Siga o Jornal de Brasília

Música

A Universal Music Group lidera as indicações das principais categorias do Grammy Latino 2019

Universal Music Brasil também lidera em número de indicações nas categorias de língua portuguesa

Publicado

em

Publicidade

Na manhã de hoje (24), a Academia Latina da Gravação™ anunciou os indicados ao 20ª Latin GRAMMY®, homenagem internacional que celebra a excelência da música latina e dos profissionais da indústria da música. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 14 de novembro, em Las Vegas, Estados Unidos.

 

Na edição deste ano, a Universal Music Group conta com o maior número de artistas indicados nas principais categorias (gravação, música, álbum, artista revelação) e ainda lidera nas categorias regionais mexicana e de língua portuguesa. Além disso, os produtores exclusivos Andrés Torres e Mauricio Rengifo foram nomeados na categoria “Produtor do Ano”.

 

Nomes importantes da cena musical latina estão concorrendo, como J Balvin, Luis Fonsi, Alejandro Sanz, Sebastián Yatra, Andrés Calamaro, Christian Nodal, Daddy Yankee, Juanes, Juan Luis Guerra, Greeicy, Aitana, Cami, Morat, Mon Laferte e os brasileiros Tiago Iorc, Paula Fernandes, ANAVITÓRIA, Mahmundi e As Bahias e a Cozinha Mineira, que compõem o cast da Universal Music Group.

 

O cantor espanhol Alejandro Sanz é o maior indicado desta edição, concorrendo em oito categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop” por “#El Disco”. Já o cantor Luis Fonsi disputa na categoria “Álbum do Ano”, com “Vida”. O dominicano Juan Luis Guerra foi indicado em quatro categorias, dentre as quais “Gravação do Ano”, por “Kitipun”. Andrés Calamaro também concorre em quatro categorias, entre elas a de “Melhor Álbum de Pop / Rock”, por “Cargar La Suerte”.

 

O cantor e compositor colombiano e filantropo, Juanes além de receber três indicações ao prêmio, é o grande homenageado desta edição como “Person Of The Year”.  A homenagem é concedida a músicos de herança ibero-americana por suas realizações artísticas na música latina e por seus esforços humanitários. Já receberam esse reconhecimento Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marc Anthony, Plácido Domingo, Emilio Estefan, Glória Estefan, Vicente Fernández, Julio Iglesias, Carlos Santana, Alejandro Sanz e Shakira, entre outros. Juanes foi nomeado duas vezes na categoria “Gravação do Ano”, pelas canções “La Plata” e “Querer Mejor” .

 

O cantor Sebastián Yatra também está indicado em três categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo”, por “Fantasía”. O cantor e compositor mexicano Christian Nodal concorre com o álbum “Ahora”, na categoria “Melhor Álbum de Música Rancheira” e em mais duas categorias. Já o cantor colombiano J Balvin concorre com duas canções, “Caliente” e “Con Altura” na categoria “Melhor Canção Urban”.

 

Com a música “Con Calma”, o cantor porto-riquenho Daddy Yankee disputa na categoria “Melhor Fusão / Interpretação Urbana”. A banda mexicana Morat foi indicada na categoria “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo” pelo álbum “Balas Perdidas”. A cantora Mon Laferte concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Alternativa”, com “Norma”. E as cantoras Aitana, Greeicy e Cami estão concorrendo na categoria “Artista Revelação”.

 

Entre os artistas brasileiros indicados o destaque da premiação é o cantor Tiago Iorc, que concorre em duas categorias: “Canção do Ano”, com a música “Desconstrução”, na qual concorre junto a outros artistas latinos, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”. Já na categoria de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” foram indicados o duo ANAVITÓRIA, com “O Tempo É Agora”, o trio As Bahias e a Cozinha Mineira, com o álbum “Tarântula”, e Mahmundi, com “Para Dias Ruins”. A cantora Paula Fernandes foi indicada pelo álbum “Hora Certa”, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”.

 

A Universal Music Christian Group também está concorrendo na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Português”. A cantora Adriana Arydes concorre com o álbum “Sagrado”, lançado em julho de 2018, o cantor e compositor Eli Soares disputa na mesma categoria com o álbum  “360 Graus”, lançado em abril deste ano, enquanto o grupo Preto no Branco concorre com o álbum “Preto no Branco 3”, apresentado em março deste ano.

Confira a lista com todos os indicados em: https://www.latingrammy.com/es.


Você pode gostar
Publicidade