Menu
Entretenimento

Filmes de 15 países disputam os prêmios do Festival Internacional de Cinema de Brasília

Arquivo Geral

04/11/2016 7h00

Atualizada 03/11/2016 21h44

Pinóquio, da alemã Anna Justice, está na mostra Mundo Animado. Foto: Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

Uma grande celebração do cinema mundial chega às salas de cinema da capital brasileira. A quinta edição do BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília começa hoje e vai até dia 13 de novembro, com exibições no Cine Brasília e nas salas do Cine Cultura Liberty Mall. A maratona cinematográfica tem programação inédita no Brasil, homenagem ao cineasta italiano Sergio Leone e pré-estreias especiais.

Voltada para a produção de jovens cineastas, a mostra competitiva é composta por 16 obras, entre ficção e documentário de longa-metragem, produzidos em 2015 e 2016. Os filmes foram selecionados entre um total de 321 produções de 40 países diferentes.

Além disso, o evento homenageia o cineasta italiano Sergio Leone, com a exibição especial de seis de suas produções. O festival conta ainda com duas produções em pré-estreia, além do longa Ma Ma, de Julio Medem, protagonizado pela espanhola Penélope Cruz, com exibição na noite de encerramento. Para as crianças, três animações compõem a programação da mostra paralela Mundo Animado.

Experimentações

Segundo a curadora Erika Bauer, a lista de filmes selecionados para a mostra competitiva traz uma diversidade intensa. “São diversos filmes com várias experimentações de linguagens”. E destaca a presença do tema feminino nas produções: “Maternidade, adolescência, esse novo momento do mundo, a busca de um sentido e as poucas opções para as mulheres. Tudo isso é bem retratado nos longas escolhidos”.

De acordo com o curador Rodrigo Fonseca, “os filmes trabalham as questões afetivas sempre em primeiro plano, mesmo com essa pretensão um pouco mascarada”. Além disso, ele conta que produções e cineastas que tiveram um impacto mundial maior marcam presença. “Filmes premiados em festivais internacionais como Cannes e Berlim também compõem a mostra”.

A produção polonesa Estados Unidos pelo Amor, de Tomasz Wasilewski, detém, entre outros, o prêmio de melhor roteiro do Festival de Berlim. O longa vai ser exibido neste domingo, às 20h, no Cine Cultura Liberty Mall.

Já o diretor mexicano Marcelino Islas Hernandez, premiado na Croácia e no México, está na cidade para conversar com o público após a exibição de seu filme, A Caridade, que marca sua segunda experiência como diretor. O longa é exibido amanhã, às 19h, no Cine Brasília.

Debate e reflexões

O espanhol Ander Duque traz seu filme Zoe para a mostra competitiva de documentários. O longa retrata a história de uma mãe desempregada, Gema, e sua filha, Zoe, que sonha em ter asas. Ambas imaginam um novo lugar, pintado de vermelho, longe de ruídos e mais perto delas mesmas. Segundo Ander, “Zoe é um filme que mistura ficção e documentário, em busca de uma realidade reconhecível na Espanha”.

De acordo com o diretor, o propósito do filme é provocar o debate sobre o contraste de uma realidade da Espanha que ele considerou necessária retratar. “O filme deve ser um veículo para provocar reflexões e emoções. Zoe busca provocar reflexão sobre a crueldade de uma situação com a qual que temos experiência no nosso país: os despejos”, revela o diretor. “Não quero deixar o espectador indiferente, quero que ao final da sessão, ele fique emocionado e questione sua própria realidade”, completa.

O documentário é exibido amanhã, às 16h, no Cine Cultura Liberty Mall, e no dia 11, no Cine Brasília – após a sessão, Duque vai conversar com a plateia, às 19h.

Hoje, às 20h30, o filme Por Um Punhado de Dólares, clássico do cineasta italiano Sergio Leone, é exibido na Sessão de Abertura, no Cine Brasília. De acordo com Rodrigo Fonseca, o italiano é uma referência fundamental para os grandes diretores de cinema. “Os trabalhos de Sergio Leone serviram como inspiração para toda a fase pós-Kill Bill, de Tarantino, por exemplo”. Para ele, falta uma contextualização contemporânea para o contribuição de Leone para a cinematografia. “Ele não teve tanto reconhecimento crítico em sua época, mas não podemos ignorar sua importância para o cinema moderno”, finaliza.

Serviço:

V BIFF
De hoje a 13 de novembro. No Cine Brasília (106/107 Sul) e no Cine Cultura Liberty Mall (Setor Comercial Norte). Ingressos a R$ 6 (meia-entrada) para a mostra competitiva; e R$ 4 (único) para a Mostra Sergio Leone. Mais informações, horários e programação completa, acesse o site biffestival.com. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado