Menu
Literatura

A Nova Biblioteca Demostrativa

O Sindescritores promoverá Live nesta sexta para falar sobre os novos caminhos da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles

Redação Jornal de Brasília

02/10/2020 11h49

A Nova Biblioteca Demostrativa

A Nova Biblioteca Demostrativa

Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles  (BDB): A importância, a reabertura, o edital de programação cultural, perspectivas para 202, enfim, tudo isso e muito mais na Live que será realizada nesta sexta (02/10), às 16h, no Facebook do Sindicato dos Escritores do DF. Será um bate-papo muito útil sobre os novos caminhos da BDBMCMS, no qual o presidente do Sindescritores, Marcos Linhares, entrevistará a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ana Maria da Costa Souza.

Souza também preside o Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS). Ela entrou no Ministério da Cultura em 1987. No Instituto Nacional do Livro, foi gerente de Divulgação da Literatura Brasileira no Exterior. Na BDB, criou o Setor de Projetos Especiais, onde ficou à frente por mais de 20 anos. Em 2015, foi para o Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Biblioteca

Fechada desde 2014, a  Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles tem previsão de reabertura para novembro próximo, por ocasião da celebração de seu cinquentenário (fundada em 20 de novembro de 1970).

Edital

Em 19 de agosto, o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura assinaram um edital de chamamento público que vai selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para executar o projeto de programação cultural da Biblioteca Demonstrativa do Brasil. De acordo com informações da Secretaria Especial de Cultura, o termo de colaboração envolve a execução de uma agenda cultural a ser promovida no local por um período de 15 meses. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: espetáculos de dança, teatro, música e exposições; atividades pedagógicas, como ações literárias, o?cinas e cursos; e atividades de promoção da economia criativa e do empreendedorismo cultural, como o?cinas de empreendedorismo, fotogra?a, artesanato, games e aplicativos.

As inscrições do edital foram prorrogadas para 16 de outubro.

Breve Histórico da Biblioteca Demostrativa

A BDB originou-se no Serviço Nacional de Bibliotecas (SNB). Antes uma pequena biblioteca situada na galeria do Hotel Nacional de Brasília, foi incorporada, em 1969, ao Instituto Nacional do Livro. Em 20 de novembro de 1970, foi inaugurada sob o título de “Biblioteca Demonstrativa do INL”. Desde então, funciona na mesma localidade, em frente à via W3 sul, uma das principais avenidas de Brasília[3]. Com a extinção do Instituto Nacional do Livro em 1990, o espaço foi denominado “Biblioteca Demonstrativa de Brasília”. Foi vinculado, a partir de então, à Fundação Biblioteca Nacional, pessoa jurídica ligada ao Ministério da Cultura, sediada no Rio de Janeiro. Em 2012, após o falecimento da bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles, servidora pública que contribuiu substancialmente para o desenvolvimento e a conservação do espaço, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília passou a chamar-se “Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles” Desde 1º de setembro de 2014, a BDB desvinculou-se administrativamente da Fundação Biblioteca Nacional. Subordina-se, atualmente, ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. Desse modo, constitui agora um órgão da Administração Direta Federal.

Sindescritores

Fundado há 41 anos, o Sindicato dos Escritores do DF representa os autores do Distrito Federal, luta por políticas públicas do livro, da leitura e bibliotecas, organiza eventos, é membro do Comitê Gestor da Feira do Livro de Brasília, realiza e publica pesquisas, e divulga a literatura brasiliense das mais mais variadas formas.

Informações em geral: (61) 3032-9342
e-mail: [email protected]
Instagram: @sindescritores
Facebook: sindescritores
Site: www.sindescritores.com
Presidente: Marcos Linhares (61) 99905-5905

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado