Menu
Entretenimento

Noite de shows mostra talentos de jovens brasilienses

Colaborador JBr

06/06/2016 17h50

Divulgação

A segunda noite da temporada do Coletivo Do Quadrado, no projeto Terças no Garagem, vai dar a noção de como não param de brotar novos talentos no Distrito Federal. O público vai poder apreciar a pesquisa sonora e o violão harmonioso de Gabriel Strauss, o bandolim de mil possibilidades de Victor Angeleas, a multi-instrumentista Thabata Lorena e a irreverência do performer Vanderlei Costa. Os espetáculos começam, nesta terça-feira (7), às 19h30, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul).

Sobre o projeto

O “Coletivo Do Quadrado” foi criado no começo de 2015 por um grupo de artistas decididos a levar ao público o melhor da música autoral do Distrito Federal. Com o apoio do SESC-DF, que pela terceira vez cede o Teatro Garagem para os espetáculos, o coletivo abre o seu palco e convida artistas de grande talento, de diferentes estilos e cidades, dando a eles a oportunidade de mostrarem o seu trabalho, no momento em que é cada vez mais reduzido o espaço para apresentações musicais no DF.

As rodadas de espetáculos do Coletivo Do Quadrado já fazem parte do calendário dos apreciadores da boa música. São shows de grande beleza que encantam o público e confirmam a vocação do Distrito Federal como celeiro de uma produção musical de altíssimo nível. Nesta temporada, os shows vão acontecer também nos dias 14 e 21.

Gabriel Strauss

A noite de terça-feira vai começar com o show de Gabriel Strauss, violonista, compositor e artista plástico nascido e criado em Brasília. Suas composições misturam as linguagens erudita e popular de diferentes períodos e nacionalidades, mas dedicam mais espaço à música brasileira. Nesse show ele pretende mostrar o melhor dos oito anos de sua trajetória como compositor e experimentador.

Na sequência o público vai assistir à intervenção teatral do performer e figurinista Vanderlei Costa, que apresentará o monólogo “Recital com Pompas”, com texto do poeta Yonaré. Em seguida mais música com o virtuosismo do bandolinista Victor Angeleas, conhecido por explorar as diferentes sonoridades do instrumento. Suas obras dialogam com diversos ritmos brasileiros, como o choro, o samba, o frevo, o baião e a valsa, além de apresentarem influências da improvisção do jazz e das linhas composicionais da música erudita. No show ele vai apresentar composições próprias e parcerias com compositores do DF.

Thábata Lorena

Depois o clima vai esquentar com a cantora, compositora e multi-instrumentista Thábata Lorena, que preparou um show crítico, poético, “pesado e ao mesmo tempo aveludado”, e muito dançante. Na sua música, rimas do rap abordam o empoderamento das pessoas negras e se somam à poesia de ladainhas, emboladas, cocos e aboios. Em seu primeiro álbum autoral – “Novidades Ancestrais”, lançado em 2013 – a força da negritude, do feminino e das raízes afro brasileiras são exaltadas num trabalho híbrido e equilibrado. No momento ela se prepara para a gravação do DVD “Novidades Ancestrais”.

Confira a programação

7 de junho
– Gabriel Strauss
– Vanderlei Costa
– Victor Angeleas
– Thábata Lorena

14 de junho
– Fabrício Santana
– Cacá Pereira
– Talo De Mamona
– Coletivo Calcanhar de Aquiles
– As Caixeiras Cia. de Bonecas

21 de junho
– Roda de Autoras com Gabriela Tunes, Turbanas, Mariana Baeta, Gisa Pithan, Maíra Oliveira e Teresa Lopes

Serviço

Data: de 7 a 21 de junho
Hora: 19h30
Local: Teatro Sesc Garagem (913 sul), Brasília/DF
Ingresso: R$ 10 (meia entrada)
Informações: (61) 99901-9887
Classificação indicativa 14 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado