Menu
Entretenimento

Funarte lança novos volumes de songbook com pocket show do violeiro Roberto Corrêa

Arquivo Geral

06/12/2018 18h00

Atualizada 07/12/2018 15h38

Reprodução

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança nesta quinta (6) novos volumes de partituras do songbook de músicas brasileiras disponível na página da instituição. Para comemorar a novidade, tem pocket show do violeiro Roberto Corrêa, às 19h, no Teatro Plínio Marcos.

Violeiro Roberto Corrêa (Foto: Divulgação)

Para incrementar a diversidade de sabores musicais, a viola caipira ganha destaque com três volumes, além de um com sambas de Delcio Carvalho e obras para violão; outro de músicas de concerto de compositores como Tim Rescala e Ricardo Petracca; e um último com obras da última Bienal de Música Contemporânea.

Entre os novos volumes, as três seções dedicadas à viola caipira trazem importantes registros do instrumento característico da região de influência histórica paulista, a região caipira do Brasil. Para o songbook, o compositor, pesquisador e violeiro Roberto Corrêa fez a curadoria de composições de nomes como Paulo Freire, Ivan Vilela, Afonso Villasanti e Cacai Nunes e reuniu mais de mil páginas de partituras de viola.

“Os novos volumes não só dão continuidade a um projeto muito bem-sucedido, que já chegou a diversas escolas de música no mundo todo, como traz a possibilidade de acesso a um material que estava escondido, que são as partituras da viola caipira brasileira. Nós também trazemos umas músicas do pioneiro do disco independente no Brasil, o compositor Antônio Adolfo e também algumas obras de compositores para violão”, destaca Marcos Souza, diretor do Centro da Música (Cemus), da Funarte.

O Songbook Online Internacional surgiu após uma observação e experiência vivida por Marcos. Ele conta que quando cursava mestrado em Rotterdam, na Universidade de Codarts, notou as dificuldades enfrentadas por estudantes de vários países em busca de partituras brasileiras. Ele mesmo custou a encontrar uma partitura para uma amiga de canto.

Anos depois, já no Brasil e como diretor do órgão, deu início ao projeto com o apoio do Itamaraty. A parceria foi fundamental para a disseminação do Songbook online pelas embaixadas e consulados que, através de seus canais, divulgam o projeto disponibilizando o link para estudantes de escolas e de conservatórios em todo o mundo.

Mais de 12 mil partituras

Gratuito e traduzido para inglês, francês e espanhol, o Songbook online tem o objetivo de aproximar a música brasileira dos musicistas de todos os países. São mais de 12 mil partituras que podem ser acessadas.

O Songbook Online Internacional é organizado pelo Centro da Música – responsável pela produção do conteúdo e organização geral -, com a parceria do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC), encarregado da editoração e distribuição.

Partituras Brasileiras Online
Concepção: Marcos Souza
Direção: Marcos Souza, Rosana Lemos, Leila Dantas e José Schiller
Coordenação de Produção: Alexandre Raine
Coordenadores: Ricardo Gilly, Paulo Aragão e Marcelo Jardim
Coordenação Administrativa: Aline Mandriola, Elizabeth Lima e Marcelo Moreira
Tradutores: Antonio Cerdeira, Claudia Troncoso e Ana Ambrozio
Parceria: Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores
Realização: Coordenação de Música Erudita (Cemus)

Serviço
Pocket Show de Roberto Corrêa
Local: Teatro Plínio Marcos da Funarte
Endereço: Eixo Monumental – Setor de Divulgação
Horário: das 19h às 22h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado