Menu
Entretenimento

Fotógrafo brasiliense traz a beleza das cachoeiras em mostra

Arquivo Geral

26/03/2018 17h08

Divulgação/Rafael Carvalho

O fotógrafo brasiliense Rafael Carvalho apresenta a mostra ‘Águas do Cerrado’ até o dia 06 de abril, no Martinica Café, na 303 Norte. Dessa vez, as cachoeiras são as grandes estrelas. Anteriormente, o artista havia presenteado os amantes de fotografia com a mostra ‘Asas da Capital’, em que as aves foram tema em foco.

Para registrar o tema para a mostra Águas do Cerrado, Rafael visitou diversas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros e do Distrito Federal. “As escolhidas para a exposição foram as cachoeiras Santa Bárbara, localizada em propriedade quilombola no município de Cavalcante (GO); a cachoeira Almécegas II, uma das diversas quedas do Rio São Miguel, e que também banha o Vale da Lua, outra região representada na Mostra, e as cachoeiras Rainha e da Garganta”, contou o artista.

Para o fotógrafo, quatro fotos que representam a riqueza hídrica da Chapada dos Veadeiros é justamente aquela que só ocorre em época de chuva: a Cachoeira Sazonal da Morada do Sol, próximo a São Jorge.

“Até o período da captura da imagem, em 2010, não havia trilha de acesso para a cachoeira. Naquele dia chovia insistentemente, a mata era densa e a pouca luz no fim de tarde foram fatores que agregaram valor ao resultado final. Foi o tempo de fazer três cliques em velocidade baixa, fugir da chuva para curtir do resultado alcançado em uma das fotos”, relembrou Rafael.

O artista ainda contou que outros locais da Chapada estão representados em mini-telas imantadas, disponíveis para venda no café assim como as telas expostas em tamanho 30X45.

Sobre o artista

Natural de Brasília, Rafael Carvalho atua como fotojornalista em assessoria de imprensa há 15 anos. Durante esse período, no tempo livre, em viagens pelo cerrado com a família ou visitando os parques de Brasília, criou um vasto acervo de fotos de natureza. Além da astrofotografia, macro fotografia de flores e insetos, destaca-se o acervo de aves e cachoeiras do cerrado.

Como fotojornalista, Rafael trabalhou na Liderança dos Democratas na Câmara dos Deputados, foi coordenador de fotografia do Ministério da Educação, compôs equipe no Ministério de Desenvolvimento Agrário, entre outras atividades como aulas particulares e eventos. Atualmente divide a rotina entre as fotos de natureza e atendimento parlamentar no Congresso Nacional.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado