Menu
Entretenimento

Prêmio Vera Brant abre edital para seleção de artistas do DF e Entorno

Arquivo Geral

04/01/2019 13h52

Foto: Ziza Gomes/Divulgação

Era uma sala onde se entrava sentindo-se abraçado, decorada com tapetes, plantas, esculturas, incontáveis pinturas penduradas nas paredes. Pessoas discutiam, animadamente, sobre variados temas; as vozes confundiam-se com a música e as gargalhadas ao fundo. Alguém tirou um violão e começou a tocar. Outro alguém se sentou ao piano e começou a acompanhar o violão. Uma terceira pessoa derrubou uísque no chão. Os presentes eram músicos, arquitetos, escritores, pintores, políticos, intelectuais.

A cena sinestésica não aconteceu no apartamento de Vinicius de Moraes, em Ipanema, em meados de 1950. Ela foi em Brasília, no Lago Sul, na casa de Vera Brant, e repetiu-se, assiduamente, por pouco mais de três décadas. As tais pessoas, que transitavam entre os ambientes interconectados da residência de Vera, projetada pelo arquiteto Zanine Caldas, eram figuras como a de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Glênio Bianchetti, Jorge Amado, Burle Marx, Celso Furtado, Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.

Verusca – assim chamada pelo amigo íntimo Darcy Ribeiro – foi um ícone na história da capital e do país. Sua personalidade era força, que emanava uma atmosfera alegre e fervorosa, reunindo em torno de si, como um campo magnético irresistível, os maiores nomes da formação sociocultural e histórica do país.

Mulher e mãe, Vera foi uma das pioneiras de uma Brasília ainda em construção, além de incentivadora e colecionadora ávida da produção artística visual de excelência da nova capital. A “querida e audaciosa menina”, assim chamada por Cora Coralina, empresta a força do seu nome para que o II° Prêmio Vera Brant possa identificar novos artistas de Brasília e do Entorno, e ajuda-los em sua busca por reconhecimento no cenário cultural desafiador dos dias atuais no Brasil.

II° Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea

O Prêmio Vera Brant surgiu em 2016 e foi concebido não só com o intuito de descobrir novos talentos na área da arte contemporânea, como também com o de destacar e incentivar a produção de obras de excelência feitas por artistas do DF e do Entorno.

O processo de realização do II° Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea é composto por etapas, sendo elas:

– Seleção dos artistas que participarão de uma residência artística;
– Residência artística de doze artistas selecionados na Casa Niemeyer, em colaboração com a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (CAL/UnB), com duração de dois meses;
– Residência artística em Barcelona, em parceria com o Centro de Arte e Cultura Espronceda;
– Exposição das obras criadas no período da residência na CAL/UnB;
– Entrega de dois troféus para importantes colaboradores das artes visuais no DF.

Fotos: Hugo Paiva/Divulgação

Seleção dos artistas

Com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), o Prêmio seleciona, por meio de edital, doze artistas de Brasília e do Entorno que participarão de uma residência artística durante dois meses. As inscrições para ser considerado para o II° Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea são gratuitas e devem ser realizadas no site . As inscrições devem ser feitas entre 04 de janeiro de 2019 e 25 de janeiro de 2019. A seleção será feita em 27 de janeiro de 2019.

São pré-requisitos para a participação dos artistas na seleção:

– Não ser representado(a) por nenhuma galeria comercial;
– Não ter realizado mais que duas exposições individuais;
– Não ter sido premiado(a) em prêmios nacionais e internacionais.

Residência na Casa Niemeyer

Dentre os artistas inscritos para participar do Prêmio Vera Brant, doze serão escolhidos para um programa de residência artística na Casa Niemeyer, por meio de parceria entre o Prêmio e a CAL/UnB. Ao longo de dois meses, entre 04 de fevereiro de 2019 e 05 de abril de 2019, os artistas serão acompanhados por cinco curadores, que devem supervisionar e ajudar no desenvolvimento de obras produzidas especificamente para a exposição de arte que finaliza o evento. Todosreceberão o mesmo prêmio financeiro.  Ao final da exposição, as obras serão doadas para a Secretaria de Cultura do DF.

Residência artística em Barcelona

Dos doze participantes da residência na CAL/UnB, um deles será selecionado para fazer residência artística em Barcelona, na Espanha, por um período de até cinco semanas, entre 25 de março de 2019 e 04 de abril de 2019, no Centro de Arte e Cultura Espronceda.

Ao final da residência no exterior, o artista fará uma exposição na galeria própria do Centro. O Centro de Arte e Cultura Espronceda foi fundado em 2013 e é um projeto inovador e contemporâneo de arte. Ele tem caráter internacional, multidisciplinar, e recebe artistas e curadores de todo o mundo que buscam desenvolver seu trabalho. Maiores informações podem ser encontradas no site do Centro, por meio do link http://www.espronceda.net/.

Curadores e júris

Integram a curadoria do II° Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea cinco membros, os quais são também júri na seleção dos inscritos, e estarão presentes na residência na CAL/UnB.

O curador geral é Rogério Carvalho, que, entre 2008 e 2016, foi curador dos Palácios da Alvorada e do Planalto. Rogério é também arquiteto, colecionador e proprietário da Galeria XXX. Já ocupou o cargo de Gerente Nacional de Bens Móveis e Integrados do IPHAN e foi o responsável pela restauração da Igreja Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como a Igrejinha, além do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada e da capela do mesmo.

Fotos: Foto: David Almeida/Divulgação e Hugo Paiva/Divulgação

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado