Menu
Entretenimento

Projeto Música + do CCBB promove encontros musicais nesta quarta (27) e quinta (28)

Arquivo Geral

26/07/2016 20h43

Foto: Daryan Dornelles

Com música e bate-papo, o projeto Música + revela como todo assunto, do mais prosaico ao mais complexo, serve como matéria-prima para o surgimento de uma canção. Mensalmente, até novembro, o Teatro 1 do CCBB Brasília receberá Zé Renato para mediar encontros no qual o cantor terá como convidados mais um músico e uma personalidade de diferentes áreas para discutir as infinitas possibilidades de diálogo entre música e temas diversos como cinema, culinária, humor, meio ambiente, televisão, carnaval, infância e política.

Nesta quarta (27), com participação do cantor e pesquisador de música brasileira Pedro Paulo Malta e do jornalista João Pimentel, o projeto abordará as relações da música popular brasileira com a política. Música e humor serão os temas desta quinta (28). Na ocasião, Zé Renato estará em companhia do sambista Pedro Miranda e do humorista Reinaldo Figueiredo.

Em cena, serão apresentadas composições emblemáticas da música popular que tenham em sua letra ou inspiração alguma conexão com a temática abordada em cada edição do projeto. Os participantes destacarão o contexto histórico e as curiosidades por trás dessas canções. “Serão conversas informais entremeadas por música, não descartando, inclusive, a participação do público”, conta Zé Renato.

Todas as edições serão às 19h30. A entrada custa R$ 20 e R$ 10 (meia).

PROGRAMAÇÃO DE JULHO

Quarta (27)
Música + Política
Zé Renato com Pedro Paulo Malta e João Pimentel
O comportamento político e social da vida brasileira nunca passou impunemente pelo olhar crítico e satírico do compositor popular. Os versos de Noel Rosa, por exemplo, não poupam munição ao perguntar no samba “Onde está a honestidade?”. Da voz do morro surgiu “Opinião”, o grito libertário de Zé Keti. E Chico Buarque, diante das desigualdades sociais do país, compôs “O meu guri”, entre outras.

Pedro Paulo Malta vem de uma família musical, com avó e tios instrumentistas. Cantor, jornalista e pesquisador de música brasileira, em especial, o samba, ele lançou mais de dez discos, como artista solo ou em parceria.

João Pimentel é repórter do jornal O Globo desde 1995 e há dez anos é repórter e crítico musical do Segundo Caderno. É autor do livro “Blocos – Uma história informal do carnaval de rua” (2002) e da fotobiografia de Jards Macalé na série “Álbum de retratos” (2007). Dirigiu com Marco Abujamra o filme “Jards Macalé – Um morcego na porta principal”, ganhador do Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio em 2009.

Quinta (28)
Música + Humor
Zé Renato com Pedro Miranda e Reinaldo Figueiredo
Fazer rir também é uma das funções da música popular brasileira. Noel Rosa, por exemplo, colocou algumas vezes sua refinada poesia a serviço do humor produzindo clássicos como “Gago apaixonado”. Outro ilustre representante da canção bem-humorada é Moreira da Silva.

Pedro Miranda é cantor e percussionista carioca com passagens por grupos que ajudaram a revitalizar o bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, como Cordão do Boitatá, Semente, Anjos da Lua e Pé de Moleque. O sambista participou do elenco do musical “Sassaricando – e o Rio inventou a marchinha” (2011), fez a direção musical do espetáculo “Clementina, cadê você?” (2013), além de ter lançado dois discos solo, “Coisa com coisa” (2006) e “Pimenteira” (2009). Seu terceiro álbum, “Samba original”, sairá em breve.

Reinaldo Figueiredo é membro do grupo Casseta & Planeta e criador da publicação de humor “O Planeta Diário”, ao lado de Hubert e Cláudio Paiva, em 1984. Atualmente também faz cartuns para a revista Jazz+ e toca contrabaixo no quinteto Companhia Estadual de Jazz.

A venda dos ingressos se iniciam dois domingos antes para os eventos da semana e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, ou pelo site web.upingressos.com.br

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado