Menu
Teatro e Dança

Diretora teatral ministra workshop de imersão para atores em Brasília

Jordana Mascarenhas ministra o workshop de atuação dramatúrgica “A Mitologia do Corpo”, de 11 a 13 de outubro

Redação Jornal de Brasília

01/10/2019 14h39

A atriz, diretora e pesquisadora Jordana Mascarenhas ministra o workshop de atuação dramatúrgica “A Mitologia do Corpo”, de 11 a 13 de outubro. Voltado para atores e não atores, o curso de imersão explora histórias pessoais, que a professora define como “ocupação do espaço de fabulação, de dramaturgias intracorporais e de criação a partir dos encontros e afeto”. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (61) 98158-7173 ou pelo email [email protected].

 

A vivência prepara atores para facilitar o trabalho de construção de espaços. “Acredito que os processos criativos têm a ver com pulsão de vida. Desta forma, desenvolvi um dispositivo dramatúrgico vindo dessa pulsão, com o intuito de despertar os processos criativos, explica Jordana.

 

O workshop é desenvolvido para pessoas dispostas a entrar no universo imersivo de troca, coexistência e co-criação artística, ou seja “para todos os artistas que existem dentro de cada um”, nas palavras da professora.

 

Para a imersão artística proposta para o workshop, Jordana dividiu a vivência em etapas. A primeira delas é o “Encontro consigo”, que consiste na construção dramatúrgica e coloca os atores em um resgate de suas próprias mitologias. O objetivo é o despertar da dramaturgia intracorporal como dispositivos de criação, baseado no contato com memórias e afetos pessoais. 

 

O passo seguinte é o “Encontro com o eu artista”, calcado na criação e recriação de referências pessoais no campo de vivências. O terceiro momento da imersão é o “Encontro com o outro”, etapa em que são realizadas as apresentações com os alunos colocados em um espaço de apresentação que foi escolhido e organizado por ele próprio na etapa anterior. Nesta etapa, são feitas apresentações de cenas para um espectador de cada vez, em uma relação de emancipação e tocabilidade, instaurada no encontro.  

 

A última etapa do workshop, o “Encontro com o mundo”, é quando cada inscrito apresenta para todo o grupo do curso o material produzido. O momento é voltado à divisão de potencialidades e à união dos encontros realizados durante o workshop.

 

SERVIÇO:

Workshop “A Mitologia do Corpo”

De 11 a 13 de outubro

Na Unipaz (SMPW Quadra 8, Conjunto 2, Área Especial Granja do Ipê, Park Way)

Valor: R$ 620 (parcelamento no cartão de crédito em até cinco vezes com acréscimo)

Inscrições e informações: (61) 98158-7173 ou pelo email [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado