para os que estão à nossa volta”.

Já para Fernando Martins, que auxiliou com a direção da peça, a tradução simultânea do espetáculo para a língua brasileira de sinais não é apenas inclusiva, mas, no contexto da história, faz as pessoas perceberam as dificuldades daqueles que se comunicam de forma diferente da maioria. “A maior parte das pessoas não para pra pensar em como é o mundo de alguém que não se comunica através da oralização. A gente está buscando chamar a atenção dos espectadores para outras formas de comunicação, ou para a falta dela”, completa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado