Menu
Entretenimento

Homenagem póstuma e palestras marcam lançamento de livros

Arquivo Geral

05/07/2017 14h15

A editora Alumnus realiza, nesta quarta-feira 05/ 07, às 19h30, na livraria Cultura do Casa Park, uma homenagem póstuma ao autor e professor de língua portuguesa, José Almir Fontella, falecido em abril de 2016. Durante a ocasião, acontecerá o lançamento das edições atualizadas de três livros escritos por ele, sendo que uma das obras está completando 20 anos desde sua publicação.

Também será oferecido um coquetel aos presentes e homenagens com diversos depoimentos de parentes e familiares do autor. Para reverenciar ainda mais o trabalho de Fontella serão realizadas palestras, relacionadas aos temas dos livros, pelos colegas e professores Claiton Natal, Genivaldo Salgado, Everardo Coelho Leitão e Marcos Pacco. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Os livros

O quê, Quanto e como Estudar Português para Concursos: este livro apresenta os resultados de análise e pesquisa (feitas pelo próprio autor) em 3.490 questões de concursos públicos realizados no último triênio. É com base nesse trabalho que provém a projeção de como devem ser as provas dos próximos concursos. Todos os dados constantes deste livro vêm ilustrados com gráficos, para oferecer aos estudantes, com clareza, as indicações sobre:

1) as principais bancas examinadoras;

3) os principais assuntos que compõem as provas de Língua Portuguesa;

4) os principais itens que compõem as questões de cada assunto;

5) a frequência com que tais assuntos e itens são cobrados em provas;

6) a intensidade de estudo requerida (e recomendada) para cada item ou assunto;

7) as chances (índices de probabilidade) de os assuntos e seus respectivos itens caírem nas próximas provas.

Além de tudo isso, há 225 questões, resolvidas e comentadas, que têm como objetivo mostrar como são as questões elaboradas pelas principais bancas examinadoras e, também, apontar os conhecimentos prévios necessários (pré-requisitos) para que cada candidato possa estudar objetivamente para resolvê-las no próximo concurso.

As Melhores Questões de Gramática – Superior: Este livro apresenta uma seleção exemplar das questões de concursos (para o provimento de cargos de nível superior) que foram aplicadas, recentemente, pelas principais bancas examinadoras, como Cespe, Cesgranrio, FCC, Esaf, principalmente. O objetivo é a prática, pois a teoria, de modo geral, nós a conhecemos desde os bancos escolares. É válido ressaltar: a prática é fundamental, porque, quando certos assuntos são questionados, surgem as mais variadas dúvidas – decorrentes da complexidade ou da multiplicidade de opções da nossa língua. Antes das questões, há uma minigramática. Na realidade, um resumo que vai relembrar a essência das inumeráveis regras e normas gramaticais. Em seguida, os gabaritos comentados, com a justificação (sem divagações acadêmicas) para as respostas oferecidas pelo gabarito oficial das respectivas bancas examinadoras. Sendo assim, este livro provém da necessidade dos concursandos, que sempre se ressentem da falta de material prático e objetivo para seus estudos. “As

A nova Gramática do Concursando: Livro direcionado principalmente aos concursandos: os melhores e os mais exigentes de todos os estudantes. Contudo, logicamente, atende também às exigências de vestibulandos e de outros segmentos carentes de material adequado ao estudo da Língua Portuguesa. Procuramos colocar neste trabalho a experiência bem-sucedida na reciclagem de alunos de todos os níveis e idades. São mais de quarenta anos dedicados a cursos de pré-vestibulares, à reciclagem e à capacitação de servidores públicos e, principalmente, à preparação para concursos públicos. A estratégia utilizada baseia-se na valorização da experiência e do conhecimento adquirido, para que, dessa forma, o estudante não desperdice o tempo (na maioria das vezes, precioso e escasso). Tendo como base a pesquisa e a análise de mais de 3.000 questões aplicadas nos últimos anos, pôde-se levantar os assuntos mais cobrados em provas, para sugerir a probabilidade ou a tendência de caírem novamente. Esses dados constam nas “Dicas de Estudo”, cujo objetivo é orientar e quantificar sua atividade discente. Os assuntos estão sinalizados segundo a probabilidade estatística de caírem em provas: 1 mínima | 2 pequena | 3 média | 4 grande | 5 máxima.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado