Menu
Literatura

Especialistas indicam 9 livros sobre bitcoin, blockchain e criptomoedas

Redação Jornal de Brasília

23/06/2020 18h50

O mundo da criptomoedas é um assunto que está constantemente em alta, muitos ainda acham um mistério esse mundo e para auxiliar quem deseja conhecer esse universo ou se aprofundar mais do tema. Por isso, três especialistas indicaram os melhores livros do mercado sobre bitcoin, blockchain e criptomoedas. 

João Canhada, CEO da Foxbit indica as seguintes obras:

 – Bitcoin. A Moeda na Era Digital

Escrito por Fernando Ulrich, esse é o primeiro livro brasileiro sobre Bitcoin. A leitura é leve, rápida e ideal para ter um entendimento de Bitcoin e, ao mesmo tempo, ter contato com as teorias monetárias dos economistas da escola austríaca, Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek e Murray Rothbard. Ulrich utiliza esse arcabouço teórico para rebater as principais críticas contra o bitcoin e apresentando suas próprias contribuições com essas teorias.

 

 

– Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain

Essa obra é perfeita para programadores que querem se aprofundar no código do Bitcoin ou até mesmo colaborar. Mastering Bitcoin é um livro impecável do ponto de vista técnico. Apesar dos códigos ocuparem uma grande parte no livro, é possível ter um bom entendimento técnico sobre o Bitcoin. Andreas Antonopoulos, autor do livro, é um dos maiores nomes na comunidade internacional de Bitcoin.

 

 

– The Bitcoin Standard: The Decentralized Alternative to Central Banking

O livro é o que podemos definir como uma masterpiece sobre Bitcoin. Ele fala sobre como o Bitcoin funciona e suas propriedades, oferece todo um entendimento de economia, história do dinheiro e sistemas monetários e explora todos esses tópicos para mostrar porque o Bitcoin será a criptomoeda dominante no futuro.

A leitura é bastante densa e requer muita atenção do leitor. É recomendado para pessoas que já tiveram contato com o Bitcoin e queiram entender mais sobre teoria econômica do dinheiro. Não é necessário entender economia, porque apesar da leitura ser densa, ela é fácil de compreender.

Para Bernardo Schucman, CEO da FastBlock, suas indicações são:

– Mastering Bitcoin: Unlocking Digital Cryptocurrencies

Essa obra é perfeita para programadores que querem se aprofundar no código do Bitcoin, pois Mastering Bitcoin é um livro impecável do ponto de vista técnico. Apesar dos códigos ocuparem uma grande parte no livro, é possível ter um bom entendimento técnico sobre o Bitcoin. 

 

 

– A era da Criptomoeda: como Bitcoin e Blockchain desafiam a ordem econômica global

Esse livro, introduz o leitor no mercado de Criptomoedas e a tecnologia Blockchain, os autores mostram as novas possibilidades que essas moedas digitais podem dar para a sociedade. Paul Vigna e Michael J. Casey, fornecem revelam no livro que o dinheiro virtual está pronto para lançar uma revolução, uma que poderia reinventar as estruturas financeiras e sociais tradicionais e trazer bilhões de pessoas “sem banco” do mundo para uma nova economia global. A criptomoeda mantém a promessa de um sistema financeiro sem intermediário, pertencente às pessoas que o utilizam e protegido da devastação causada por um acidente do tipo 2008.onde não exista bancos, cartões de crédito e nem dinheiro.

 

– O Livro do Satoshi: a Coletânea dos Textos do Criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Nesse livro, o autor fornece uma maneira conveniente de analisar o que o criador do Bitcoin escreveu ao longo dos dois anos que constituíram sua “vida pública” antes de desaparecer da Internet … pelo menos com o nome Satoshi Nakamoto. A persona de Nakamoto, que pode representar um indivíduo ou um grupo, existe apenas nas publicações online que introduziram e explicaram o Bitcoin durante seus primeiros dias.

 


Lucas Schoch, CEO da Bitfy recomenda: 

Digital Gold: Bitcoin and the Inside Story of the Misfits and Millionaires Trying to Reinvent Money

Digital Gold retrata  a ascensão da tecnologia Bitcoin pelos olhos de personagens centrais de um movimento social global provocado pela nova moeda, incluindo um milionário argentino, um empresário chinês, Tyler e Cameron Winklevoss, e o ilusório criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.  Nesse contexto, o Bitcoin já trouxe  riquezas incalculáveis para alguns e penas de prisão para outros.

 

 

-Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption 

Mais uma obra de Ben Mezrich, o autor do best-seller “The Accidental Billionaires and Bringing Down the House”, “Bitcoin Billionaires” traz a fascinante história das grandes apostas dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss em cripto-moeda. A publicação conta a história de redenção e vingança dos irmãos após a batalha legal com o Facebook e de como se tornaram os primeiros bilionários de bitcoin.

 

 

 

-Blockchain Revolution: Como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo

Nesta que é uma das poucas publicações sobre blockchain em português, o renomado autor canadense Don Tapscott, junto a seu filho Alex Tapscott  detalha o que é o Blockchain, como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo, e como essa revolução afetará a vida das pessoas nos próximos anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado