Menu
Entretenimento

Matheus Nachtergaele apresenta “Processo de Conscerto do Desejo”

Arquivo Geral

02/06/2016 3h34

O ator Matheus Nachtergaele chega a Brasília com a montagem “Processo de Conscerto do Desejo”, nos dias 3 a 5 de junho, no Teatro Funarte Plínio Marcos. Escrito com ‘S’ e ‘C’ mesmo, em uma junção das palavras conserto e concerto, o ator declama os poemas da mãe em primeira pessoa e, acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), relembra algumas das músicas de que ela gostava. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”, explica.

O espetáculo que nasceu a partir de uma leitura dos poemas de Maria Cecília no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, em julho de 2015, vem conquistando plateias por onde passa, como no último sábado (14/05), quando o ator foi aclamado em duas sessões realizadas na Igreja da Matriz, no festival Tiradentes em cena.

“Processo de Conscerto do Desejo” estreou novembro de 2015 no Rio de Janeiro, onde teve três concorridas temporadas nos teatros Poeirinha e Sérgio Porto, abriu o Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, em janeiro de 2016, foi apresentado no Festival de Teatro de Curitiba e participou do festival Gamboavista (RJ). Na cidade de São Paulo, cumpriu temporada esgotada no Sesc Pompéia, de 7 de abril a 1 de maio.

Matheus Nachtergaele era um bebê de apenas três meses quando perdeu a mãe, em 1968. Ao ler seus poemas, já em sua adolescência, sentiu como se a mãe falasse com ele e são estes textos que leva agora ao palco, em um recital. “Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito”, diz Nachtergaele.

A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

Serviço

Data: 03 a 05 de Junho

Hora: sexta e sábado 21h, domingo 20h

Local: Teatro Funarte Plínio Marcos – Brasília/DF

Ingressos:  R$ 20 (meia entrada)

Informações: (61) 3242-2415

Classificação Indicartiva 16 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado