Siga o Jornal de Brasília

Entretenimento

Paisagista Burle Marx mostra lado artista plástico em exposição na capital

Publicado

em

Publicidade

Roberto Burle Marx ganha exposição no Pé Palito Antiquário & Arte do Shopping Iguatemi de hoje a 8 de dezembro. A mostra reúne 45 gravuras do artista, sendo 2 em ponta seca (técnica utilizada na gravura em metal que consiste num processo, onde se desenha riscando com uma ponta de aço, diretamente na placa de metal) e 43 litografias (impressão que utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e substâncias gordurosas).

Roberto Burle Marx foi artista plástico em diversas linguagens e paisagista brasileiro, autor de mais de 3 mil projetos de paisagismo, dentre eles os jardins do Palácio do Itamaraty, Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça, Palácio do Jaburu, Teatro Nacional, Tribunal de Contas da União, Praça das Fontes (Parque da Cidade) e Praça dos Cristais (no Setor Militar Urbano). Ele também foi responsável pelo paisagismo da Superquadra 308 Sul, além das áreas verdes das embaixadas da Alemanha, dos Estados Unidos, do Irã e da Bélgica.

Roberto Burle Marx em seu ateliê, no ano de 1980 (Crédito: Tyba)

Para Burle Marx, seus jardins e suas produções plásticas dialogavam de modo a não haver diferenças estéticas entre objeto-pintura e objeto-paisagem, mudando apenas os meios de expressões. O estudo da paisagem natural brasileira é um elemento fundamental em suas produções, assim como a preocupação com o uso das nossas cores. O artista incorpora soluções formais do cubismo em justaposição ao abstracionismo, onde a cor é associada ao desenho, que se sobrepõe e estrutura a composição das obras.

Serviço:
Em cartaz até 8 de dezembro

Onde: Pé Palito Antiquário & Arte do Shopping Iguatemi (Lago Norte)
Visitação de segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo 14h às 20h
Entrada franca
Informações: 3326-8360
Classificação livre


Você pode gostar
Publicidade