Siga o Jornal de Brasília

Entretenimento

Festival Matrizes desembarca no Riacho Fundo para resgatar nossas raízes culturais

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

O Festival Matrizes promoverá o encontro entre grupos de cultura tradicional por meio da música e manifestações populares neste fim de semana. Durante dois dias, o estacionamento da QN 5/7 do Riacho Fundo I será ocupado por várias atividades culturais.

Serão 12 apresentações musicais, duas oficinas, uma roda de saberes, um lançamento de livro e a feira de artesanato e gastronomia afro e indígena. O evento terá duração de dois dias e será realizado na Região Administrativa do Riacho Fundo I, nos dias 26 e 27 de maio (sábado e domingo).

Jongo, Maracatu, Coco, Ciranda, Tambor de Crioula, Samba de Roda, ritmos que surgiram a partir da confluência das matrizes indígenas, africanas e lusitanas, serão contemplados pelo projeto nesta primeira edição.

As manifestações culturais trazidas pelos pioneiros fizeram de Brasília a terra da diversidade, da multiculturalidade, onde tradição e modernidade caminham juntas desde sua criação. Pensando nessa vocação da cidade, o Festival Matrizes promoverá o encontro entre grupos de cultura tradicional e popular e propõe, a partir dessa iniciativa, fortalecer raízes culturais, sem deixar de ressaltar o dinamismo da cultura brasileira.

O evento contará com a participação de vários grupos e artistas do DF, como: Jongo do Cerrado, Tambor de Crioula do Seu Teodoro, Thabata Lorena, Nãnan Matos, Martinha do Coco, Samba do Formigueiro, Grito de Liberdade, Filhos de Oyá e Alberto Salgado e de outros estados: Jongo da Serrinha (RJ), Mariana Macuxi (RR), Bule Bule (BA) e Adiel Luna (PE).

SERVIÇO:
Dias 26 e 27 de maio (sábado e domingo)
Local: Estacionamento da QN 5/7 do Riacho Fundo I
Entrada franca
Classificação livre

PROGRAMAÇÃO

26 de Maio (sábado)

10:00 – Oficina Jongo da Serrinha

13:00 – Jongo do cerrado

15:00 – Roda de Saberes

17:00 – Capoeira Grito de Liberdade

18:00 – Martinha do Coco

19:30 – Alberto Salgado

20:40 – Nãnan Matos

22:00 – Jongo da Serrinha

27 de Maio (domingo)

10:00 – Oficina de Coco

13:00 – Samba do Formigueiro

15:00 – Lançamento: Livro Orixás em Cordel do Mestre Bule Bule

17:00 – Tambor de Crioula do Seu Teodoro

18:00 – Mariana Macuxi

19:00 – Filhas de Oyá

20:00 – Thabata Lorena

21:00 – Bule Bule e Adiel Luna

 


Leia também
Publicidade