Menu
Entretenimento

II Roda de Mamulengos terá espetáculos na Torre de TV, em Brasília (DF)

Evento comemora aniversário de registro da manifestação cultural reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural há cinco anos

Redação Jornal de Brasília

11/03/2020 17h48

“Brasilidade explícita!” Assim foi definido o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN) pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em 05 de março de 2015. Na ocasião, a manifestação artística, cujas origens remontam aos séculos XVIII e XIX, foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Formas de Expressão. Arte de cunho popular, comunitário e, muitas vezes, satírico, o TBPN é feito por um brincante em sua tolda, acompanhado de bonecos, em geral, feitos de madeira e à mão, por vezes ladeado por um músico ou uma pequena banda.

II Roda de Mamulengos terá espetáculos na Torre de TV, em Brasília (DF)Em comemoração aos cinco anos do registro dessa manifestação, bonequeiros e bonequeiras do Distrito Federal, junto ao Iphan-DF, promoverão a II Roda de Mamulengos da Torre de TV. O evento, que ocorrerá no dia 15 de março, a partir de 15h, seguirá o molde aberto, gratuito e plural de sua primeira edição – realizada em agosto de 2019 – e contará com variados espetáculos de diferentes gerações de brincantes.

“O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste sempre foi uma arte de raiz popular, feita com e pela comunidade. Para comemorar o aniversário de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural, nada melhor do que um espaço público de grande movimentação, onde a cultura é tão presente”, assinala a analista de Patrimônio Cultural do Iphan-DF, Ana Carolina Dantas.

Também em homenagem ao aniversário do registro, o Iphan apoiará a produção do Catálogo dos Mamulengos no Distrito Federal, que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Produzido inteiramente pelos bonequeiros, o Catálogo contará com a história de todos os grupos brincantes do DF, bem como com seus principais enredos e participantes. “O material servirá tanto para divulgar o trabalho atual dos bonequeiros locais como para demonstrar a presença de longa data do TBPN em Brasília e no Distrito Federal”, finaliza.

Serviço:
II Roda de Mamulengos da Torre de TV
Data: 
15 de março, a partir de 15h
Local: Feira de Artesanato da Torre de TV – Eixo Monumental, Brasília/DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado