Menu
Entretenimento

Mostra do artista plástico português VHILS chega à capital

Arquivo Geral

08/01/2019 10h00

Atualizada 09/01/2019 16h22

Incisão, do artista Vhils. Foto: André Santos/Divulgação

Pollyana Fonseca
[email protected]

A exposição Incisão, do artista plástico português Alexandre Farto, mais conhecido como VHILS, chega à Caixa Cultural Brasília a partir deste sábado (12). Famoso por alterar paisagens urbanas, o artista exibe suas técnicas preferidas (corte, subtração e descasque da superfície) para criar um plano de contraste como ponto de partida para explorar a noção de construção e reconstrução. A visitação ao público é aberta no domingo (13) e segue até 3 de março, de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita.

Além das obras, a mostra traz exposição de portas antigas, sendo 13 delas cravadas à mão e outras quatro coletivamente entre Farto e índios da Aldeia Araçaí, no Paraná, um grande painel composto de 18 fotos (45×30) formando uma tela em backlight, vídeos de ações artísticas e do processo de execução da sua técnica e textos.

Predominam na exibição elementos em madeira resgatados do meio urbano para projetar uma cidade simbólica, com várias camadas e diversos planos de leitura, habitada por personagens da realidade urbana.

Farto afirma que sua poesia visual exprime uma reflexão sobre os temas da identidade, interação entre comunidades humanas e sobrevivência no caos do mundo contemporâneo. Segundo ele, um olhar particular que nasce das influências que vivenciou, na infância, em meio às transformações decorrentes do intenso desenvolvimento urbano ocorridas em Portugal nas décadas de 1980 e 1990.

Começo no grafite

Alexandre Farto cresceu próximo do Seixal, na margem sul do Tejo, e iniciou no grafite por volta dos 13 anos. Ele o considera uma ferramenta poderosa que lhe permitia aliar uma atividade plena de risco e adrenalina à expressão estética e interação com o meio urbano. Em 2007, mudou-se para Londres para estudar na Central Saint Martins College of Art and Design. Hoje é considerado um importante nome da street art mundial, tendo se apresentado ao lado de nomes como Banksy.

Serviço

Incisão, Alexandre Farto vulgo VHILS
Local: Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz)
Visitação: 12 de janeiro (abertura), às 18h, com a presença do artista, e 13 de janeiro a 3 de março de 2019, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Classificação livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado