Menu
Entretenimento

Lives teatrais celebram autores como Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna

Grupo Osdramátikos apresentam leituras dramatizadas todas as terças de julho

Redação Jornal de Brasília

03/07/2020 8h26

O grupo Osdramátikos apresenta uma série de quatro leituras dramatizadas a partir de 7 julho.  As apresentações, que integram o projeto “Osdramátikos em Casa”, são feitas por lives no Youtube e Instagram.  Textos teatrais de grandes autores como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e Slawomir Mrozek integram a programação.

A iniciativa tem sessões às terças-feiras, sempre às 20 horas, pelo perfil do Instagram do grupo (@osdramatikos) e pelo canal do Youtube “Osdramátikos Cia de Teatro”. O elenco é formado por Abaetê Queiroz, André Araújo, Juliana Drummond e Rosanna Viegas. A direção técnica das lives é desenvolvida por Caetano Maia e a produção de André Mendes.

O projeto é realizado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e seria apresentado fisicamente no Espaço Cultural Renato Russo. Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o grupo viu nas lives uma alternativa. Após semanas de testes, chegaram a um formato para as transmissões, mantendo elementos já utilizados em cena como a música ao vivo. “Tivemos que nos adaptar às questões técnicas e fazer menos galhofas em relação a quando nos apresentamos em um teatro. Várias dificuldades de captação e transmissão já foram resolvidas e muitos imprevistos que surgem em cena, acabamos resolvendo ao vivo”, detalha a atriz Rosanna Viegas.

Motivo de preocupação do elenco, a falta de resposta instantânea comum às apresentações em espaços culturais foi superada com as lives realizadas no mês de junho. “ O formato das lives artísticas veio pra ficar e deve continuar depois que passar a pandemia. Com o tempo, percebemos que também podemos sentir a presença do público, ainda que de outra maneira”, avalia o ator André Araújo. A resposta do público, vinda de comentários nas redes sociais tem surpreendido Rosanna. “A resposta do público tem sido maravilhosa. Nossa plateia continua nos acompanhando e a quantidade de visualizações tem crescido a cada semana”, comemora.

Calendário cultural de Brasília

Mais produzida do que uma leitura dramática convencional, o formato apresentado pelo grupo, inclui cenografia informal e figurino que ajudam a criar a atmosfera contida nos textos encenados, mas sem perder o clima intimista. Em cartaz há cinco anos, anteriormente no Teatro Goldoni, com apresentações às terças-feiras, as leituras dramatizadas do grupo se tornaram parte do calendário cultural de Brasília, cativando público fiel que acompanha semanalmente o grupo.

Veja Programação completa do projeto “Osdramátikos em Casa” para julho

7 de julho – Anjo Pornográfico, compilação de Textos de Nelson Rodrigues

14 de julho – A Farsa da Boa Preguiça , de Ariano Suassuna

21 de julho – Poétikos, compilação de poesias de autores consagrados

28 de julho – Em Alto Mar, de Slawomir Mrozek

SERVIÇO

Osdramátikos em Casa – Julho de 2020

Lives de leituras dramáticas

Todas as terças, de 7 a 28 de julho, sempre às 20 horas

No canal Osdramátikos no Youtube (bit.ly/osdramatikos) e no perfil do Instagram (@osdramatikos)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado