Menu
Entretenimento

Projeto traz repentistas e rappers ao Espaço Cultural de Samambaia

Oficinas, shows ao vivo, apresentações de teatro de animação, declamação de poesia e mostra de audiovisual acontecem em agosto

Redação Jornal de Brasília

19/08/2019 13h47

Foto: Vitor Mesquita

Nos dias 22, 24 e 31 de agosto, a Casa do Cantador e a Praça do Cidadão, em Ceilândia, e o Espaço Cultural Imaginário, de Samambaia, recebem expoentes das artes da palavra e exibição de filmes em sessões e apresentações gratuitas. Nos três dias de projeto, o público, estimado em 3 mil, poderá assistir a sete apresentações de duplas de repentistas e dois de rapper, quatro sessões de teatro de Mamulengo e quatro de cinema, além de declamações poéticas e oficina de rimas e poesia em Rap e Repente.

Com curadoria e produção executiva de Chico de Assis, referência no Repente em todo o Brasil, o projeto visa realçar a “Pegada Nordestina” presente no DF e no trabalho de artistas que fizeram história em Brasília. Assim sendo, “nossa ideia é promover o encontro da população com a poesia nordestina transversal e universalmente nas mais variadas linguagens artísticas que compõem a identidade da nossa região como o teatro, a música, o cinema e até o RAP”, detalha o curador.

Desde sua criação, as cidades do DF se desenvolveram muito, porém, o crescimento não foi acompanhado pela devida estruturação pública para possibilitar a prática e o acesso às manifestações culturais. “É de fundamental importância que a sociedade contemporânea resgate a memória artística de um povo e reflita sobre como os processos de transformação implicam em diversificação dos modos de fazer e transmitir saberes e ideais, como nas artes do Repente, do RAP e do Mamulengo”, ressalta Assis.

O Pegada Nordestina agrega artistas de Ceilândia e Samambaia: O rapper de projeção nacional RAPadura Xique Chico, nascido em Fortaleza, Ceará, e radicado em Samambaia desde 1993, e o mamulengueiro de Samambaia com trabalho consolidado Thiago de Francisco. Além de nomes de destaque do DF como o repentista brasiliense João Santana (único repentista profissionalizado não nascido no Nordeste e nove vezes, consecutivas, campeão em festivais regionais), a atriz e poeta Lília Diniz, e Chico Simões, do Mamulengo Presepada.

A mostra de audiovisual, com sessões no anfiteatro da Casa do Cantador, convida o público a assistir documentários e animações que versam sobre os gêneros de pegada nordestina. Antes de cada exibição, haverá uma apresentação de repentistas e ao final um bate-papo. Serão projetados os filmes “Cantoria na França”, “O Lobisomem e o Coronel”, “Tecendo o Repente”, “Recriando o Repente”, “O Rap pelo Rap”, “Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto”, “De Repente: Poetas de Rua”, “O Boi do Mamulengo” e “Mamulengo nas Linhas da Mão”.

Como legado, o Pegada Nordestina vai editar de um livreto de Cordel sobre as vertentes artísticas influenciadas pela poesia nordestina do Cordel e do Repente, a publicação será de 1.200 exemplares com distribuição gratuita. Realiza oficina de rimas e poesia em Rap e Repente, para aspirantes e mestres. E vai produzir um vídeo do projeto, com 5 min de duração, que ficará disponível no YouTube assim como no site do projeto. O site será criado com o propósito de ser mais um espaço de conhecimento e consulta.

 

SERVIÇO:

Dia: 22 de agosto no Espaço Cultural Imaginário, de Samambaia:

A partir das 20h: Apresentação da dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana; e sessões de Teatro de Bonecos com Mamulengo Fuzuê e Mamulengo Presepada

 

Dia: 24 de agosto na Casa do Cantador, em Ceilândia:

Das 15h às 18h: Oficina de “Rimas e Poesia em RAP e Repente”, com o rapper RAPadura Xique-Chico e os repentistas Chico de Assis e João Santana; e apresentações da dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana; do RAPadura Xique-Chico; e sessão de Teatro de Bonecos com Mamulengo Fuzuê.

 

Dia: 31 de agosto na Praça do Cidadão, em Ceilândia

A partir das 16h: Apresentação da dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana e do rapper RAPadura Xique-Chico, e sessão com Teatro de Bonecos Mamulengo Presepada.

 

Mostra de audiovisual na Casa do Cantador

Dias: 16/08, às 19h; 20/08, às 09h; 22/08, às 09h; e 23/08, às 15h.

A mostra tem alunos da rede pública de ensino como público principal e o agendamento deve ser feito através do site do projeto em pegadanordestina.com.br

Mediação dos bate-papos com os repentistas Chico de Assis, João Santana e Valdenor de Almeida.

 

Entrada franca, para todas as atividades.

Classificação indicativa: Livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado