Menu
Entretenimento

Peça “O Silêncio do Mundo: Velejando em Solitário” estreia em formato virtual

O espetáculo está disponível até 11 de outubro. A direção é de Iberê Carvalho e Larissa Mauro. Em cena, a atriz Juana Miranda, que também é a idealizadora da peça

Agência UniCeub

01/10/2020 14h55

Espetáculo teve estreia em 2016 e foi bem recebido por crítica e público. Foto: Diego Bresani/Divulgação

Bruna Alessandra Rossi
Jornal de Brasília/Agência UniCeub

A história que dá vida ao espetáculo O Silêncio do Mundo – Velejando em Solitário é sobre uma mulher que decide dar uma volta ao mundo em um barco a vela. Sozinha, portando mapas e livros, ela desbrava as águas e seus pensamentos, confrontando ondas e medos. O acesso é via internet e a contribuição é voluntária. O espetáculo está disponível até 11 de outubro. A direção é de Iberê Carvalho e Larissa Mauro. Em cena, a atriz Juana Miranda, que também é a idealizadora da peça.

“Um espetáculo que envolve o espectador, tem um aspecto de encantamento com o artístico, com a magia do palco. Houve a vontade de unir, dentro da dança, o teatro e o cinema de forma a ser mais emocionante”.

A personagem é uma mulher de classe média que decide largar sua rotina de conforto e um bom emprego para velejar sozinha durante meses. Em uma mistura de medo e coragem, felicidade e melancolia, ela chega a seu limite físico e emocional e decide desistir de tudo. Mas, já é tarde. Regressar é o caminho mais longo. Face a face com o seu eu interior, sentindo solidão, medo e angústia, a aventura mostra a ela a possibilidade de seguir em uma jornada de encontro consigo mesma.

“É uma personagem que se cansa dessa coisa de almoçar no computador, virar madrugadas trabalhando e resolve sair pelo mundo em busca de ter um tempo para ele mesmo, acaba atingindo a todos”, diz a atriz.

A peça, produzida no Distrito Federal, estreou no ano de 2016, no CCBB Brasília, e foi sucesso de público na época. Com um pano cinematográfico, a obra teve várias câmeras, ângulos e, devido à filmagem, ganhará agora a internet em tempos de pandemia.

“Fizemos uma gravação ao vivo, usando quatro câmeras na época (2016), no CCBB Brasília. Bons tempos, onde o público podia conferir presencialmente. Foi essa gravação em um cenário impactante que deu vida à produção que agora está disponível na versão on-line”, diz Miranda. Ela ainda disse que, a versão disponível na internet foi editada a fim de que fosse uma experiência para assistir de casa.

A atriz Juana Miranda interpreta personagem que resolve mudar de vida e vai velejar. Foto: Diego Bresani/Divulgação

Com uma mistura de cinema, dança contemporânea e teatro, a produção possui coreografias dirigidas por Jana Marques que mostram a rotina do personagem e dão movimento aos elementos de cena. A obra visa, ainda, destacar o protagonismo feminino por meio de uma mulher corajosa. “São pouquíssimas as mulheres, no mundo inteiro, que tomaram a frente de uma aventura como essa e deram a volta ao mundo”, conta Juana, que escolheu o tema da peça não por acaso.

Em 2015, quando o projeto estava em andamento, a equipe teve o conhecimento de que a primeira mulher brasileira, Izabel Pimentel, havia finalizado uma volta ao mundo sozinha, em 2014. Foi quando o grupo teve, então, contato com outras mulheres velejadoras que fizeram trechos solitários, como Christina Amaral.

“E não é só uma aventura. Falamos também de conhecimentos sobre o mar, de navegação, astronomia, cartas náuticas, ventos, nós de marinheiros e até de como montar um barco”, explica Juana Miranda.

Quem assistir poderá se impressionar com o cenário montado por Maíra Carvalho. Um barco de 8x4m, com uma vela de quatro metros e uma estrutura que balança, compõem o arranjo de água montado no CCBB, em 2016.

Também em 2016, a peça participou do Prêmio SESC de Teatro Candango, em que ganhou Melhor Iluminação, de Marcelo Augusto. Segundo ele, no espetáculo, houve um casamento de cenário, som, luz, direção e interpretação. Marcelo complementou que “a luz enfatizou a morosidade, essa coisa cíclica, com o tempo dilatado, rotineira e, ao mesmo tempo, trouxe as realidades de mar, escuridão profunda e o oceano sem iluminação da lua, mas somente das estrelas, e do pôr-do-sol que invade a água e traz esses reflexos”.

Serviço: Espetáculo O SILÊNCIO DO MUNDO – VELEJANDO EM SOLITÁRIO estreia na internet

Até dia 11 de outubro de 2020.

Link da peça disponibilizado em https://pag.ae/7WpEAbtes.

O valor para contribuição é voluntário.

Informações: Instagram @nucleodepesquisadacena

Não recomendado para menores de 12 anos.

Ficha técnica:

Idealização e interpretação: Juana Miranda

Direção: Iberê Carvalho e Larissa Mauro

Textos: Renata Mizrahi

Coreografias: Jana Marques

Cenografia: Maíra Carvalho

Figurino: Bianca Garcia

Trilha sonora: Sascha Kratz e Rafael Maklon

Iluminação: Marcelo Augusto

Fotos: Diego Bresani

Design gráfico: Bárbara Miranda

Duração: 1 hora

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado