Menu
Entretenimento

MPB e música clássica de qualidade de graça na capital

Arquivo Geral

23/11/2016 7h00

Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

Composições dos mestres Villa-Lobos, Mendelssohn, Antônio Carlos Jobim, entres outros nomes, vão invadir a capital federal esta noite. O projeto Turnê Bancorbrás leva concertos gratuitos de música clássica e MPB a Goiânia, Belo Horizonte e João Pessoa, após a estreia, hoje, em Brasília.

Realizado pela primeira vez em parceira com a Sociedade de Concertos de Brasília (SCB), o projeto visa criar oportunidade para o público prestigiar concertos de música clássica e música popular brasileira de forma gratuita. A estreia acontece no Teatro Plínio Marcos, na Funarte (Eixo Monumental), às 20h.

De acordo com o maestro da Orquestra Sociedade de Concertos de Brasília, Osvaldo Ferreira, que também é curador da turnê, o repertório contempla uma mistura de melodias. “O repertório clássico é infinito. Nossa escolha se baseou em fazer um mix que vai do gênero erudito puro à MPB, para atingir um público bem variado”, explica.
Segundo ele, apresentar desde clássicos europeus até compositores brasileiros é uma forma de aproximar as pessoas da música erudita.

O maestro português Osvaldo Ferreira também conta que essa é uma iniciativa importante para difundir o gênero na cidade. “Brasília tem pouco espaço para a música erudita e projetos como esse ajudam a incentivar esse tipo de trabalho”, destaca.
Para ele, é preciso dar mais visibilidade e atenção para a produção cultural erudita da capital.

Nesse sentido, a Sociedade de Concertos de Brasília foi criada há 1 ano e meio, com a intenção de promover o trabalho dos músicos da cidade. O maestro é também diretor artístico da orquestra e acredita que a Turnê Bancorbrás vai apresentar a orquestra para algumas capitais do País. “Estamos muito empolgados com a ideia de levar música erudita para outras cidades”, afirma.

Amanhã, é a vez do público de Goiânia receber a Orquestra no Teatro Ateneu; no sábado os músicos vão estar em Belo Horizonte , na Sala Minas Gerais; e no dia 27 o espetáculo acontece em João Pessoa, encerrando a programação, no Teatro José Siqueira.

Serviço:

Turnê Bancorbrás

  • Hoje, às 20h. No Teatro Plínio Marcos da Funarte (Eixo Monumental). Entrada franca. Local sujeito á lotação. Informações: scbrasilia.com.br. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado