Menu
Entretenimento

Projeto traz oportunidade de empreendedorismo para jovens do Distrito Federal e Entorno

Colaborador JBr

02/12/2016 10h08

Atualizada 02/01/2017 15h38

Foto: Divulgação

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Empreendimentos Criativos (LECria), com a iniciativa do Programa Jovem de Expressão gerido pelo Instituto Caixa Seguradora e pela Rede Urbana de Ações Socioculturais. Esta oportunidade é direcionada a jovens do Distrito Federal e Entorno com média de 18 a 29 anos. Os jovens devem ser integrantes de coletivos com mais de 2 membros. Podem ser apresentadas propostas de financiamento de projetos dos coletivos com investimento em produtos ou ações que possam gerar renda ou manutenção do grupo.

A inscrição pode ser feita até 31 de janeiro17 pelo  site http://ruas.org.br/lecria.html. Após a inscrição, serão selecionados 10 projetos que receberão apoio financeiro de R$ 10.000 cada um. Para receber o valor, o coletivo deve passar por processo de formação de 8 meses. Mais informações pelo email [email protected] ou pelos telefones 61 3224 0299 ou 3372 0957.

Quatro em cada 10 moradores de periferias e favelas desejam empreender. São dados da pesquisa do Instituto Data Popular. A pesquisa ouviu mais de dois mil moradores, em 63 favelas de nove regiões metropolitanas do País (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). O percentual mostrado na pesquisa – é de que 40% dos moradores das comunidades querem se tornar empreendedores – é superior inclusive à média nacional, de 23%.

Como dar o primeiro passo quando o assunto é primeiro emprego, currículos, experiências e empreendedorismo? Essa é a grande pergunta dos jovens criativos de periferia. Baseada na preocupação de contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos jovens com foco na cultura urbana, cultura popular, educação, meio ambiente, artes plásticas, artes cênicas, artes visuais, cinema, teatro, esportes, dentre outras, nasce a 1ª Rede Coletivos de Expressão. O objetivo é identificar, reconhecer, acompanhar e incentivar financeiramente projetos juvenis criativos pautados no acesso à cultura, defesa da igualdade social e de gênero, economia solidária e produção colaborativa.

Saiba mais sobre o LECria

Uma iniciativa do Programa Jovem de Expressão gerido pelo Instituto Caixa Seguradora e pela Rede Urbana de Ações Socioculturais, o Laboratório de Empreendimentos Criativos(LECria), tem como objetivo instigar ainda mais o empreendedorismo criativo na construção e ampliação da economia solidária entre a juventude, oportunizando a inclusão de novas formas de empreender nas artes, danças, música, comunicação entre outros nichos. O Laboratório Criativo é um lugar de experimentação e impulsionamento de novas formas de empreender. Em seu novo ciclo de atividades fomenta novas metodologias de formação empreendedora por meio do edital: 1ª Rede Coletivos de Expressão.

Dialogando

É uma rede de relacionamento onde quem detém experiências e conhecimentos, focados no empreendedorismo e na inclusão socioprodutiva, se dispõe a colaborar com jovens ativos e criativos que desejam empreender. Essa troca acontece por meio de palestras e cursos de curta duração e promove o fortalecimento das ações empreendedoras na comunidade.

A Incubadora

Funciona como uma maternidade de ideias e negócios para maximizar as chances de sucesso e emancipação do empreendimento incubado. Atende a demanda de jovens empreendedores que possuem ideias com potencial mercadológico e necessitam de apoio estratégico.

O Escritório compartilhado

Um escritório compartilhado entre profissionais de diversas áreas. Fornece a infraestrutura necessária de um escritório convencional permitindo ao empreendedor o foco exclusivamente no seu negócio. Um dos maiores benefícios de um espaço como esse, é o compartilhamento de valores e a geração da sinergia de vários talentos em troca de ideias experiências.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado