Menu
Entretenimento

Peça sobre a história da África circula por escolas do DF

Arquivo Geral

09/05/2018 14h02

Divulgação

Da Redação
[email protected]

A caravana formada pelo Circo Teatro Artetude e o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade desembarca para temporada nas escolas públicas do DF com o espetáculo Quilombo da Liberdade, Raízes. A montagem leva aos estudantes aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, os alunos reflitam sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira. As apresentações são todas gratuitas.

Por meio de cantos e danças da capoeira, com pitadas de circo e poesia, a montagem aborda temas como agressões em ambiente escolar, machismo e racismo. De acordo com o diretor da peça, Ankomarcio Saúde, as crianças e os jovens sempre se identificam com a música e os movimentos da capoeira, e que isso amplia o olhar sobre as referências da cultura africana na construção da própria identidade. “Acreditamos que diante do aumento da violência nas periferias do DF é fundamental que a comunidade escolar contribua com seu olhar sobre as causas e consequências do envolvimento de jovens e crianças com o álcool, as drogas”, disse. “Até onde os ônibus lotados de hoje não são os navios negreiros de ontem, e as favelas quilombos urbanos?”, provoca o diretor da peça.

Na primeira temporada, a montagem percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

O espetáculo leva aos jovens mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas. “Uma fusão em que a beleza dos movimentos junto a plástica do figurino prende a atenção de todos os alunos para aprenderem sobre a história negra do país como processo formador de nossa identidade”, explica Ankomarcio.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

O projeto tem como idealizador o Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentraliza a produção e apresentação de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal”, diz o capoeirista em defesa de suas tradições.

Saiba Mais

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 1980 a 1990, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Circo Teatro Artetude

O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para um mundo novo e sustentável. Formado pelos Irmãos Saúde, Ankomarcio e Ruiberdan, a trupe estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. Com 15 anos de existência, conta com quatro espetáculos consagrados: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades). Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como Sesc Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo(Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros.

Programação das apresentações:

Candangolândia

09/05
Local: Centro de Ensino Médio Júlia Kubitcheck
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

Riacho Fundo I

11/05
Local: Centro de Ensino Médio 1
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

14/05
Local: Escola Classe Verde
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

16/05
Local: Centro Educacional 2
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

Núcleo Bandeirante

17/05
Local: Centro Educacional Vargem Bonita (Parkway)
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

28/05
Local: Escola Classe Ipê
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado