Menu
Cinema

Lobo Fest: Curtas nacionais e internacionais invadem Cine Brasília

Arquivo Geral

27/11/2018 9h30

Curta goiano Me Balance Suavemente, Me Balance Agora, de Érico José

Com tema “Cinema do Presente”, o Lobo FestFestival Internacional de Filmes realiza sua 10ª edição entre 27 de novembro e 4 de dezembro no Cine Brasília. O evento brasiliense foca sua lente no formato curta-metragem, com uma seleção variada que privilegia as novas linguagens e experimentações audiovisuais para potencializar o conteúdo produzido fora do circuito comercial. Toda a programação é gratuita, com patrocínio e apresentação do Banco do Brasil.

O festival conta com mais de 200 produções cinematográficas de 53 nacionalidades dos cinco continentes, incluindo expoentes das produções nacionais e cinematografias de nações que ainda não tem o reconhecimento internacional do seu mercado audiovisual. Em 2018, a programação do Lobo Fest está dividida em mostra competitiva nacional e internacional, que conta com curtas premiados recentemente em festivais de renome como Cannes, Locarno, Clermont-Ferrand e Annecy, com produções concorrendo a troféus do festival e prêmios (categorias e prêmios abaixo).

Temáticas

Além das competições, somam-se as mostras e exibições temáticas: Lobinho, Meu pé de laranja lima, e De boa na lagoa, voltados para crianças; Cinema, Presente! e Radar, em sintonia com o que está pulsando no mundo de hoje; Do outro lado do espelho, com filmes dirigidos por mulheres; Lobo Azul, pensado especialmente para jovens que se enquadram no espectro autista; Segredo dos seus olhos, com sessões com audiodescrição, para contemplar o público cego; E por falar em saudade, com temáticas e personagens idosos e, para completar, uma mostra em homenagem à cineasta ucraniana Kira Muratova, falecida aos 83 anos em junho passado – uma realizadora ousada, de filmes avant garde, pouco conhecida, mas autora de uma obra perene.

A curadoria leva a assinatura dos produtores do Lobo Fest, Josiane Osório e Ulisses de Freitas, e dos professores Érika Bauer e Ciro Inácio Marcondes, os críticos de cinema Gustavo Menezes e Fábio Krispin e o produtor audiovisual Rodrigo Martins (responsável pela seleção dos curtíssimos). A equipe se debruçou sobre um universo de aproximadamente 4 mil filmes inscritos.

Para chegar até os selecionados, a equipe percorreu as programações de importantes eventos cinematográficos, como Annecy, Clermont-Ferrand, Doc Lisboa, Sundance e os festivais de Havana, Oberhausen, Bruxelas, Santiago de Compostela, Vila do Conde, Toronto e Fespaco (Burquina Faso), inclusive viajando para acompanhar presencialmente os eventos internacionais. “Para nós, o curta-metragem não é apenas uma etapa para a posterior realização de longas, mas um formato contundente e autossuficiente”, comenta Josiane.

Entre os olhares e sentimentos apresentados nos filmes estão criações engajadas e contemplativas sobre a sociedade e suas nuances, produções realistas ou oníricas, dramas, filmes de gênero, documentários e animações, sendo boa parte delas, assinada por mulheres, com diversificadas representações, anseios e visões de mundo. “Temos muitas produções de jovens cineastas, o que traz um frescor para a programação”, aponta Ulisses de Freiras.

Conhecido anteriormente como Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, o Lobo Fest, a partir de 2017, ampliou seu escopo com o objetivo de apresentar ao público um abrangente e diversificado panorama do cinema contemporâneo. Hoje contempla também filmes mais longos, além do formato curtíssimo, e, desde então, trocou de nome e adotou o lobo guará como mascote, um animal típico do Cerrado (em risco de extinção) conhecido por espalhar frutos em suas andanças, um símbolo de resistência e disseminação de conteúdo.

Atrações musicais

A noite de abertura, no dia 27, conta com apresentação especial do parisiente Vicent Moon, com uma versão musical ao vivo do seu longa-metragem Híbridos, Os Espíritos do Brasil, um projeto desenvolvido com Priscilla Telmon ao longo dos últimos quatro anos, retratando diversas manifestações religiosas no país, desde crenças afro-brasileiras até o Santo Daime, Espiritismo e outros.

Após a sessão, a banda A Engrenagem comanda a trilha sonora da abertura com uma animada junção instrumental de jazz e música brasileira.

Na sexta-feira, 30, a banda brasiliense O Tarot celebra o fim de semana com músicas autorais do primeiro álbum “A ilha de vidro”, além de clássicos da MPB. No sábado, 1 de dezembro, a banda Consuelo toca referências do folclore brasileiro com pegada de rock e tons de misticismo. A programação de bandas termina na terça-feira, 4, com o projeto Som de Papel, que promove o encontro do percussionista e artesão Juraci Moura com o violonista e compositor Cesar de Paula.  novo trabalho reelabora composições autorais dos álbuns “Sambeat” e “Labirinto Líquido”, de Cesar de Paula, inspirando novas canções a partir da proposta percussiva e orgânica, percorrendo as heranças culturais afro-brasileiras. São batuques, afoxés, sambas e cirandas executados pela dupla.

Entre a cena eletrônica do festival, a DJ Donna comanda a programação de quarta-feira, 28. No dia 29, é a vez do DJ Pequi, com o casamento entre ritmos brasileiros e afrolatinos. O DJ Barata, um dos fundadores do Coletivo Criolina, comanda o som do Lobo Fest no domingo, 2 de dezembro, e o DJ Palito comanda a pick-up nos intervalos das sessões na segunda-feira, 3.

Ações paralelas

Nesta edição, o festival estreia seu ambiente de mercado, o Lobo Lab, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), com atividades para profissionais do audiovisual, como oficinas, palestras, aulas abertas e rodadas de negócios para possibilitar a distribuição de novos curtas, longas e séries.

Antes do Lobo Fest chegar ao Cine Brasília, uma série de atividades foi realizada antecipando sua 10ª edição: como sessões em estações do metrô; em escolas de Sobradinho, Paranoá, Planaltina, São Sebastião e Recanto das Emas; quatro oficinas gratuitas de formação técnica com profissionais do audiovisual; uma masterclass sobre direção de fotografia com o cineasta uruguaio radicado no Brasil César Charlone; e a mostra Sou África – Cinema africano do presente, que ocupou o cinema do CCBB Brasília entre 2 e 7 de outubro.

Em paralelo ao festival, também no CCBB, a exposição Cândido de Faria – Um Brasileiro em Paris exibe, até 30 de dezembro, cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica Phaté, entre 1902 e 1911.

E, a partir de dezembro, o Lobo Fest continua em versão compacta, com uma circulação por cidades do Distrito Federal e, na sequência, por Salvador, Aracaju, João Pessoa e Goiânia.

Programação – Cine Brasília

27 de novembro (terça-feira)

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 1

21h: Apresentação musical: Banda Engrenagem

28 de novembro (quarta-feira)

10h: Mostra Infantil Lobinho

15h: Mostra Especial E por falar em saudade

17h: Mostra Radar – Programa 1

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 1

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 2

21h30: DJ Donna

29 de novembro (quinta-feira)

10h: Mostra Infantojuvenil Meu Pé de Laranja Lima – Programa 1

15h: Mostra Cinema, Presente!

17h: Mostra Radar – Programa 2

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 2

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 3

21h30: DJ Pequi

30 de novembro (sexta-feira)

10h: Mostra Juvenil De boa na lagoa

15h: Mostra Especial Lobo Azul

17h: Mostra Do Outro Lado do Espelho – Programa 1

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 3

19h: Lançamento do livro Esse negócio de cinema, de Josiane Osório

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 4

21h30: Mostra Competitiva Internacional de Curtíssimos – Programa 1

22h30: Apresentação musical: banda O Tarot

1º de dezembro (sábado)

10h: Mostra Infantil Lobinho (reprise)

11h: Mostra Infantojuvenil Meu Pé de Laranja Lima – Programa 1 (reprise)

15h: Mostra Competitiva de Curtíssimos de Animação – Programa 1

16h30: Mostra Kira Muratova – Programa 1

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 4

19h: Lançamento do livro Cândido de Faria – Um ilustrador sergipano das artes aplicadas, de Germana Araújo

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 5

21h30: Mostra Competitiva Internacional de Curtíssimos – Programa 2

22h30: Apresentação musical: banda Consuelo

2 de dezembro (domingo)

10h: Mostra Especial Lobo Azul (reprise)

11h: Mostra Juvenil De boa na lagoa (reprise)

15h: Mostra Do Outro Lado do Espelho – Programa 2

16h30: Mostra Kira Muratova – Programa 2

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 5

19h: Lançamento do livro Os filmes da sua vida têm muito mais para contar, de Pablo Villaça

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 6

21h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtíssimos

22h30: DJ Barata

3 de dezembro (segunda-feira)

10h: Mostra Infantojuvenil Meu Pé de Laranja Lima – Programa 2

15h: Mostra Especial O segredo dos seus olhos

18h30: Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens – Programa 6

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 7

21h30: DJ Palito

4 de dezembro (terça-feira)

20h: Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens – Programa 8

21h30: Premiação

22h30: Apresentação musical: banda Som de Papel

PREMIAÇÕES LOBO FEST 2018

Resultado e entrega de troféus: 4 de dezembro, às 21h30

Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens

Melhor filme de Brasília – júri oficial: troféu + Prêmio Movie Center DF no valor R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação e maquinaria (concedido para produção de um curta-metragem a ser apresentado na 11º Lobo Fest).

Melhor filme – júri oficial: troféu + Prêmio DOTCINE (finalização para curta-metragem de até 20 minutos em 2K, duas diárias de correção de cor, uma diária de finalização, masterização e um DCP).

Melhor filme – júri popular: troféu + Prêmio Movie Center SP (R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação e maquinaria para produção de um curta-metragem a ser apresentado no 11º Lobo Fest).

Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens

Melhor filme – júri oficial: certificado

Melhor filme – júri popular: certificado

Mostra Competitiva Internacional de Curtíssimos

Melhor filme – júri oficial: certificado

Melhor filme – júri popular: certificado

Mostra Competitiva Nacional de Curtíssimos

Melhor filme de Brasília – júri oficial: troféu + Prêmio Mix Estúdios (20 horas de edição de som para curta-metragem de até 20 minutos.

Melhor filme nacional – júri oficial: troféu + Prêmio Ateliê Bucareste (uma bolsa de R$ 1.200 referente ao 1º módulo do Curso de Direção de Fotografia e Cinematografia com Alziro Barbosa, ABC para o diretor do filme selecionado).

Melhor filme nacional – júri popular: troféu Lobo Fest

Mostra Competitiva Internacional Curtíssimos de Animação

Melhor filme – júri oficial: certificado

Melhor filme – júri popular: certificado

Mostra Infantojuvenil

Melhor Filme Júri Popular: troféu Lobo Fest

Serviço

10ª Edição LOBO FESTFestival Internacional de Filmes

Data: 27 de novembro a 4 de dezembro

Local: Cine Brasília – Asa Sul Entrequadra 106/107 

Programação completa de filmes e classificação no site: http://lobofest.com.br

Entrada franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado